Voltar à lista de questões sobre “PSD2”

O que é o consentimento no âmbito do PSD2?

Antes de dar consentimento a qualquer entidade terceira (TPP), para que esta aceda às suas contas, é importante que entenda quais os serviços fornecidos e como serão usados os seus dados, incluindo se serão partilhados com qualquer pessoa ou entidade.

 

Recomenda-se, também, que se tomem medidas razoáveis para aferir da legitimidade da empresa em causa. Poderá consultar a página do Banco de Portugal ou a página da Autoridade Bancária Europeia (ABE).

 

Depois de obterem o seu consentimento para aceder às suas contas no Santander, os TPP irão redirecioná-lo para o portal de autenticação do Santander onde deverá introduzir as suas credencias de acesso à conta.

 

O processo de acesso à conta ou realização de um pagamento é, em tudo, idêntico ao que já conhece quando executa essas operações nos nossos canais.

 

Aplicaremos quando necessário o conceito de autenticação forte o que pode implicar o envio de um SMS com um código para o seu telefone registado no Santander.

 

Lembre-se de que nunca deve partilhar um SMS com ninguém, nem mesmo com um funcionário do Santander.

 

Tenha também atenção que, através destes novos mecanismos criados pela PSD2, as suas passwords nunca são partilhadas com nenhuma entidade. Se alguma entidade, TPP ou outrem, lhe pedir para partilhar com ela as suas credenciais de segurança para acesso aos canais digitais do banco, tais como nome de utilizador, password, PIN, etc. para assim poder aceder à sua conta, não o faça. Nunca deve dar a conhecer a ninguém as suas credenciais de segurança. São pessoais e intransmissíveis.

 

Apesar de o consentimento, para acesso a contas detidas no Santander, ser dado à entidade terceira, lembre-se de que pode retirar e gerir estas autorizações de acesso a qualquer momento no NetBanco. Basta fazer o login, escolher o menu "Open Banking" e clicar em "Informação de Contas".

 

Também poderá contactar-nos através do 217 807 364.

Se tiver dúvidas, entre em contacto connosco.