bem-estar

Santos populares 2024: feriados e festas

12 jun 2024 | 6 min de leitura

Junho é o mês dos santos populares, com festas e arraiais por todo o país nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro.

As festas populares são uma parte vital do património cultural de Portugal. Entre as mais famosas estão as festas dos santos populares, dedicadas a Santo António, São João e São Pedro, que enchem as ruas de cidades e vilas com alegria, cores e diversão. Saiba em que dias se celebram e quais as principais tradições.

 

O que são os santos populares?

Os santos populares são uma série de festas tradicionais que ocorrem durante o mês de junho. Estas celebrações prestam homenagem a três santos proeminentes: Santo António, São João e São Pedro e a tradição inclui danças, comidas típicas e outras manifestações culturais.

 

Breve história

A origem das celebrações dos santos populares remonta a uma mistura de tradições pagãs e cristãs que se desenvolveram ao longo dos séculos.

 

Antes da chegada do cristianismo, as populações do norte da Europa celebravam o solstício de verão, o dia mais longo do ano, com festas que incluíam fogueiras, danças e rituais para celebrar a fertilidade e a abundância das colheitas. Estas celebrações estavam associadas à adoração de deuses pagãos e eram momentos de grande alegria e renovação.

 

Com a disseminação do cristianismo, a Igreja Católica procurou cristianizar as festividades pagãs, associando-as à celebração de santos importantes. Tal ajudou a integrar as práticas pagãs na nova fé, tornando-as mais aceitáveis para os convertidos. Assim, as festas do solstício de verão foram associadas aos santos que a Igreja comemorava em junho.

 

 

Algumas das tradições mais relevantes desta quadra são:

  • Marchas Populares. Desfiles de marchas coreografadas com trajes típicos, representando os diferentes bairros das cidades
  • Casamentos de Santo António. Cerimónias coletivas de casamentos patrocinados pela Câmara Municipal de Lisboa
  • Manjericos e quadras populares. Durante as festas, é comum oferecer pequenos vasos de manjerico, com bandeirinhas coloridas que contêm quadras populares (poemas curtos e rimados).
  • Balões de São João. Balões de papel iluminados que são lançados ao céu durante a noite
  • Martelinhos e alhos-porros. Tradição de bater nas cabeças das pessoas com pequenos martelos de plástico ou alhos-porros, como forma de cumprimento amigável
  • Saltos sobre fogueiras: As pessoas saltam sobre fogueiras para simbolizar a purificação e a renovação
  • Cascatas. As cascatas são pequenas representações em miniatura de cenas típicas da vida rural, geralmente com figuras de barro, que incluem santos e outros personagens tradicionais.
  • Procissões Marítimas. Barcos decorados participam em procissões no mar em honra ao padroeiro dos pescadores
  • Fogueiras de São Pedro. As pessoas saltam sobre fogueiras, seguindo a tradição comum nesta quadra
  • Arraiais. Festas de rua com música, dança e comidas típicas, como sardinhas assadas e broa de milho.

 

Quais as datas dos santos populares

Os três santos mais relevantes em Portugal celebram-se nos seguintes dias:


Santo António - 13 de junho

O Santo António de Lisboa é um dos santos mais venerados em Portugal. As celebrações são particularmente animadas na capital portuguesa, onde as ruas dos bairros históricos, como Alfama, se enchem de festas, desfiles e arraiais.

 

Dois pontos altos da celebração deste santo são os Casamentos de Santo António (casamentos comunitários patrocinados pela Câmara Municipal de Lisboa) e as Marchas Populares (desfiles realizados por vários bairros de Lisboa, em que cada bairro prepara coreografias, músicas e trajes para competir pela melhor marcha, num evento que é realizado na Avenida da Liberdade).


São João - 24 de junho

O São João é celebrado principalmente nas cidades do Porto e de Braga. As festas de São João são famosas pelas fogueiras, balões de ar quente, martelinhos de plástico (que as pessoas usam para bater suavemente na cabeça umas das outras), alho-porro, sardinhas assadas e muita música e dança. O ponto alto das celebrações é a noite de 23 para 24 de junho, que é conhecida como a noite mais longa do ano.

 

São Pedro - 29 de junho

O São Pedro é celebrado em várias localidades, mas as festas mais conhecidas são em Sintra e Évora. As celebrações incluem procissões, arraiais e fogueiras, e as pessoas costumam decorar as ruas com balões e bandeiras coloridas. Tal como nas festas de São João, acendem-se fogueiras em honra a São Pedro. Em localidades costeiras ou ribeirinhas, como a Póvoa de Varzim, há a tradição de decorar barcos de pesca com flores e bandeiras coloridas em honra a São Pedro, que é o padroeiro dos pescadores. Estas embarcações engalanadas são muitas vezes levadas em procissões marítimas.
 

 

Os arraiais mais populares em Lisboa

A minha Penha é linda

Onde: Penha de França, ao lado do mercado de Sapadores

 

Organizado pela Junta de Freguesia da Penha de França, o Arraial de Santo António acontece no Mercado dos Sapadores entre 8 e 12 de junho. O cartaz conta com vários artistas, sendo o ponto alto a presença da cantora Micaela no dia 9 de junho.

 

 

Arraial da Vila Berta

Onde: Vila Berta, na freguesia de São Vicente (bairro da Graça)

 

Na sua 13.ª edição, o imperdível Arraial da Vila Berta regressa com muita música, fados e guitarradas, cantares tradicionais, sardinha, vinhos, petiscos e uma animação contagiante. Este ano, o cartaz musical abre dia 1, com o concerto de José Malhoa. Entre dia 1 e dia 12, será possível ouvir Há Fado Vadio (dia 3), DJ Cota Ruizadas (nos dia 4, 10 e 12), Duo Pimbalhudo (dia 5), Arpicantares (dia 6), Deixa Rolá (nos dias 7 e 12), entre outros.

 

 

Santos à Campolide

Onde: Quinta do Zé Pinto, Campolide

 

De 31 de maio a 15 de junho, a Quinta do Zé Pinto vai encher-se de alegria, cor e animação. Este ano, tal como em edições anteriores, o cartaz é de luxo, com alguns dos melhores artistas de música popular portuguesa, como Rebeca, Toy, Mónica Sintra ou Quim Barreiros, entre muitos outros.

 

 

Arraial de São Miguel

Onde: Largo de São Miguel, Alfama


No Largo de São Miguel fica um dos arraiais mais famosos de Lisboa. Em 2024, as festividades começam no dia 31 de maio e estendem-se até dia 29 de junho, e pode contar com música popular ao vivo, boa comida e diversão. Este é um dos arraiais mais movimentados de Lisboa, perfeito para quem gosta de estar no centro da festa.

 

 

Grande Arraial das Avenidas Novas

Onde: Jardins do Campo Pequeno

 

De 7 a 24 de junho os jardins em redor da praça de touros do Campo Pequeno voltam a albergar um dos maiores arraiais de Lisboa. Rosinha, Ruth Marlene, Iran Costa, Dj Kamala, Ena Pá 2000 e Sérgio Rossi são alguns dos grandes artistas que compõem o cartaz deste ano.

 

 

Arraial da Misericórdia

Onde: Miradouro de São Pedro de Alcântara

 

Com uma das mais belas vistas da cidade de Lisboa, o Arraial da Misericórdia realiza-se de 1 a 30 de junho no Miradouro de São Pedro de Alcântara. O programa do Arraial da Misericórdia traz alguns dos artistas populares mais renomados da nossa praça, como Toy, Ágata, Mónica Sintra ou Quim Barreiros.

 

 

Grande Arraial de Benfica

Onde: Alameda Padre Álvaro Proença


Entre 20 e 23 de Junho, o Santo António instala-se na Alameda Padre Álvaro Proença com muita sardinha, cerveja e concertos capazes de arrastar multidões. O cartaz conta com atuações de luxo como Quim Barreiros, Sara Correia, Diogo Piçarra, Bárbara Bandeira e GNR.

 

E no Porto

São João de Vila do Conde 2024

Onde: Vila do Conde

 

De 1 a 24 de junho, Vila do Conde comemora os Santos populares. As Festas de São João primam por um cartaz de grandes concertos no Cais da Alfândega, no Teatro Municipal e junto à Igreja do Senhor dos Navegantes, e contam com:  Mariza (dia 1), Expensive Soul (dia 8), Carlão (dia 14), Rui Veloso (dia 15), Banda Sinfónica Portuguesa (dia 16), Bárbara Bandeira (dia 22) e Emanuel na noite de São João.

 

 

São João Porto 2024

Onde: Porto (Largo do Amor de Perdição, Jardins do Palácio de Cristal e Casa da Música

 

As Festas de São João 2024 voltam a convocar toda a cidade para a rua, com grande destaque para a noite de 23 de junho. Nesta noite, a Câmara Municipal do Porto preparou três palcos especiais, com várias propostas musicais. O Largo do Amor de Perdição acolhe os concertos de Fernando Correia Marques e de Augusto Canário. Já os Jardins do Palácio de Cristal apresentam o espetáculo de Ana Moura e, logo depois, é a vez da Orquestra Bamba Social animar o resto da noite. Na Casa da Música a noite começa com o concerto dos José Pinhal Post-Mortem Experience, seguido de DJ sets de Hipster Pimba e Pop’lar.
 

 

Festas de São João de Sobrado 2024

Onde: Vila de Sobrado, em Valongo

 

De 20 a 24 de junho, a vila de Sobrado, em Valongo, acolhe uma das festas mais emblemáticas e vibrantes: as Festas de São João. O cartaz é bastante completo. Ao longo de nove dias pode ver artistas como Quim Barreiros (dia 20), Diogo Piçarra (dia 21), Barbara Tinoco e Kura (dia 22), Fernando Daniel e a festa dos Cromos da Noite (dia 23). Para dia 24 está reservada a Bugiada e Mouriscada (representação teatral da luta entre mouros e cristãos), uma tradição centenária que promete encantar e emocionar os presentes.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).