empresas

Como pedir a certidão permanente da empresa

23 mai 2023 | 6 min de leitura

Se quer pedir a certidão permanente da empresa, saiba como fazer o requisito online e quanto custa este procedimento.

Precisa de apresentar provas dos registos da sua empresa a clientes ou parceiros? Agora já não é necessário pedir a certidão em papel, bastando requisitar um código de acesso à certidão permanente online, para ter acesso a estes documentos em qualquer momento. É mais prático, rápido, sustentável e tem a garantia de que estão sempre atualizados.

 

 

O que é a certidão permanente?

A certidão permanente é o acesso, através da internet, aos registos e documentos de qualquer entidade sujeita a registo comercial, como empresas, sociedades, cooperativas, empresas públicas ou outras.

 

Existem três tipos de certidões permanentes:

 

  • Certidão permanente de registo comercial. Permite o acesso aos registos informatizados da entidade comercial e a todos os pedidos de registo pendentes de execução

 

  • Certidão permanente de registo comercial e dos documentos. Além da informação mencionada no ponto anterior, esta certidão permite visualizar todos os registos informatizados e os documentos eletrónicos associados à entidade (exceto os documentos da prestação de contas)

 

  • Certidão Permanente do último Pacto / Estatutos atualizados. Disponibiliza o último pacto social e os estatutos atualizados da entidade comercial ou associação.

 

 

Para que serve?

A certidão permanente serve para uma empresa comprovar, para efeitos legais, todos os registos da mesma, permitindo o envio da informação para clientes ou parceiros (qualquer entidade pública ou privada).

 

 

Como requisitar a certidão permanente da empresa?

Para pedir uma certidão permanente comercial deve aceder ao portal Empresa Online e seguir os seguintes passos:

 

1. Indicar os dados do requerente

Os dados pedidos são o nome e o número de identificação fiscal (NIF ou NIPC), o e-mail onde quer receber o código de acesso à certidão e o número de telemóvel, se quiser receber um SMS quando a certidão ficar disponível. Depois, clique em “em adicionar subscrição”.

 

2. Inserir os dados da entidade

Coloque o NIPC, escolha o prazo de subscrição e o idioma (português ou inglês).

 

3. Escolher o tipo de certidão

Escolha a certidão de registo comercial, a certidão permanente de registo comercial e dos documentos ou a certidão Permanente do último Pacto / Estatutos atualizados.

 

Posteriormente, irá receber os dados para pagar. Depois de regularizado o pagamento, a certidão fica disponível. No entanto, se pedir a certidão permanente da empresa, demorará até três dias úteis para ficar disponível.

 

 

Quanto custa pedir a certidão permanente da empresa?

O preço varia de acordo com o tipo de certidão, assim como o prazo de validade. Consulte os preços no Portal da Justiça.

 

 

Como funciona o pedido de certidão permanente?

Ao fazer o pedido, irá receber um código que lhe dará acesso online aos registos a qualquer hora do dia, com a garantia de que a informação está sempre atualizada. Por este motivo, oferece mais segurança do que a certidão em papel. A apresentação do código de acesso substitui a certidão em papel.

 

 

Qual a validade da certidão?

O prazo de validade varia entre um e quatro anos. Se deixar a certidão permanente caducar, não é possível renovar a assinatura e o código de acesso fica desativado. Será obrigado a fazer uma nova.

 

 

Como renovar?

Para renovar a certidão permanente da empresa deve seguir os mesmos passos do pedido. Porém, quando inserir os dados do requerente, em vez de clicar em “adicionar subscrição”, deverá escolher a hipótese “renovar subscrição”.

 

 

Como consultar a certidão?

Se já tem o código de acesso, a consulta da certidão permanente de registo comercial é gratuita e pode ser feita através do portal Empresa Online. Basta introduzir o código que lhe foi atribuído quando fez o pedido e a certidão é disponibilizada imediatamente.

 

Se ainda não tem o código de acesso, terá de pedir a certidão permanente de registo comercial, serviço que tem custos associados.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

Canto produtos e serviços bancários para empresas

Abra conta 100% online

Escolha a conta que precisa para gerir o seu negócio.

Abrir conta para empresas Abrir conta para empresas

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).