Sabia que há mais de 200 praias fluviais no nosso país? Descubra as 15 melhores, divididas por região.
De norte a sul de Portugal, há espaços idílicos que levam muitas famílias a trocar a costa pelo interior. Percorra a nossa seleção de melhores praias fluviais, enquanto se imagina debaixo de uma sombra, a saborear um gelado ou a ler um livro. Depois de escolher o seu destino, é só partir à aventura, até encontrar paisagens verdes e um rio que corre refrescante. Boa viagem!
Premiada com Morada: Lugar das Azenhas, 4910-583 Vilar de Mouros
bandeira azul desde 2018, a praia fluvial das Azenhas localiza-se em pleno rio Coura. Longe dos dias ventosos de praia, aproveite ainda para visitar a Ponte Romana de Vilar de Mouros. É ideal para escapar à agitação da cidade e conta com vigilância na época balnear.Ver no Google Maps
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 41°53’20.5″N 8°46’59.9″W
Morada: Lugar das Azenhas, 4910-583 Vilar de Mouros.
Ver no Google Maps
Gerês e praias fluviais são uma combinação perfeita. O verde e o azul juntam-se nos dias mais quentes, criando algumas das melhores fotos que Portugal tem para oferecer. Na praia fluvial do Alqueirão, em particular, esperam-lhe caminhadas ao longo da albufeira da barragem da Caniçada. Com o rio Cávado a servir de companhia, tem bons acessos, desportos náuticos e o selo de qualidade Ouro, atribuído pela organização ambiental Quercus.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 41°40’45.2″N 8°10’34.6″W
Morada: Rua ER 205-5 638, Vilar da Veiga.
Ver no Google Maps
Moinhos de água, um extenso relvado, um grande parque de merendas e um rio bem cheio. Do que mais precisa para uma tarde bem passada? Apenas a 20 minutos do centro de Braga, a praia fluvial de Adaúfe nunca desilude. Aqui, pode alugar gaivotas, canoas, um espaço de vólei e, se gostar de desportos radicais, aproveite uma experiência de slide.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 41°36’33.0″N 8°24’28.0″W
Morada: Rua da Praia Fluvial de Adaúfe 4710-184 Adaúfe, Braga.
Ver no Google Maps
Em Trás-os-Montes, encontra uma das sete Maravilhas de Portugal. As águas são cristalinas, os desportos náuticos não faltam e, se quiser dar um passeio, basta ir a pé ou de bicicleta à volta da albufeira. A praia fluvial do Azibo oferece boas infraestruturas e uma plataforma para adultos e crianças.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 41°35’09.6″N 6°54’24.0″W
Praias fluviais no Grande Porto? Sim, existem! Nas margens do rio Douro, a praia fluvial de Crestuma é vigiada desde 2014 e uma excelente opção para quem não se contenta simplesmente com banhos de sol. Neste local poderá conhecer o Clube Náutico de Crestuma, o Parque Botânico do Castelo e um campo de futebol.
Coordenadas GPS: 41°04’07.8″N 8°30’10.2″W
Morada: Estrada Penedo 112, Crestuma.
Ver no Google Maps
Quando o assunto são praias fluviais em Viseu, o mais natural é a imaginação viajar para as rochas da Folgosa. Na margem direita do rio Paiva, pode nadar em segurança, praticar remo, pescar e fazer uma bela merenda. Ali, tem à sua disposição todas as infraestruturas necessárias, bem como águas atestadas pela Quercus.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 40°53’18.2″N 7°54’20.3″W
Morada: Praia Fluvial da Folgosa, Castro Daire.
Ver no Google Maps
Na Serra da Estrela, não faltam praias fluviais de tirar o fôlego. A praia fluvial de Loriga, em particular, fica num vale glaciar e surge na natureza como um conjunto de pequenas piscinas. A água é bem gelada, mas é tão cristalina que quase dá para ignorar a temperatura. Tem bandeira azul, um parque infantil e um posto de primeiros socorros.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 40°19’38.3″N 7°40’42.8″W
Morada: N231, Loriga.
Se já conhece a ria e as casas coloridas de Aveiro, avance na região e deixe-se deslumbrar. A praia fluvial da Cabreia é formada pela cascata com o mesmo nome. São 25 metros de queda de água, vindas do rio Mau, que depois criam uma piscina à sua volta. Deve levar tudo o que necessita, pois não há infraestruturas de apoio. Contudo, saiba que árvores e trilhos não lhe vão faltar.
Coordenadas GPS: 40°45'9.59"N 8°23'25.93"W
Morada: Rua Remolha, 3740 Silva Escura.
Ver no Google Maps
Floresta, uma ponte quinhentista e desportos náuticos. Bem-vindo a uma das melhores praias fluviais de Castelo Branco. O distrito está recheado de locais preciosos por descobrir e a praia fluvial do Malhadal é exemplo disso mesmo. O local aproveita o espelho de água da ribeira de Isna para criar um dos espaços mais agradáveis da região centro.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 39°47’47.2″N 7°57’10.8″W
Morada: Praia Fluvial do Malhadal, Proença-a-Nova.
Chegados ao distrito de Leiria, as Fragas de São Simão são o ex-libris das praias fluviais. Quem fica encantado com as aldeias do xisto, pode selecionar como destino a aldeia do Casal de São Simão. Segue-se um trilho de 15 minutos até chegar às águas refrescantes com o mesmo nome. Mas, se preferir, pode logo deixar o carro no parque de estacionamento da praia. Ou, ainda, selecionar o miradouro como destino e percorrer um passadiço entre fragas. Opções não faltam.
Coordenadas GPS: 39°54’55.9″N 8°19’10.2″W
Morada: Fragas de São Simão, Figueiró dos Vinhos.
Ver no Google Maps
Quem quiser fugir do rebuliço de Lisboa, também tem boas praias fluviais por perto. A menos de meia hora de barco, a praia fluvial de Alburrica chama a atenção de quem passa com os seus três moinhos. A água é salgada e a maré vai fazendo variar o tamanho do areal. No fundo, é quase uma praia tradicional, mas com a tranquilidade de uma fluvial.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 38°39’23.2″N 9°05’13.8″W
Morada: Alburrica, Barreiro.
As infraestruturas necessárias estão todas lá. Os desportos de canoa, ski aquático ou simples passeios de barco também. A praia fluvial do Alamal, em Gavião, é uma das mais afamadas no rio Tejo. Com o castelo de Belver bem visível na paisagem, aqui pode mergulhar com colinas num lado da margem e areia no outro. Se gostar de caminhadas, pode também percorrer o passadiço de dois quilómetros, que vai da praia até à ponte de Belver. Uma bela maneira de começar a explorar as praias fluviais do Alentejo.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 39°29’17.6″N 7°58’06.4″W
Morada: Quinta do Alamal Alamal River Club (Ex-Inatel), 6040-060 Gavião.
No Alentejo, as praias fluviais surpreendem. A cerca de um quilómetro da vila de Mourão, encontra 320 metros de areal, combinados com relvado e chapéus-de-sol gratuitos. A praia fluvial de Mourão fica numa ilha, com o acesso a ser feito por uma ponte. Para os mais aventureiros, o espaço oferece um percurso de insufláveis sobre a água e, ainda, passeios de gaivota.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 38°22’03.9″N 7°21’20.9″W
Quem ama a natureza, adora a praia fluvial do Pego das Pias. Para chegar, é preciso percorrer um caminho com cerca de dois quilômetros em terra batida. Mas prometemos que vale a pena. Uma água que convida a mergulhar entre as rochas, paisagens verdejantes e uma calma absoluta. Pelo sim pelo não, leve um bom lanche, não vá querer lá ficar o dia inteiro.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 37°38’40.0″N 8°37’07.8″W
Morada: Ribeira do Torgal, 7630-174 São Luís.
Água quente no Algarve? Não é só um exclusivo do mar. Na praia fluvial do Pego Fundo, a temperatura pode atingir os 28 graus. No areal, há chapéus-de-sol à disposição e pode aproveitar o campo de voleibol. O espaço está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida e, se for em junho, poderá alternar os mergulhos com uma visita à Feira de Artesanato e Etnografia de Alcoutim, que acontece no recinto envolvente.
Conheça melhor esta praia fluvial no vídeo.
Coordenadas GPS: 37°28’19.5″N 7°28’36.5″W
Já escolheu a sua próxima praia fluvial? Garantimos que, com qualquer uma destas opções, as suas férias ficam muito bem servidas. Bons mergulhos e bom descanso!
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!