Antigas Provas de Aferição, realizadas nos 2.º, 5.º e 8.º anos, serão substituídas pelas Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), aplicadas no 4.º e 6.º.
A partir do ano letivo 2024/2025, as tradicionais Provas de Aferição serão substituídas por um novo modelo de avaliação externa, denominado Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA). Esta mudança integra o Novo Modelo de Avaliação Externa e reflete o compromisso do Ministério da Educação, Ciência e Inovação em monitorizar de forma mais eficaz as aprendizagens dos alunos e em garantir que as escolas possam ajustar as suas estratégias pedagógicas com base em dados mais precisos e atempados.
A implementação deste novo formato vai ao encontro de práticas internacionais e visa uma maior comparabilidade de resultados ao longo dos anos e entre ciclos de ensino.
As atuais Provas de Aferição, anteriormente realizadas nos 2.º, 5.º e 8.º anos, serão substituídas pelas Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), que serão aplicadas no final dos 1.º e 2.º ciclos, ou seja, nos 4.º e 6.º anos.
Estas provas terão como foco as disciplinas de Português, Matemática (com Estudo do Meio no 4.º ano e Ciências Naturais no 6.º ano), além de uma terceira disciplina que será rotativa a cada três anos.
O formato será digital de modo a manter a tendência de modernização e eficiência no processo de avaliação. Este novo modelo permitirá uma análise mais precisa e comparativa das aprendizagens dos alunos ao longo dos anos, sendo também uma ferramenta importante para que as escolas possam corrigir lacunas detetadas no processo de ensino.
Além das provas fixas de Português e Matemática, haverá uma terceira prova rotativa que será aplicada a diferentes disciplinas de três em três anos. No 4.º ano, as disciplinas rotativas incluem Inglês (em 2025 e 2028), Educação Artística (em 2026) e Educação Física (em 2027).
Para o 6.º ano, as provas rotativas incidirão sobre História e Geografia de Portugal (em 2025 e 2028), Inglês (em 2026) e Educação Física e Educação Visual (em 2027).
Embora o calendário escolar dos próximos quatro anos já tenha sido oficialmente publicado, as datas das provas ModA de 2024/2025 ainda estão em fase de proposta. Contudo, já foi divulgado um calendário preliminar, consulte-o abaixo.
Disciplina | Dia | Hora |
---|---|---|
Português (41), Português Língua Segunda (40) e Português Língua Não Materna (PLNM) (43) (44) | 19 a 23 de maio | Sem informação |
Inglês (45) | 26 a 30 de maio | Sem informação |
Matemática e Estudo do Meio (42) | 2 a 6 de junho | Sem informação |
Disciplina | Dia | Hora |
---|---|---|
Português (61), Português Língua Segunda (60) e PLNM (63) (64) |
19 a 23 de maio | Sem informação |
História e Geografia de Portugal (67) | 26 a 30 de maio | Sem informação |
Matemática (62) | 2 a 6 de junho | Sem informação |
Apesar da importância do acompanhamento da aprendizagem, as Provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA) não contarão diretamente para a classificação final dos alunos, tal como as anteriores provas de aferição. O objetivo principal é avaliar o nível de aprendizagem dos estudantes e fornecer dados detalhados sobre o respetivo desempenho, sem que isso influencie diretamente as notas finais. No entanto, cada aluno receberá uma classificação quantitativa numa escala de 0 a 100, que será registrada na ficha individual.
As classificações das provas ModA serão, de facto, públicas, mas apresentadas de forma anónima, permitindo a comparação do desempenho das escolas e dos concelhos a nível nacional. Adicionalmente, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação compromete-se a divulgar, até novembro de cada ano, relatórios nacionais com dados estatísticos abrangentes, promovendo uma análise pública mais eficaz e transparente.
Desta forma, as provas ModA mostram-se como uma ferramenta valiosa para a definição de estratégias de melhoria contínua, sem impactar diretamente o percurso escolar dos alunos.
Uma das grandes inovações introduzidas com o novo modelo é a utilização generalizada do formato digital, o que permitirá uma maior eficiência na correção e avaliação das provas.
O novo modelo de avaliação externa pretende, assim, suprir as falhas do anterior sistema ao oferecer uma maior capacidade de diagnóstico e de monitorização contínua da qualidade do ensino nas escolas portuguesas.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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