bolsas de estudo santander

finanças

Como conseguir bolsas de estudo nacionais e internacionais

Atualizado 28 jun 2022
30 jan 2022 | 5 min de leitura
Seja estudante ou um profissional experiente, sabia que pode candidatar-se a bolsas de estudo nacionais e internacionais? Descubra como aqui.

"O saber não ocupa lugar", já todos nós ouvimos falar deste ditado popular.

 

Apostar na formação ao longo do tempo representa, para muitos, um método eficaz para estar sempre informado das constantes (e rápidas) evoluções do mercado e, potencialmente, uma maior valorização pessoal e profissional.

 

As bolsas de estudo vêm precisamente responder a esta necessidade. São um extra na formação de jovens estudantes, e até de profissionais mais experientes que queriam aprofundar ou diversificar os seus conhecimentos.

 

 

Os diferentes tipos de bolsas de estudo

Existem vários tipos de bolsas que representam uma preciosa ajuda para todos aqueles que querem investir na sua formação. Estas podem variar de acordo com alguns critérios, como valor, duração, requisitos de admissão, objetivo, nível de estudo, entre outros.

 

 

Bolsas de estudo para o Ensino Superior

Em Portugal, a instituição a conceder um maior número de bolsas de estudo para os graus de licenciatura e mestrado é a Direção-Geral do Ensino Superior.

 

No portal da DGES pode consultar toda a legislação sobre a atribuição de bolsas de estudo e também pode fazer a sua candidatura.

 

É importante ter em consideração que, para se candidatar a uma bolsa de estudo, precisa de preencher vários requisitos:

 

  • Ser cidadão português ou estrangeiro a residir permanentemente em Portugal
  • Estar matriculado numa universidade com um mínimo de 30 ECTS
  • Só se podem candidatar a um nível superior do seu grau académico (um licenciado pode fazer uma candidatura a bolsa de estudo para mestrado e assim sucessivamente)
  • Ter uma situação contributiva regularizada
  • Ter um rendimento do agregado familiar igual ou inferior a 16 vezes o IAS (Indexante de Apoios Sociais)
  • O património mobiliário não deverá ser superior a 240 vezes o IAS e o património imobiliário não poderá ser superior a 600 vezes o IAS.

 

Outras bolsas de estudo

  • Bolsas municipais: financiadas pelas autarquias locais
  • Bolsas privadas: atribuídas por instituições privadas, mas com apoio das universidades
  • Bolsas de mérito: para todos os estudantes que tenham um aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos
  • Bolsas de mobilidade: é o caso dos programas de Erasmus de mobilidade internacional, na qual os alunos têm o apoio da instituição original. Existe também o programa +Superior que incentiva a mobilidade de estudantes para universidades de regiões com pouca densidade populacional
  • Bolsas para estudantes com incapacidade: para todos aqueles com nível de incapacidade igual ou superior a 60%.

 

As bolsas de estudo do Santander

Existem também entidades que têm o seu próprio programa de financiamento de bolsas de estudo. É o caso do Santander, uma referência na promoção do acesso à educação e à formação ao longo da vida, sob o lema #LifeLongLearning.

 

Entre as bolsas oferecidas pelo Santander destacam-se bolsas de apoio social, de mobilidade nacional e internacional, para aquisição de práticas transversais e digitais, dedicadas a estudantes, mas também para docentes, investigadores, empreendedores e outros profissionais.

 

Há centenas de oportunidades, que incluem diferentes áreas de conhecimento, modalidades e perfis. Em 2021, para além das bolsas de apoio social e de mobilidade que implicam naturalmente a frequência de aulas tradicionais, os programas de upskilling e reskilling são online. Conheça-os na plataforma Bolsas do Santander.

 

Santander Scholarships Sustainability | Skills for Green Transition– Cambridge Judge Business School

 

Promovidas pelo Santander, em parceria com Cambridge Judge Business School, uma das principais instituições mundiais em pesquisa sobre temas de sustentabilidade, as bolsas Santander Scholarships Sustainability | Skills for Green Transition – Cambridge Judge Business School, pretendem ser a resposta para quem procura ser uma parte ativa na transição para uma economia verde.

 

A iniciativa pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre os problemas e desafios ambientais e de sustentabilidade em torno do conceito de "transição verde" a partir de exemplos e casos de empresas líderes em tópicos de ASG (Ambiental, Social e Governance).

 

No total há 1 000 bolsas para atribuir. As candidaturas decorrem até dia 9 de junho de 2022.

 

 

Bolsas Santander Estudos | Bolsas Santander para Erasmus 1.ª Edição 2022/2023

Estão abertas as inscrições para para as Bolsas Santander para Erasmus.

 

Destinadas a estudantes universitários, de licenciatura e mestrado, com aproveitamento escolar e com necessidades de apoio financeiro, a iniciativa vista incentivar os estudantes vivenciar uma experiência internacional, através da frequência de um período de mobilidade numa universidade estrangeira.

 

No total há 595 bolsas disponíveis, para o programa que se destina a estudantes que frequentem uma das Instituições de Ensino Superior portuguesas, que cumpram os critérios de elegibilidade do Programa Erasmus+.

 

As candidaturas decorrem até dia 30 de junho.

 

 

Becas Santander Skills | MBA Essentials 2022 - LSE

Com vista a fomentar a capacitação profissional o Banco Santander lançou, em parceria com a The London School of Economics and Political Science, o programa de Bolsas Santander Skills | MBA Essentials 2022 – LSE.

 

No total estão disponíveis 900 bolsas, que visam dotar os participantes de conhecimentos nas áreas da gestão e liderança empresarial, de forma rápida e prática, através de um programa 100% online e ministrado através de módulos semanais e assíncronos e que conta com os melhores especialistas da prestigiada London School of Economics and Political Science.

 

As candidaturas decorrem até dia 30 de junho de 2022.

 

 

Bolsas Santander Idiomas | Portuguese For Ukrainian Refugees - A1.1U

A pensar na integração dos refugiados ucranianos o Banco Santander uniu esforços com a Universidade Aberta e lançou o programa Bolsas Santander Idiomas | Portuguese For Ukrainian Refugees - A1.1U.

 

A iniciativa destina-se a refugiados ucranianos em território português, com conhecimento de inglês, que pretendam adquirir, desenvolver ou consolidar as competências linguísticas em português para uma integração rápida e fácil no nosso país.

 

São 500 as bolsas disponíveis, para a formação que terá a duração de 12 semanas (78H).

 

As candidaturas decorrem até dia 4 de setembro de 2022.

 

 

Bolsas Santander Competências | Bolsas Santander Estudos | European Innovation Academy 2022

Estão abertas as inscrições para o programa European Innovation Academy 2022.


Trata-se de uma experiência imersiva que visa dotar os participantes de conhecimentos para que possam criar a sua própria start-up, lançar o seu negócio e introduzir ideias inovadoras no mercado.


No total há 150 bolsas disponíveis, para o programa que se destina a estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que frequentem uma das 18 universidades portuguesas.


A formação vai decorrer entre julho e agosto de 2022 e, além de garantir a atribuição de um certificado emitido pela Universidade do Porto no final, ainda inclui a atribuição de 6 ECTS aos participantes.


As candidaturas decorrem até dia 5 de junho.

 

 

Santander Scholarships Skills | Business for All - Harvard Business Publishing

Estão abertas as inscrições para a bolsa Santander Scholarships Skills | Business for All - Harvard Business Publishing.

 

Trata-se de um programa 100% online, que visa dotar os participantes de competências fundamentais para o seu desenvolvimento profissional.

 

No total há 5 000 bolsas disponíveis, nas quais será dada a possibilidade aos formandos de frequentarem um de três cursos: Business Fundamentais (focado nos aspectos essenciais do marketing, finanças, negociação e experiência do cliente); Early Career Readiness (focado nas competencias de liderança e gestão do trabalho em equipa); e Managing Yourself (com vista a dotar os participantes de competencias de tomada de decisão, gestão de tempo e capacidade de influência).

 

O curso tem a duração de 9 semanas e, no final, conta com a atribuição de um certificado da Harvard Business Publishing.

 

As inscrições decorrem até dia 28 de setembro de 2022.

 

Bolsas Santander Tecnologia | Digital Business Development (2.ª Edição)

Estão abertas as candidaturas para a Bolsa Santander Tecnologia | Digital Business Development (2.ª Edição) - Técnico+ Formação Avançada.

 

A iniciativa promovida pelo Santander, em parceria com o Instituto Superior Técnico (da Universidade de Lisboa), visa dotar os participantes de conhecimentos na área da transformação digital, nomeadamente, as principais tecnologias e metodologias de desenvolvimento de negócios digitais. A formação terá a duração de 17 semanas, repartidas em 4 módulos: MOOC tdX, Digital Technologies, Business Development e Group Project.

 

Os participantes devem ter conhecimentos avançados da língua portuguesa (língua em que será ministrada a formação) e bons conhecimentos da língua inglesa (já que os materiais de apoio serão disponibilizados em inglês). No total há 1 000 bolsas para atribuir.

 

As candidaturas decorrem até dia 10 de outubro.


 

 

A importância da formação ao longo da vida

Num mundo em constante mudança e imprevisibilidade é fundamental (e desafiante) acompanhar as evoluções e o mercado. Daí surge a necessidade de desenvolver e aperfeiçoar conhecimentos.

 

O aparecimento de novas tecnologias - como a inteligência artificial, por exemplo -, as transformações económicas e as alterações na procura de informação por parte dos consumidores exigem que os profissionais adquiram novas competências.

 

Por vezes, estamos tão focados na operação que nos esquecemos que o mercado laboral está cada vez mais em transformação e, para conseguirmos responder aos novos desafios, temos de pensar para além do que está à nossa frente.

 

Aprender requer tempo e energia e, por vezes, pode ter de sair da sua zona de conforto. O caminho para o sucesso e para um crescimento profissional sustentável passa por isso mesmo: desenvolver as suas competências de forma contínua.

 

O Santander procura apoiar todos aqueles que partilham desta visão e promover o desenvolvimento de competências nas mais variadas áreas ao longo da sua vida.



 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

"O saber não ocupa lugar", já todos nós ouvimos falar deste ditado popular.

 

Apostar na formação ao longo do tempo representa, para muitos, um método eficaz para estar sempre informado das constantes (e rápidas) evoluções do mercado e, potencialmente, uma maior valorização pessoal e profissional.

 

As bolsas de estudo vêm precisamente responder a esta necessidade. São um extra na formação de jovens estudantes, e até de profissionais mais experientes que queriam aprofundar ou diversificar os seus conhecimentos.

 

 

Os diferentes tipos de bolsas de estudo

Existem vários tipos de bolsas que representam uma preciosa ajuda para todos aqueles que querem investir na sua formação. Estas podem variar de acordo com alguns critérios, como valor, duração, requisitos de admissão, objetivo, nível de estudo, entre outros.

 

 

Bolsas de estudo para o Ensino Superior

Em Portugal, a instituição a conceder um maior número de bolsas de estudo para os graus de licenciatura e mestrado é a Direção-Geral do Ensino Superior.

 

No portal da DGES pode consultar toda a legislação sobre a atribuição de bolsas de estudo e também pode fazer a sua candidatura.

 

É importante ter em consideração que, para se candidatar a uma bolsa de estudo, precisa de preencher vários requisitos:

 

  • Ser cidadão português ou estrangeiro a residir permanentemente em Portugal
  • Estar matriculado numa universidade com um mínimo de 30 ECTS
  • Só se podem candidatar a um nível superior do seu grau académico (um licenciado pode fazer uma candidatura a bolsa de estudo para mestrado e assim sucessivamente)
  • Ter uma situação contributiva regularizada
  • Ter um rendimento do agregado familiar igual ou inferior a 16 vezes o IAS (Indexante de Apoios Sociais)
  • O património mobiliário não deverá ser superior a 240 vezes o IAS e o património imobiliário não poderá ser superior a 600 vezes o IAS.

 

Outras bolsas de estudo

  • Bolsas municipais: financiadas pelas autarquias locais
  • Bolsas privadas: atribuídas por instituições privadas, mas com apoio das universidades
  • Bolsas de mérito: para todos os estudantes que tenham um aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos
  • Bolsas de mobilidade: é o caso dos programas de Erasmus de mobilidade internacional, na qual os alunos têm o apoio da instituição original. Existe também o programa +Superior que incentiva a mobilidade de estudantes para universidades de regiões com pouca densidade populacional
  • Bolsas para estudantes com incapacidade: para todos aqueles com nível de incapacidade igual ou superior a 60%.

 

As bolsas de estudo do Santander

Existem também entidades que têm o seu próprio programa de financiamento de bolsas de estudo. É o caso do Santander, uma referência na promoção do acesso à educação e à formação ao longo da vida, sob o lema #LifeLongLearning.

 

Entre as bolsas oferecidas pelo Santander destacam-se bolsas de apoio social, de mobilidade nacional e internacional, para aquisição de práticas transversais e digitais, dedicadas a estudantes, mas também para docentes, investigadores, empreendedores e outros profissionais.

 

Há centenas de oportunidades, que incluem diferentes áreas de conhecimento, modalidades e perfis. Em 2021, para além das bolsas de apoio social e de mobilidade que implicam naturalmente a frequência de aulas tradicionais, os programas de upskilling e reskilling são online. Conheça-os na plataforma Bolsas do Santander.

 

Santander Scholarships Sustainability | Skills for Green Transition– Cambridge Judge Business School

 

Promovidas pelo Santander, em parceria com Cambridge Judge Business School, uma das principais instituições mundiais em pesquisa sobre temas de sustentabilidade, as bolsas Santander Scholarships Sustainability | Skills for Green Transition – Cambridge Judge Business School, pretendem ser a resposta para quem procura ser uma parte ativa na transição para uma economia verde.

 

A iniciativa pretende dotar os participantes de conhecimentos sobre os problemas e desafios ambientais e de sustentabilidade em torno do conceito de "transição verde" a partir de exemplos e casos de empresas líderes em tópicos de ASG (Ambiental, Social e Governance).

 

No total há 1 000 bolsas para atribuir. As candidaturas decorrem até dia 9 de junho de 2022.

 

 

Bolsas Santander Estudos | Bolsas Santander para Erasmus 1.ª Edição 2022/2023

Estão abertas as inscrições para para as Bolsas Santander para Erasmus.

 

Destinadas a estudantes universitários, de licenciatura e mestrado, com aproveitamento escolar e com necessidades de apoio financeiro, a iniciativa vista incentivar os estudantes vivenciar uma experiência internacional, através da frequência de um período de mobilidade numa universidade estrangeira.

 

No total há 595 bolsas disponíveis, para o programa que se destina a estudantes que frequentem uma das Instituições de Ensino Superior portuguesas, que cumpram os critérios de elegibilidade do Programa Erasmus+.

 

As candidaturas decorrem até dia 30 de junho.

 

 

Becas Santander Skills | MBA Essentials 2022 - LSE

Com vista a fomentar a capacitação profissional o Banco Santander lançou, em parceria com a The London School of Economics and Political Science, o programa de Bolsas Santander Skills | MBA Essentials 2022 – LSE.

 

No total estão disponíveis 900 bolsas, que visam dotar os participantes de conhecimentos nas áreas da gestão e liderança empresarial, de forma rápida e prática, através de um programa 100% online e ministrado através de módulos semanais e assíncronos e que conta com os melhores especialistas da prestigiada London School of Economics and Political Science.

 

As candidaturas decorrem até dia 30 de junho de 2022.

 

 

Bolsas Santander Idiomas | Portuguese For Ukrainian Refugees - A1.1U

A pensar na integração dos refugiados ucranianos o Banco Santander uniu esforços com a Universidade Aberta e lançou o programa Bolsas Santander Idiomas | Portuguese For Ukrainian Refugees - A1.1U.

 

A iniciativa destina-se a refugiados ucranianos em território português, com conhecimento de inglês, que pretendam adquirir, desenvolver ou consolidar as competências linguísticas em português para uma integração rápida e fácil no nosso país.

 

São 500 as bolsas disponíveis, para a formação que terá a duração de 12 semanas (78H).

 

As candidaturas decorrem até dia 4 de setembro de 2022.

 

 

Bolsas Santander Competências | Bolsas Santander Estudos | European Innovation Academy 2022

Estão abertas as inscrições para o programa European Innovation Academy 2022.


Trata-se de uma experiência imersiva que visa dotar os participantes de conhecimentos para que possam criar a sua própria start-up, lançar o seu negócio e introduzir ideias inovadoras no mercado.


No total há 150 bolsas disponíveis, para o programa que se destina a estudantes com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, que frequentem uma das 18 universidades portuguesas.


A formação vai decorrer entre julho e agosto de 2022 e, além de garantir a atribuição de um certificado emitido pela Universidade do Porto no final, ainda inclui a atribuição de 6 ECTS aos participantes.


As candidaturas decorrem até dia 5 de junho.

 

 

Santander Scholarships Skills | Business for All - Harvard Business Publishing

Estão abertas as inscrições para a bolsa Santander Scholarships Skills | Business for All - Harvard Business Publishing.

 

Trata-se de um programa 100% online, que visa dotar os participantes de competências fundamentais para o seu desenvolvimento profissional.

 

No total há 5 000 bolsas disponíveis, nas quais será dada a possibilidade aos formandos de frequentarem um de três cursos: Business Fundamentais (focado nos aspectos essenciais do marketing, finanças, negociação e experiência do cliente); Early Career Readiness (focado nas competencias de liderança e gestão do trabalho em equipa); e Managing Yourself (com vista a dotar os participantes de competencias de tomada de decisão, gestão de tempo e capacidade de influência).

 

O curso tem a duração de 9 semanas e, no final, conta com a atribuição de um certificado da Harvard Business Publishing.

 

As inscrições decorrem até dia 28 de setembro de 2022.

 

Bolsas Santander Tecnologia | Digital Business Development (2.ª Edição)

Estão abertas as candidaturas para a Bolsa Santander Tecnologia | Digital Business Development (2.ª Edição) - Técnico+ Formação Avançada.

 

A iniciativa promovida pelo Santander, em parceria com o Instituto Superior Técnico (da Universidade de Lisboa), visa dotar os participantes de conhecimentos na área da transformação digital, nomeadamente, as principais tecnologias e metodologias de desenvolvimento de negócios digitais. A formação terá a duração de 17 semanas, repartidas em 4 módulos: MOOC tdX, Digital Technologies, Business Development e Group Project.

 

Os participantes devem ter conhecimentos avançados da língua portuguesa (língua em que será ministrada a formação) e bons conhecimentos da língua inglesa (já que os materiais de apoio serão disponibilizados em inglês). No total há 1 000 bolsas para atribuir.

 

As candidaturas decorrem até dia 10 de outubro.


 

 

A importância da formação ao longo da vida

Num mundo em constante mudança e imprevisibilidade é fundamental (e desafiante) acompanhar as evoluções e o mercado. Daí surge a necessidade de desenvolver e aperfeiçoar conhecimentos.

 

O aparecimento de novas tecnologias - como a inteligência artificial, por exemplo -, as transformações económicas e as alterações na procura de informação por parte dos consumidores exigem que os profissionais adquiram novas competências.

 

Por vezes, estamos tão focados na operação que nos esquecemos que o mercado laboral está cada vez mais em transformação e, para conseguirmos responder aos novos desafios, temos de pensar para além do que está à nossa frente.

 

Aprender requer tempo e energia e, por vezes, pode ter de sair da sua zona de conforto. O caminho para o sucesso e para um crescimento profissional sustentável passa por isso mesmo: desenvolver as suas competências de forma contínua.

 

O Santander procura apoiar todos aqueles que partilham desta visão e promover o desenvolvimento de competências nas mais variadas áreas ao longo da sua vida.



 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

Achou este artigo útil?

Queremos continuar a trazer-lhe artigos úteis.

Obrigado pela sua opinião!

A sua ajuda é importante.

Salto Santander

Obrigado pela sua opinião!