família

15 livros infantis para todas as idades

12 jun 2024 | 9 min de leitura

Procura livros para crianças? Veja as nossas sugestões de obras que marcam a diferença.

Dos livros infantis mais vendidos, passando pela moda dos livros infantis personalizados, até aos clássicos que garantem sempre um serão aconchegante. Se pensava que não havia mais nada para descobrir no mundo dos livros para crianças em 2024, apostamos que vai chegar ao fim deste artigo a pensar de modo bem diferente. E, como acreditamos que não se julga um livro pela capa, pode contar também com um pequeno resumo do estilo e da história de cada um. Vamos a isso?

 

1. "Boa Noite a Todos"

Se precisa de um livro para adormecer crianças, esta pode ser a sua melhor opção no mercado. Criado por Chris Haughton, “Boa Noite a Todos” leva-nos para paisagens naturais, onde todos os animais têm sono, à exceção do Ursinho. Parece-lhe familiar? Confie, que no final, até os pequenotes aí de casa acabam a sonhar.

 

Páginas: 30
Idade recomendada: até 2 anos
Comprar aqui

 

2. “A Lagartinha Muito Comilona - Versão Pop-Up

A história da Lagartinha que come tudo o que lhe aparece, até se esconder num casulo e renascer como Borboleta, ficou ainda mais especial nesta edição comemorativa dos seus 50 anos. As ilustrações intemporais de Eric Carle transformam-se em esculturas tridimensionais de papel para uma leitura ainda mais prazerosa. Já as cores que o autor trouxe para o panorama editorial mantêm-se vibrantes como sempre.

 

Os maiores de dois anos vão adorar esta aventura que começa à luz da lua, num pequenino ovo, e termina com enormes asas abertas. Atualmente esgotada na versão pop-up, pode sempre voltar à edição clássica.

 

Páginas: 10 na edição especial e 32 na versão clássica
Idade recomendada: maiores de 2 anos
Comprar a edição especial aqui e a versão clássica aqui
 

 

3. “O Novelo de Emoções”

É o mais recente best-seller entre os livros infantis para 3 anos. Escrito pela portuguesa Elizabete Neves, esta obra tem tudo para se tornar uma das referências mais importantes na área da inteligência emocional nas crianças.


Ao longo da história acompanhamos Marta, uma menina que sente algo que não consegue explicar. Surge, então, o seu amigo Sukha que, através de um novelo de lã com cinco fios de cores diferentes, lhe mostra que aquilo que sente são, nada mais nada menos, do que emoções. Um livro infantil para 3 anos, mas que tem muito a ensinar a todos nós.


Páginas: 32
Idade recomendada: 3 anos
Comprar aqui
 

 

4. "O Leão que Temos Cá Dentro"
 

Pode um pequeno ratinho ter coragem de leão? O que é preciso para superarmos os nossos medos e avançarmos com determinação? As respostas vão surgindo, à medida que um Rato parte em busca do seu rugido. Está assim dado o ponto de partida para aprendermos a soltar o nosso leão interior.

 

O sucesso entre os livros infantis chegou em 2020, numa história da multipremiada Rachel Bright e com ilustrações de Jim Field.

 

Páginas: 64
Idade recomendada: maiores de 4 anos
Comprar aqui

 

 

5. “Winnie The Pooh - Igor Tem um Dia Cinzento”

Winnie The Pooh tem um lugar cativo no que toca a livros para crianças focados na importância da amizade. Assim, toda a coleção mereceria um top só seu. Não sendo esse o objetivo deste artigo, destacamos uma das histórias mais ternurentas: o dia em que o burrinho Igor está triste e os amigos fazem de tudo para fazê-lo sorrir de novo. Partilha, solidariedade e empatia são palavras-chave numa coleção destacada pela revista “Time”.

 

Páginas: 32
Idade recomendada: maiores de 4 anos
Comprar aqui

 

 

6. “Juntos”

Já ouviu falar em livros infantis personalizados? Mais do que contos para crianças, os livros da editora Mumablue dão vida às histórias contadas. No caso do livro “Juntos” pode personalizar até cinco personagens, incluindo até três crianças.

 

A personalização vai desde o nome até ao aspeto, estando disponíveis mais de 300 mil combinações. Pode, ainda, adicionar uma foto da criança e uma dedicatória, tornando o livro infantil muito mais especial. Segue-se a pré-visualização e, se tudo estiver do seu agrado, avança com a compra. Bem original, não é?

 

A história que aqui destacamos transforma as atividades familiares em aventuras extraordinárias. Só para ter uma ideia, neste livro, ir ao parque é como chegar ao Velho Oeste e pôr a máquina a lavar dá lugar a uma expedição subaquática. Prepare-se para novas aventuras em família, enquanto as suas crianças estabelecem uma relação emocional com uma história que vos representa!

 

Páginas: 44
Idade recomendada: dos 4 aos 7 anos
Comprar aqui

 

 

7. "O Pedrito e os Amigos"

Sente que está na hora de apresentar o Pedrito Coelho às suas crianças? Experimente esta edição especial, com ímanes. As personagens e objetos trazidos por Beatrix Potter aos livros infantis no século XX chegam agora com uma reinterpretação, em que todos criam a sua própria história. Para isso, basta distribuir os 10 ímanes pelas páginas magnéticas do livro. Tudo, para ajudar o Pedrito e os amigos a prepararem uma grande festa.


Páginas: 12
Idade recomendada: até 6 anos
Comprar aqui

 

 

8. “O Elmer”

De certeza que já viu este elefante colorido algures. Publicado originalmente em 1968, “O Elmer” foi o início de uma coleção que agora se afirma como um clássico moderno. Com a premissa de que não faz mal ser diferente, este pode ser bem o começo de uma fase em que os livros têm uma mensagem importante a passar.

 

Com várias obras da coleção no Plano Nacional de Leitura, é um livro infantil que não deixa nenhuma criança indiferente.


Páginas: 40
Idade recomendada: dos 6 aos 8 anos
Comprar aqui
 

 

9. "Onde está o Wally?"

A questão que anda na boca das crianças desde 1987 surge num livro de capa dura, capaz de estimular a atenção, a capacidade de distinguir formas e criar momentos divertidos entre educadores e filhos. Aqui, o objetivo não é tanto ler palavras, mas sim imagens. No meio do rebuliço da estação de comboios, do parque de campismo, do estádio e em muitos outros lugares, é preciso encontrar o Wally.


Já são mais de 50 milhões de exemplares vendidos e muitos cenários para apreciar.


Páginas: 28
Idade recomendada: maiores de 6 anos
Comprar aqui

 

 

10. “Um Urso Chamado Paddington”

O desastrado urso de casaco azul e chapéu vermelho atravessa gerações, desde o momento em que o Sr. e a Sra. Brown o avistaram na estação de comboios de Paddington, em Londres. Estas são as suas primeiras aventuras, nascidas da imaginação de Michael Bond. Uma obra que está entre os 100 melhores livros infantis de sempre para a revista “Time”.

 

Páginas: 144
Idade recomendada: maiores de 7 anos
Comprar aqui

 

 

11. “As Histórias de Babar”

Babar tem muitas semelhanças com Paddington. Também ele foi adotado por uma velha senhora que o educou como um ser humano. Veste roupas de pessoas e comporta-se como elas. Mas como chegou até aqui? Logo no início, ficamos a saber que Babar perdeu a mãe na floresta, morta por um caçador, e acabou por chegar à cidade.

 

Para recordar como este pequeno elefante volta ao seu habitat natural para salvar os seus amigos de outros caçadores, vai mesmo ter de regressar a este clássico dos livros infantis.


Páginas: 280
Idade recomendada: maiores de 7 anos
Comprar aqui

 

 

12. “Pipi das Meias Altas”
 

Pipi não tem pai nem mãe a dar-lhe ordens. Só um cavalo, um macaquinho e muita vontade de fazer tudo o que lhe dá na cabeça. Escrito no inverno de 1941 para entreter a filha doente da autora, Pipi usa meias acima dos joelhos e tem uma força incomparável. Se é imaginação, rebeldia e irreverência que procura, este é um dos melhores livros infantis de todos os tempos para atender ao seu pedido.


Páginas: 136
Idade recomendada: maiores de 7 anos
Comprar aqui

 

 

13. "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

No dia do seu décimo primeiro aniversário, um gigante aparece à porta de Harry, revelando-lhe que é um feiticeiro e que deve ir estudar para a Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. E assim começa a épica saga do bruxinho mais famoso do mundo inteiro.


Para crianças a partir dos 10 anos, esta é uma excelente ideia de introdução a leituras mais longas. Aqui, sugerimos o primeiro de sete volumes. Mas, se preferir partir já para um dos mais atrativos, saiba que o "Harry Potter e o Príncipe Misterioso" continua nos tops da categoria infantojuvenil de muitas livrarias.


Páginas: 256
Idade recomendada: maiores de 10 anos
Comprar aqui

 

 

14. "O Diário de um Banana - Livro 9: Assim Vais Longe"

Se sente que a criança ainda não está pronta para a saga Harry Potter, aconselhamos os livros da coleção “O Diário de um Banana”. As histórias de Greg, apresentadas como se fossem escritas à mão e repletas de gravuras de traço simples, vieram revolucionar a literatura infantojuvenil.

 

Leve e divertido, o livro que aqui apresentamos conta uma viagem de carro para toda a família. Por si só, isto já seria um pesadelo para o nosso herói. Com a entrada de um porco em cena, gaivotas assassinas e o humor de Greg à mistura, é mesmo preciso ler para saber se esta viagem vai chegar a algum lado!


Páginas: 224
Idade recomendada: maiores de 10 anos
Comprar aqui

 

 

15. “Maria e o Segredo da Poupança”

E, porque os livros infantis são um excelente meio de pedagogia, a nossa última sugestão são 44 páginas que descomplicam muitos termos financeiros para crianças. “Maria e o segredo da Poupança” conta a história de uma menina de 10 anos que, devido a um acontecimento inesperado, precisa de aprender a poupar para alcançar os seus objetivos. Uma forma simples de apresentar conceitos aparentemente difíceis e que, afinal de contas, estão no dia a dia de todos nós, desde a mais tenra idade.

 

Se o tema lhe interessa, não deixe de ler este artigo, onde explicamos o que deve ser ensinado sobre dinheiro às crianças, em cada fase do seu crescimento.


Páginas: 44
Idade recomendada: 6 a 10 anos
Comprar aqui

 


Boas leituras!

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Canto conta bancária para menores

Prepare o futuro das crianças

Damos 25€ ao abrir um depósito de 50€ para os mais novos. Até 31/07

Prepare o futuro das crianças Prepare o futuro das crianças

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).