Agora já pode ter a sua Chave Móvel Digital em minutos. Saiba como pedir, usar e desbloquear a sua Chave Móvel Digital de forma simples e rápida, para facilitar serviços como a renovação do Cartão de Cidadão e a abertura de conta online no Santander.
A Chave Móvel Digital entrou para o nosso vocabulário em 2014. Mas sabe o que é? Se já tem a sua, talvez tenha sido uma das mais de 1,7 milhões de ativações de Chave Móvel Digital feitas em 2022, segundo o portal Autenticação.gov.
Se ainda não tem a sua Chave Móvel Digital, saiba como pode ser-lhe útil e o que precisa de garantir para usar esta ferramenta digital na sua relação com os serviços públicos e com alguns privados.
Em 2014, a Assembleia da República aprovou um meio de autenticação dos cidadãos “alternativo e voluntário”.
Chamou-lhe Chave Móvel Digital.
Um meio de autenticação é uma forma segura de comprovar a identidade. Pense que, quando vamos à Segurança Social ou às Finanças, também nos pedem o Cartão de Cidadão para confirmar a nossa identidade, antes de fazer uma alteração.
O primeiro objetivo da Chave Móvel Digital era agilizar a relação das pessoas com os serviços públicos e, assim, permitir que fossem usados online.
À medida que este sistema de autenticação foi evoluindo, também se tornou mais abrangente. E hoje, a lei diz que a Chave Móvel Digital pode ser usada nos portais online das entidades públicas e também de algumas entidades privadas.
Este ano há uma novidade. Já pode utilizar a aplicação móvel Autenticação.gov para ativar a sua Chave Móvel Digital. O que pode fazer com a aplicação móvel Autenticação.gov?
Pedir e usar a Chave Móvel Digital é gratuito.
A resposta mais simples diria que a Chave Móvel Digital evita as deslocações aos serviços públicos que, como sabemos, muitas vezes nos tomam longas horas de espera.
Hoje, este sistema já vai além de tratar dos assuntos burocráticos à distância.
Com a Chave Móvel Digital, é possível:
Neste momento já tem 4 formas para pedir e ativar a Chave Móvel:
Através da aplicação móvel Autenticação.gov
Vai precisar do seu Cartão de Cidadão e de tirar uma foto ao seu rosto (selfie) para verificação facial. Pode ver o vídeo caso tenha dúvidas.
Por videoconferência
Através do portal Autenticação.gov.pt
Por razões de segurança, na primeira autenticação com o seu PIN temporário, irão pedir-lhe que o altere para um PIN numérico à sua escolha.
Presencialmente
A CMD pode ser associada ao Cartão de Cidadão, passaporte ou Bilhete de Identidade. Vai precisar de indicar o seu número de telemóvel e ter consigo o respetivo telemóvel no momento do pedido.
Se for cidadão estrangeiro, pode pedir a CMD com o Passaporte ou com o cartão ou título de residência num:
Para ativar a CMD com o cartão ou título de residência vai precisar de ter NIF português.
Se for cidadão estrangeiro a residir no estrangeiro, pode pedir a CMD num posto consular português, no entanto, o pedido de CMD com o Passaporte apenas está disponível nos postos consulares portugueses de Bruxelas, Londres, Paris e São Paulo. Se precisar de ajuda a ativar a sua Chave Móvel Digital, consulte o portal eportugal.gov.pt.
Ao pedir, ou ativar, a Chave Móvel Digital, tem de associar um número de telemóvel. Cada Chave Móvel Digital só pode ter um número de telemóvel associado.
Quando precisar de autenticar-se num dos sites que usam este sistema, vai usar 2 fatores de autenticação:
Se tiver dúvidas, pode consultar o passo-a-passo sobre a autenticação com Chave Móvel, em Autenticação.gov.
A Chave Móvel Digital utiliza a segurança dos sistemas de autenticação de 2 fatores.
A autenticação em 2 fatores é o mesmo mecanismo que usa, por exemplo, para fazer compras online com a App Santander e validá-las através de uma notificação que a própria app envia para o seu telemóvel.
O PIN que definir para a sua Chave Móvel pode sempre ser alterado ou recuperado, caso se esqueça dele. E não deve partilhá-lo com terceiros para manter a segurança dos seus dados de acesso.
Além disso, a lei determina que os cidadãos possam rever o seu histórico de autenticações e também de assinaturas digitais, o que é uma medida de segurança acrescida.
Já sobre a segurança dos dados dos utilizadores, cabe à Agência para a Modernização Administrativa (AMA) garantir a proteção dos dados dos cidadãos.
O histórico de autenticações feitas com Chave Móvel Digital é eliminado ao fim de um ano.
Se pediu ou já tem a sua Chave Móvel Digital, só precisa de ativar a assinatura digital, uma forma de assinar documentos à distância, com certificados digitais que comprovam a sua identidade.
Assim, vai ter um código PIN de assinatura, além do código PIN de autenticação da Chave Móvel Digital.
Para assinar documentos com Chave Móvel Digital é necessário:
Com a assinatura digital ativada, vai poder:
A assinatura digital é tão válida como a sua assinatura à mão, num papel.
A assinatura digital com Chave Móvel Digital é certificada pelo Regulamento 910/2014 da União Europeia.
Se não consegue autenticar-se, é possível que a sua Chave Móvel Digital esteja bloqueada.
A Chave Móvel é bloqueada por motivos de segurança, quando, por exemplo, insere o código PIN errado por várias vezes.
Essas tentativas de autenticação falhadas fazem com que o sistema bloqueie a Chave Móvel.
Também precisa de saber que a Chave Móvel tem um prazo de validade: expira 30 dias depois de terminar a validade do Cartão de Cidadão, ou do documento de identificação usado.
Inicie sessão no portal Autenticação.gov usando o seu Cartão de Cidadão, leitor de cartões smartcard, e código PIN do Cartão de Cidadão. Escolha o separador "A Minha Chave Móvel Digital" e clique em "Desbloquear".
Se não tiver leitor de cartões ou Cartão de Cidadão, dirija-se a um Espaço Cidadão, onde pode pedir para desbloquearem a sua Chave Móvel Digital.
Há vantagens claras ao usar a Chave Móvel Digital para tratar dos assuntos com os serviços públicos. Evita sair de casa, fazer marcações que podem só ter vaga alguns meses depois do previsto, esperar em filas, ter de tirar tempo do trabalho para ir aos balcões de atendimento...
Mas há outra vantagem. Usar a Chave Móvel Digital para tratar de alguns destes temas pode sair-lhe mais barato.
Quando renovar o Cartão de Cidadão, terá de pagar 18€ pelo documento de identificação, se tiver validade de 10 anos, e fizer a renovação presencial.
Mas se tratar da renovação online, com a Chave Móvel Digital, o mesmo serviço pode custar 16,20€.
Existem algumas condições para renovar o Cartão de Cidadão online. Por exemplo, só a partir dos 25 anos é possível renovar o documento de identificação através da internet.
Conheça todas as condições no portal Justiça.gov.pt.
A mesma lógica aplica-se à Carta de Condução.
Quando precisar de revalidar a sua carta, pode fazê-lo com acesso ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) através da Chave Móvel Digital.
Nos pedidos de revalidação da carta online, até aos 70 anos, tem um desconto de 10%. Por isso, em vez de pagar os 30€ da revalidação presencial, pode pagar apenas 27€.
Conheça os prazos e as restantes as condições.
Sim, já é possível abrir conta online em vários bancos utilizando a Chave Móvel Digital.
No caso do Santander, é possível abrir conta online através do navegador e da App Santander com a Chave Móvel.
Usar a Chave Móvel neste processo torna-o mais rápido. Os dados associados ao Cartão de Cidadão são transferidos de imediato quando se autenticar com a sua Chave Móvel Digital. Por isso, essa parte do processo é imediata.
A segurança da abertura de conta online também está garantida por este sistema certificado pelo Estado português. Funciona da mesma forma quando abre conta num banco ou se autentica no Portal das Finanças com o PIN da Chave Móvel.
Para facilitar a entrada na vida universitária ou num novo ano letivo, o Santander disponibiliza a abertura de conta bancária online e o pedido de Cartão de Estudante num só processo.
A autenticação é feita com a Chave Móvel Digital ou por videochamada.
Neste caso, a conta indicada para universitários é a Conta Stream, sem comissões para estudantes do Ensino Superior até aos 25 anos.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
A Chave Móvel Digital entrou para o nosso vocabulário em 2014. Mas sabe o que é? Se já tem a sua, talvez tenha sido uma das mais de 1,7 milhões de ativações de Chave Móvel Digital feitas em 2022, segundo o portal Autenticação.gov.
Se ainda não tem a sua Chave Móvel Digital, saiba como pode ser-lhe útil e o que precisa de garantir para usar esta ferramenta digital na sua relação com os serviços públicos e com alguns privados.
Em 2014, a Assembleia da República aprovou um meio de autenticação dos cidadãos “alternativo e voluntário”.
Chamou-lhe Chave Móvel Digital.
Um meio de autenticação é uma forma segura de comprovar a identidade. Pense que, quando vamos à Segurança Social ou às Finanças, também nos pedem o Cartão de Cidadão para confirmar a nossa identidade, antes de fazer uma alteração.
O primeiro objetivo da Chave Móvel Digital era agilizar a relação das pessoas com os serviços públicos e, assim, permitir que fossem usados online.
À medida que este sistema de autenticação foi evoluindo, também se tornou mais abrangente. E hoje, a lei diz que a Chave Móvel Digital pode ser usada nos portais online das entidades públicas e também de algumas entidades privadas.
Este ano há uma novidade. Já pode utilizar a aplicação móvel Autenticação.gov para ativar a sua Chave Móvel Digital. O que pode fazer com a aplicação móvel Autenticação.gov?
Pedir e usar a Chave Móvel Digital é gratuito.
A resposta mais simples diria que a Chave Móvel Digital evita as deslocações aos serviços públicos que, como sabemos, muitas vezes nos tomam longas horas de espera.
Hoje, este sistema já vai além de tratar dos assuntos burocráticos à distância.
Com a Chave Móvel Digital, é possível:
Neste momento já tem 4 formas para pedir e ativar a Chave Móvel:
Através da aplicação móvel Autenticação.gov
Vai precisar do seu Cartão de Cidadão e de tirar uma foto ao seu rosto (selfie) para verificação facial. Pode ver o vídeo caso tenha dúvidas.
Por videoconferência
Através do portal Autenticação.gov.pt
Por razões de segurança, na primeira autenticação com o seu PIN temporário, irão pedir-lhe que o altere para um PIN numérico à sua escolha.
Presencialmente
A CMD pode ser associada ao Cartão de Cidadão, passaporte ou Bilhete de Identidade. Vai precisar de indicar o seu número de telemóvel e ter consigo o respetivo telemóvel no momento do pedido.
Se for cidadão estrangeiro, pode pedir a CMD com o Passaporte ou com o cartão ou título de residência num:
Para ativar a CMD com o cartão ou título de residência vai precisar de ter NIF português.
Se for cidadão estrangeiro a residir no estrangeiro, pode pedir a CMD num posto consular português, no entanto, o pedido de CMD com o Passaporte apenas está disponível nos postos consulares portugueses de Bruxelas, Londres, Paris e São Paulo. Se precisar de ajuda a ativar a sua Chave Móvel Digital, consulte o portal eportugal.gov.pt.
Ao pedir, ou ativar, a Chave Móvel Digital, tem de associar um número de telemóvel. Cada Chave Móvel Digital só pode ter um número de telemóvel associado.
Quando precisar de autenticar-se num dos sites que usam este sistema, vai usar 2 fatores de autenticação:
Se tiver dúvidas, pode consultar o passo-a-passo sobre a autenticação com Chave Móvel, em Autenticação.gov.
A Chave Móvel Digital utiliza a segurança dos sistemas de autenticação de 2 fatores.
A autenticação em 2 fatores é o mesmo mecanismo que usa, por exemplo, para fazer compras online com a App Santander e validá-las através de uma notificação que a própria app envia para o seu telemóvel.
O PIN que definir para a sua Chave Móvel pode sempre ser alterado ou recuperado, caso se esqueça dele. E não deve partilhá-lo com terceiros para manter a segurança dos seus dados de acesso.
Além disso, a lei determina que os cidadãos possam rever o seu histórico de autenticações e também de assinaturas digitais, o que é uma medida de segurança acrescida.
Já sobre a segurança dos dados dos utilizadores, cabe à Agência para a Modernização Administrativa (AMA) garantir a proteção dos dados dos cidadãos.
O histórico de autenticações feitas com Chave Móvel Digital é eliminado ao fim de um ano.
Se pediu ou já tem a sua Chave Móvel Digital, só precisa de ativar a assinatura digital, uma forma de assinar documentos à distância, com certificados digitais que comprovam a sua identidade.
Assim, vai ter um código PIN de assinatura, além do código PIN de autenticação da Chave Móvel Digital.
Para assinar documentos com Chave Móvel Digital é necessário:
Com a assinatura digital ativada, vai poder:
A assinatura digital é tão válida como a sua assinatura à mão, num papel.
A assinatura digital com Chave Móvel Digital é certificada pelo Regulamento 910/2014 da União Europeia.
Se não consegue autenticar-se, é possível que a sua Chave Móvel Digital esteja bloqueada.
A Chave Móvel é bloqueada por motivos de segurança, quando, por exemplo, insere o código PIN errado por várias vezes.
Essas tentativas de autenticação falhadas fazem com que o sistema bloqueie a Chave Móvel.
Também precisa de saber que a Chave Móvel tem um prazo de validade: expira 30 dias depois de terminar a validade do Cartão de Cidadão, ou do documento de identificação usado.
Inicie sessão no portal Autenticação.gov usando o seu Cartão de Cidadão, leitor de cartões smartcard, e código PIN do Cartão de Cidadão. Escolha o separador "A Minha Chave Móvel Digital" e clique em "Desbloquear".
Se não tiver leitor de cartões ou Cartão de Cidadão, dirija-se a um Espaço Cidadão, onde pode pedir para desbloquearem a sua Chave Móvel Digital.
Há vantagens claras ao usar a Chave Móvel Digital para tratar dos assuntos com os serviços públicos. Evita sair de casa, fazer marcações que podem só ter vaga alguns meses depois do previsto, esperar em filas, ter de tirar tempo do trabalho para ir aos balcões de atendimento...
Mas há outra vantagem. Usar a Chave Móvel Digital para tratar de alguns destes temas pode sair-lhe mais barato.
Quando renovar o Cartão de Cidadão, terá de pagar 18€ pelo documento de identificação, se tiver validade de 10 anos, e fizer a renovação presencial.
Mas se tratar da renovação online, com a Chave Móvel Digital, o mesmo serviço pode custar 16,20€.
Existem algumas condições para renovar o Cartão de Cidadão online. Por exemplo, só a partir dos 25 anos é possível renovar o documento de identificação através da internet.
Conheça todas as condições no portal Justiça.gov.pt.
A mesma lógica aplica-se à Carta de Condução.
Quando precisar de revalidar a sua carta, pode fazê-lo com acesso ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) através da Chave Móvel Digital.
Nos pedidos de revalidação da carta online, até aos 70 anos, tem um desconto de 10%. Por isso, em vez de pagar os 30€ da revalidação presencial, pode pagar apenas 27€.
Conheça os prazos e as restantes as condições.
Sim, já é possível abrir conta online em vários bancos utilizando a Chave Móvel Digital.
No caso do Santander, é possível abrir conta online através do navegador e da App Santander com a Chave Móvel.
Usar a Chave Móvel neste processo torna-o mais rápido. Os dados associados ao Cartão de Cidadão são transferidos de imediato quando se autenticar com a sua Chave Móvel Digital. Por isso, essa parte do processo é imediata.
A segurança da abertura de conta online também está garantida por este sistema certificado pelo Estado português. Funciona da mesma forma quando abre conta num banco ou se autentica no Portal das Finanças com o PIN da Chave Móvel.
Para facilitar a entrada na vida universitária ou num novo ano letivo, o Santander disponibiliza a abertura de conta bancária online e o pedido de Cartão de Estudante num só processo.
A autenticação é feita com a Chave Móvel Digital ou por videochamada.
Neste caso, a conta indicada para universitários é a Conta Stream, sem comissões para estudantes do Ensino Superior até aos 25 anos.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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