MBA o que é?

finanças

O que é um MBA, como funciona e quem pode fazê-lo?

28 jan 2022 | 6 min de leitura

Certamente já ouviu falar do termo MBA, mas o que é concretamente esta pós-graduação e o que faz dela o nível de formação mais reconhecido e um dos mais valorizados internacionalmente? Qual a melhor altura para o fazer um MBA, como funciona e quais as vantagens em obter este diploma? Neste artigo explicamos-lhe tudo.

O MBA (Master Business Administration) é um grau de pós-graduação ministrado pelas Business Schools, escolas especializadas em áreas de negócio e gestão. O MBA é uma formação que pretende oferecer uma capacitação especializada e transversal em várias áreas de negócio e gestão, desde o marketing, contabilidade, gestão, finanças, economia ou tecnologia.

 

É algo muito valorizado no mundo empresarial e funciona como uma excelente alavanca para a evolução da carreira profissional, preparação de futuros líderes - através de capacidade de ferramentas de liderança e gestão ou até mesmo como potenciador de oportunidades para empreendedorismo.

 

Como curiosidade, o primeiro programa de MBA foi estabelecido em 1908 pela Harvard Business School.

 

Que tipos de programas de MBA existem?

Tradicionalmente os programas de MBA podem-se dividir em várias modalidades:

 

  • Full-time MBA (MBA a tempo inteiro), é talvez o mais parecido à lógica de curso académico. Pode ter a duração de 1 ou 2 anos e, geralmente, os programas contemplam um conjunto de disciplinas core nos primeiros semestres, sendo no segundo ano o curriculum customizado de acordo com as preferências do candidato. Estão desenhados para estudantes que decidem colocar em pausa a sua carreira profissional e dedicar-se a tempo inteiro ao MBA.

  • Part-time MBA (MBA a tempo parcial), são programas desenhados para permitir uma maior conciliação com a vida profissional e lecionados em período pós-laboral, possibilitam mais flexibilidade de escolha aos estudantes nas disciplinas a serem lecionadas. São uma alternativa para quem queria alcançar os seus objetivos académicos, mas prefere continuar em paralelo com a sua atividade profissional.

  • Executive MBA – EMBA (MBA Executivo), são programas desenhados para profissionais já com maior experiência profissional e que procurem desenvolver habilidades que os ajudem a assumir cargos de liderança a curto prazo. Poderão ser completados num período de tempo mais curto e estão construídos para os períodos pós-laborais. Os programas curriculares incidem em disciplinas muito orientadas para as temáticas de liderança, estratégia e comunicação.

  • Online MBA (MBA online), são programas caraterizados por uma maior flexibilidade, permitindo fazer uma gestão do tempo conforme a disponibilidade pessoal e profissional do aluno. São disponibilizados em formatos online e podem incluir desde aulas virtuais em direto a outros suportes multimédia de aprendizagem. O prazo de duração é de cerca de 2 anos.

 

A quem se destina o MBA?

Historicamente o MBA está associado aos estudantes e profissionais das áreas mais ligadas ao negócio, gestão ou finanças, mas atualmente existem perfis e experiências variadas nas aulas de MBA. Por isso, poderá dizer-se que é destinado para todos aqueles que procuram alargar e aprofundar os seus conhecimentos, desenvolver capacidades em áreas com um espetro variado que poderão ir desde tecnologia, a marketing operações, análise de negócios ou até mesmo a vertentes de empreendedorismo.

 

Os objetivos poderão ser variados, mas o crescimento profissional com objetivo de conseguir posições seniores de destaque, a preparação para o desempenho de funções de liderança de equipas ou de projetos, a mudança de setor de atividade e a perspetiva de melhoria salarial são os principais fatores de escolha, segundo o MBA.com.

 

Adicionalmente, podemos encontrar uma série de outras razões, como o facto de alargar a rede de contactos, ter uma oportunidade para conhecer novas culturas, estudar no estrangeiro, aprender uma nova língua ou até mesmo criar uma rede que permita o lançamento de uma ideia de negócio.

 

Qual o melhor momento para fazer o MBA?

Qualquer tipo de formação é sempre enriquecedora e relevante, mas é importante que seja adequada aos seus objetivos académicos, profissionais, pessoais e também financeiros.

 

Não se esqueça que a decisão de fazer um MBA é uma grande decisão! Além da disponibilidade de tempo e envolvimento necessária para a sua realização, esta formação é também mais dispendiosa face a outras alternativas de mestrados ou pós-graduações, pelo que deverá ponderar bem o que pretende com este curso e quanto está disposto a gastar.

 

Após ter tomado a decisão, a escolha do programa de MBA depende do objetivo que procura e, muito relevante, da sua experiência profissional. A maioria dos MBA exige alguma experiência profissional prévia, em média entre 3 a 4 anos para os programas full-time, sendo mais reduzido o tempo de experiência profissional para o MBA online ou em part-time. Se o seu objetivo for um Executive MBA é recomendável que a experiência profissional seja já superior a 5 anos.

 

A preparação é fundamental. Tal como uma maratona, um curso de MBA é uma formação exigente, pelo que quanto melhor for o “treino” prévio, mais rapidamente poderá apanhar o “ritmo”, hábitos de leitura ou de investigação poderão ajudá-lo a entrar mais facilmente na nova aventura.

 

Não se esqueça também de ter em conta alguns pontos importantes com vista a admissão num MBA. A maioria das Business Schools fazem o chamado GMAT (Graduate Management Admission Test), no qual ter um bom resultado é fundamental. Existem ferramentas e exames práticos disponíveis que o ajudam na preparação. Reveja o seu curriculum e procure evidenciar referências e opiniões de pares ou superiores, as cartas de recomendação são um bom exemplo que o podem ajudar.

 

Qual a diferença entre um MBA, uma pós-graduação ou um mestrado?

 

Estas três formações cumprem objetivos diferentes.

 

Se procura uma formação mais rápida e especializada que complemente a sua licenciatura, a pós-graduação é um curso que o ajudará a uma especialização numa determina temática, num período de tempo mais curto. Das três opções será também a que tem um custo financeiro mais reduzido.

 

O mestrado permitir-lhe-á prosseguir os seus estudos numa lógica mais académica, facultando-lhe um grau académico de “mestre”. São cursos de maior duração e que abordam as temáticas numa perspetiva mais alargada. Em termos de tempo duram geralmente dois anos e envolvem maior disponibilidade de tempo.

 

O MBA é um mestrado com uma exigência elevada e um grau de competência acima dos outros dois e está muito orientado para uma lógica profissional de progressão e aquisição de competências de liderança. É o que comporta maior investimento financeiro das 3 opções em análise.

 

Quais os melhores MBA, segundo os rankings?

Existem vários rankings, mas um dos mais reconhecidos é o ranking do Financial Times. Os rankings são baseados em vários critérios, que avaliam desde a reputação da escola, empregabilidade ou até o retorno de investimento.

 

No que diz respeito às escolas de negócio em Portugal, o Global MBA Rankings 2022, elaborado pela consultora Quacquarelli Symonds, que avalia a performance para os MBA a nível global, destaca algumas escolas portuguesas, como é o caso do The Lisbon MBA e da Porto Business School. Ao nível da análise dos mestrados em gestão, feita pela consultora, o ISCTE Business School está presente nos 5 grupos de MBA em análise.

 

Como posso ganhar um MBA com o Santander?

O Santander, em parceria com o Expresso, promove o Prémio Primus Inter Pares, que tem com objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de rigor, de profissionalismo e de excelência na gestão de empresas, através da concessão de oportunidades privilegiadas para formação académica complementar.

 

A iniciativa premeia os finalistas de mestrado nas áreas de Gestão, Economia ou Engenharia, com um MBA numa prestigiada business school internacional ou nacional.

 

O prémio para os três vencedores consiste na oferta de um MBA numa Business School de prestígio internacional: o IESE Business School, em Barcelona, a IE Business School, em Madrid, o Lisbon MBA, o ISCTE, o ISEG, a Porto Business School e a Católica Porto Business School.

 

Fique a conhecer a iniciativa no site do prémio.

 

Depois de perceber como funcionam estes programas de excelência nas áreas das gestão e negócios, melhor só mesmo ter a oportunidade de conseguir um MBA numa escola de prestígio nacional ou internacional. Nós ajudamos!
 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O MBA (Master Business Administration) é um grau de pós-graduação ministrado pelas Business Schools, escolas especializadas em áreas de negócio e gestão. O MBA é uma formação que pretende oferecer uma capacitação especializada e transversal em várias áreas de negócio e gestão, desde o marketing, contabilidade, gestão, finanças, economia ou tecnologia.

 

É algo muito valorizado no mundo empresarial e funciona como uma excelente alavanca para a evolução da carreira profissional, preparação de futuros líderes - através de capacidade de ferramentas de liderança e gestão ou até mesmo como potenciador de oportunidades para empreendedorismo.

 

Como curiosidade, o primeiro programa de MBA foi estabelecido em 1908 pela Harvard Business School.

 

Que tipos de programas de MBA existem?

Tradicionalmente os programas de MBA podem-se dividir em várias modalidades:

 

  • Full-time MBA (MBA a tempo inteiro), é talvez o mais parecido à lógica de curso académico. Pode ter a duração de 1 ou 2 anos e, geralmente, os programas contemplam um conjunto de disciplinas core nos primeiros semestres, sendo no segundo ano o curriculum customizado de acordo com as preferências do candidato. Estão desenhados para estudantes que decidem colocar em pausa a sua carreira profissional e dedicar-se a tempo inteiro ao MBA.

  • Part-time MBA (MBA a tempo parcial), são programas desenhados para permitir uma maior conciliação com a vida profissional e lecionados em período pós-laboral, possibilitam mais flexibilidade de escolha aos estudantes nas disciplinas a serem lecionadas. São uma alternativa para quem queria alcançar os seus objetivos académicos, mas prefere continuar em paralelo com a sua atividade profissional.

  • Executive MBA – EMBA (MBA Executivo), são programas desenhados para profissionais já com maior experiência profissional e que procurem desenvolver habilidades que os ajudem a assumir cargos de liderança a curto prazo. Poderão ser completados num período de tempo mais curto e estão construídos para os períodos pós-laborais. Os programas curriculares incidem em disciplinas muito orientadas para as temáticas de liderança, estratégia e comunicação.

  • Online MBA (MBA online), são programas caraterizados por uma maior flexibilidade, permitindo fazer uma gestão do tempo conforme a disponibilidade pessoal e profissional do aluno. São disponibilizados em formatos online e podem incluir desde aulas virtuais em direto a outros suportes multimédia de aprendizagem. O prazo de duração é de cerca de 2 anos.

 

A quem se destina o MBA?

Historicamente o MBA está associado aos estudantes e profissionais das áreas mais ligadas ao negócio, gestão ou finanças, mas atualmente existem perfis e experiências variadas nas aulas de MBA. Por isso, poderá dizer-se que é destinado para todos aqueles que procuram alargar e aprofundar os seus conhecimentos, desenvolver capacidades em áreas com um espetro variado que poderão ir desde tecnologia, a marketing operações, análise de negócios ou até mesmo a vertentes de empreendedorismo.

 

Os objetivos poderão ser variados, mas o crescimento profissional com objetivo de conseguir posições seniores de destaque, a preparação para o desempenho de funções de liderança de equipas ou de projetos, a mudança de setor de atividade e a perspetiva de melhoria salarial são os principais fatores de escolha, segundo o MBA.com.

 

Adicionalmente, podemos encontrar uma série de outras razões, como o facto de alargar a rede de contactos, ter uma oportunidade para conhecer novas culturas, estudar no estrangeiro, aprender uma nova língua ou até mesmo criar uma rede que permita o lançamento de uma ideia de negócio.

 

Qual o melhor momento para fazer o MBA?

Qualquer tipo de formação é sempre enriquecedora e relevante, mas é importante que seja adequada aos seus objetivos académicos, profissionais, pessoais e também financeiros.

 

Não se esqueça que a decisão de fazer um MBA é uma grande decisão! Além da disponibilidade de tempo e envolvimento necessária para a sua realização, esta formação é também mais dispendiosa face a outras alternativas de mestrados ou pós-graduações, pelo que deverá ponderar bem o que pretende com este curso e quanto está disposto a gastar.

 

Após ter tomado a decisão, a escolha do programa de MBA depende do objetivo que procura e, muito relevante, da sua experiência profissional. A maioria dos MBA exige alguma experiência profissional prévia, em média entre 3 a 4 anos para os programas full-time, sendo mais reduzido o tempo de experiência profissional para o MBA online ou em part-time. Se o seu objetivo for um Executive MBA é recomendável que a experiência profissional seja já superior a 5 anos.

 

A preparação é fundamental. Tal como uma maratona, um curso de MBA é uma formação exigente, pelo que quanto melhor for o “treino” prévio, mais rapidamente poderá apanhar o “ritmo”, hábitos de leitura ou de investigação poderão ajudá-lo a entrar mais facilmente na nova aventura.

 

Não se esqueça também de ter em conta alguns pontos importantes com vista a admissão num MBA. A maioria das Business Schools fazem o chamado GMAT (Graduate Management Admission Test), no qual ter um bom resultado é fundamental. Existem ferramentas e exames práticos disponíveis que o ajudam na preparação. Reveja o seu curriculum e procure evidenciar referências e opiniões de pares ou superiores, as cartas de recomendação são um bom exemplo que o podem ajudar.

 

Qual a diferença entre um MBA, uma pós-graduação ou um mestrado?

 

Estas três formações cumprem objetivos diferentes.

 

Se procura uma formação mais rápida e especializada que complemente a sua licenciatura, a pós-graduação é um curso que o ajudará a uma especialização numa determina temática, num período de tempo mais curto. Das três opções será também a que tem um custo financeiro mais reduzido.

 

O mestrado permitir-lhe-á prosseguir os seus estudos numa lógica mais académica, facultando-lhe um grau académico de “mestre”. São cursos de maior duração e que abordam as temáticas numa perspetiva mais alargada. Em termos de tempo duram geralmente dois anos e envolvem maior disponibilidade de tempo.

 

O MBA é um mestrado com uma exigência elevada e um grau de competência acima dos outros dois e está muito orientado para uma lógica profissional de progressão e aquisição de competências de liderança. É o que comporta maior investimento financeiro das 3 opções em análise.

 

Quais os melhores MBA, segundo os rankings?

Existem vários rankings, mas um dos mais reconhecidos é o ranking do Financial Times. Os rankings são baseados em vários critérios, que avaliam desde a reputação da escola, empregabilidade ou até o retorno de investimento.

 

No que diz respeito às escolas de negócio em Portugal, o Global MBA Rankings 2022, elaborado pela consultora Quacquarelli Symonds, que avalia a performance para os MBA a nível global, destaca algumas escolas portuguesas, como é o caso do The Lisbon MBA e da Porto Business School. Ao nível da análise dos mestrados em gestão, feita pela consultora, o ISCTE Business School está presente nos 5 grupos de MBA em análise.

 

Como posso ganhar um MBA com o Santander?

O Santander, em parceria com o Expresso, promove o Prémio Primus Inter Pares, que tem com objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de rigor, de profissionalismo e de excelência na gestão de empresas, através da concessão de oportunidades privilegiadas para formação académica complementar.

 

A iniciativa premeia os finalistas de mestrado nas áreas de Gestão, Economia ou Engenharia, com um MBA numa prestigiada business school internacional ou nacional.

 

O prémio para os três vencedores consiste na oferta de um MBA numa Business School de prestígio internacional: o IESE Business School, em Barcelona, a IE Business School, em Madrid, o Lisbon MBA, o ISCTE, o ISEG, a Porto Business School e a Católica Porto Business School.

 

Fique a conhecer a iniciativa no site do prémio.

 

Depois de perceber como funcionam estes programas de excelência nas áreas das gestão e negócios, melhor só mesmo ter a oportunidade de conseguir um MBA numa escola de prestígio nacional ou internacional. Nós ajudamos!
 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

Achou este artigo útil?

Queremos continuar a trazer-lhe artigos úteis.

Que temas gostava de ler por aqui?

Obrigado pela sua opinião!

A sua ajuda é importante.

Salto Santander

Obrigado pela sua opinião!