5 recomendações para uma experiência online mais segura

É importante desenvolver hábitos saudáveis ao aceder às suas contas de maneira a que o seu negócio se possa desenvolver minimizando riscos.

Estar mais seguro online quando acede ao Netbanco Empresas não tem de ser complicado. Algumas medidas simples que pode adotar passam por ter passwords mais robustas, detetar tentativas de phishing aos seus dados e validar as mensagens de autorização de pagamentos.

 

Certifique-se que todas as pessoas da sua empresa conhecem e estão em condições de implementar estas 5 regras simples:

Cadeado

1. Mantenha as suas passwords seguras

As passwords servem para proteger os nossos dispositivos, contas e dados.

 

Defina as suas passwords de forma sensata. Eis alguns exemplos de como o pode fazer:

  • as passwords devem ser fáceis de recordar, mas difíceis de adivinhar. Por exemplo, “Como 1 maçã por dia” é fácil de recordar, mas complexa o suficiente para ser difícil de decifrar
  • as passwords devem ser únicas e não reutilizadas noutras contas ou dispositivos. Deste modo, em caso de fuga de informação ou comprometimento da password, só este acesso será potencialmente comprometido
  • nunca partilhe as suas passwords com ninguém. O Santander nunca pede passwords completas ou PINs
  • em especial, valide sempre todos os dados de pagamento constantes nos SMS para autorização dos seus pagamentos. A conta de destino é aquela que indicou? Recebeu um SMS de autorização de pagamento e não estava a aceder á sua conta naquele momento? Se a resposta é não, pode ter sido alvo de phishing.
todos os dispositivos

2. Proteja a sua informação e equipamento

Os dados são o ativo mais importante da sua empresa. Uma fuga de informação ou perda de acesso a estes pode impactar a sua produtividade, vendas e até mesmo a reputação do seu negócio.

  • mantenha os seus programas, sistema operativo, anti-malware e apps atualizados. Normalmente as atualizações incluem componentes de segurança para ameaças recentes. O mais simples aqui é efetuar as atualizações de forma automática
  • o Santander nunca pede para fazer atualizações de segurança ou simulações de pagamento. Valide sempre todos os dados dos SMS de autorização de pagamentos que recebe. 
Fraude

3. Pense antes de clicar ou responder

A maioria dos ciberataques começam por um ataque de phishing. Alguns phishings podem ser simples de detetar, mas outros nem por isso.

  • pode ser alvo de ataque de várias formas: email, SMS, telefone ou até pelas redes sociais. Pense bem antes de clicar em links, descarregar anexos ou responder a uma mensagem fornecendo os seus dados
  • os hackers podem tentar fazer-se passar por pessoas ou empresas que conhece de modo a enganá-lo a aceder a um site falso para depois usar os seus dados para tentar cometer fraudes ou usar a sua identidade para fins ilícitos. 
Códigos de acesso Santander

4. Seja discreto online e em público

É importante saber e controlar a informação que está disponível acerca de si (ou da sua empresa) na internet. Tenha presente que tudo o que publicar online pode ser usado para o atacar e tentar enganar a fazer algo que, de outro modo, não faria.

 

Os hackers usam, tipicamente, informação publica acerca de si, dos seus gostos ou preferências e até de pessoas que se relacionam consigo para, via engenharia social, se aproximarem de si.

  • Nas redes sociais desconfie sempre que o abordarem para vender artigos ou serviços, que solicitem dados pessoais ou credenciais de acesso
  • Se o negócio é bom demais para ser verdade, provavelmente é phishing e isso pode sair-lhe caro. 
Alertas Santander

5. Se suspeitar, reporte

Não ajude os cibercriminosos a terem sucesso. Se receber uma mensagem, chamada ou SMS que parece suspeito, reporte-o à empresa personificada e às autoridades.

 

Ao reportar está a alertar a terceiros de uma potencial ameaça que pode afetar mais pessoas ou negócios.

 

Caso a mensagem se refira ao Santander, pode reportar a mensagem suspeita:

  • clientes particulares: SuperLinha pelo +351 217 807 364, de Portugal e do estrangeiro, atendimento 24h, todos os dias
  • clientes empresa: Linha Netbanco Empresas pelo +351 217 807 130, de Portugal e do estrangeiro, atendimento personalizado, dias úteis das 8h às 20h.

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Ainda não tem acesso ao NetBanco Empresas?

Aceda à conta da sua empresa, para fazer consultas, pagamentos ou aprovar operações, esteja onde estiver. Peça acesso ao NetBanco Empresas num balcão Santander.

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