Medidas para apoiar as famílias

 

O Santander em Portugal está comprometido em vencer o surto COVID-19, sendo o apoio às famílias parte desta missão. O Santander colocou em prática soluções, pré-aprovadas, para regularização e redução dos encargos mensais.

Família

Como vamos ajudar as famílias em Portugal?

A solução de moratória Santander coloca à sua disposição uma solução para suspender no imediato as prestações de capital em todos os seus créditos. Facilitamos a utilização de canais digitais e o acesso a operações bancárias sem sair de casa e reduzimos o risco de utilização de cartões de débito e de crédito.

1. Para redução das suas necessidades de liquidez imediatas:

Para fazer frente à incerteza que as famílias em Portugal atravessam, o Governo de Portugal aprovou uma moratória para suspender temporariamente o pagamento das prestações dos contratos de crédito à habitação até 30 de setembro de 2020 (a "Moratória do Estado").

 

Visto que esta solução do Estado abrange apenas o crédito à habitação própria e permanente, e que se aplica exclusivamente às famílias que se encontrem numa das situações previstas, o Santander definiu uma solução de moratória de crédito para particulares, que foi reforçada de forma a ser alinhada com as condições definidas no âmbito da Associação Portuguesa de Bancos para as moratórias de iniciativa privada.

 

A solução de moratória Santander coloca à sua disposição uma solução para suspender no imediato as prestações de capital em todos os seus créditos, incluindo crédito habitação, outro crédito hipotecário (até 30 de setembro), crédito pessoal e outro crédito ao consumo, por um período de 12 meses.

 

Estas renegociações estarão isentas de comissões de alteração das características do crédito.

 

Informe-se sobre a Moratória do Estado e sobre a Moratória do Santander.

 

Suspendemos a perda de bonificações de spread por clientes que venham a incumprir as condições de cross-selling que estão incluídas nos seus contratos de crédito à habitação pelo prazo de 6 meses.

 

2. Para facilitar a utilização de canais digitais e o acesso a operações bancárias sem sair de casa:

O Santander criou a +Perto|Opção Transferências (*), permitindo a isenção de comissões pela realização de transferências nas plataformas digitais até 30 de junho, para todos os clientes particulares que se encontrem numa das situações abrangidas pelo quadro de medidas de contenção da epidemia COVID-19, previstas na Lei nº 7/2020, de 10 de abril.
(*) A adesão ao +Perto|Opção Transferências está disponível no NetBanco.


 Os nossos clientes podem usar os canais digitais para as suas operações do dia a dia – como transferências, pagamentos, consultas de saldo, carregamento de telemóveis e pagamentos ao Estado, entre outras – com toda a conveniência e sem custos.


Reforçámos com mais 100 colaboradores o atendimento por via telefónica direta para que o maior fluxo de chamadas continue a ser atendido com a rapidez e o elevado nível de serviço habitual.

 

3. Para reduzir o risco de utilização de cartões de débito e de crédito:

Isentámos de comissões de disponibilização o pedido de novos cartões contactless durante os próximos dois trimestres.

Balcão

Como vamos ajudar as famílias em Portugal no acesso aos serviços bancários?

 

Mantemos aberta a vasta maioria das nossas agências bancárias e reforçámos também a capacidade dos nossos meios digitais.

Sabemos que, para a economia funcionar, os bancos e serviços financeiros têm que estar disponíveis. Por isso, mantemos aberta a vasta maioria das nossas agências bancárias, mesmo que em horário reduzido e com condicionamento à entrada.

 

Reforçámos também a capacidade dos nossos meios digitais, para que um maior número de clientes possa, em simultâneo, aceder aos serviços do Santander. Nesta fase, estes devem ser o meio preferencial de interação com os serviços do banco.

Saúde

Como vamos ajudar as famílias em Portugal nos serviços de saúde?

Todos os clientes do Santander têm agora acesso de forma gratuita ao Serviço Médico Online.

Para assegurar uma maior segurança e proteção dos clientes face à COVID-19, todos os clientes do Santander têm agora acesso de forma gratuita ao Serviço Médico Online, através da App SafeCare Saúde da Aegon Santander. Adicionalmente, todos os clientes com seguro terão acesso ao teste para despiste da COVID-19, tendo sido revisto as garantias dos seguros de proteção, por forma a alargar o seu âmbito e o acesso a mais serviços, sem custos adicionais.

Moratória para clientes particulares

Complementámos a moratória do Estado para o crédito à habitação própria e permanente com uma solução para suspender no imediato as prestações de capital em todos os seus créditos.

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