Sabia que é possível ganhar dinheiro com o TikTok? Rentabilize a sua presença na app do momento, com as nossas 9 dicas de como ganhar dinheiro.
Sabia que é possível ganhar dinheiro com o TikTok? Rentabilize a sua presença na app do momento, com as nossas 9 dicas de como ganhar dinheiro com a mesma.
Nos últimos anos, o TikTok surgiu como uma das plataformas de social media mais dinâmicas e populares do mundo. Esta aplicação, com a sua abordagem criativa e envolvente, não cativou apenas milhões de utilizadores em todo o mundo como abriu novas portas para empreendedores e criadores de conteúdo que desejam ganhar dinheiro com a sua paixão.
Em Portugal, esta tendência não é diferente: o TikTok tem vindo a conquistar uma base de utilizadores cada vez maior, com pessoas de todas as idades e origens, tornando-se num verdadeiro fenómeno de imersão digital.
Se quer impulsionar o seu negócio e dar a conhecer os seus produtos/serviços ao mundo, o TikTok é a plataforma certa. Com vídeos criativos e cativantes pode alcançar uma audiência vasta e criar uma comunidade focada na sua marca, de uma forma única e emocionante. Veja algumas dicas:
Ganhar dinheiro a promover os produtos que adora pode parecer bom demais para ser verdade, mas é possível. São as comumente chamadas “publis”.
Atualmente, as marcas já consideram as parcerias com “TikTokers” como parte essencial da sua estratégia de marketing, para promoção dos seus produtos ou serviços.
Pode não ser a tarefa mais fácil de conseguir, mas fazer parcerias com marcas que sejam relevantes para a comunidade que o segue tem um grande retorno, tanto monetário como de visibilidade.
Ao contrário das parcerias, onde as marcas lhe pagam previamente para divulgar os seus produtos, o marketing de afiliados também se foca na divulgação de produtos ou serviços das marcas, mas aqui recebe uma comissão por cada venda realizada através do link que disponibilizar.
No entanto, para estar apto a este tipo de parceria, é necessário ter mais de 10 mil seguidores.
Se é presença assídua nesta rede social, a expressão “lives” não deve ser um termo desconhecido. Esta é uma das maneiras mais conhecidas para ganhar dinheiro no TikTok, e que teve um “boom” no ano passado com as chamadas de “NPC Lives” (transmissões ao vivo onde se imita personagens não-jogáveis de jogos).
Durante essas transmissões, quem está a ver têm a possibilidade de enviar presentes para quem está a transmitir como uma forma de demonstrar o apreço pelo conteúdo.
Cada presente corresponde a uma determinada quantidade de moedas da plataforma, que pode acumular e, posteriormente, trocar por dinheiro real. No entanto, apenas utilizadores com mais de mil seguidores - e com idade superior a 16 anos - podem realizar transmissões ao vivo.
Tal como acontece nas lives, onde os utilizadores enviam presentes, aqui, podem optar por enviar moedas para os criadores de conteúdo.
Para utilizar esta funcionalidade, é necessário ter, pelo menos, 100 mil seguidores. Além disso, o perfil deve ter sido criado há mais de 30 dias e ter publicado, pelo menos, um vídeo nos últimos 30 dias.
Os códigos de convite para novos utilizadores são uma forma simples de ganhar dinheiro no TikTok. Todos os utilizadores podem gerar o seu próprio código exclusivo e transformá-lo num link para enviar aos amigos através de qualquer aplicação de mensagens (como WhatsApp, Telegram, etc.).
Quando alguém se regista com o seu link e código, ambos recebem pontos. Além disso, se o novo utilizador assistir a 30 minutos de vídeos por dia, durante 10 dias, a recompensa pode chegar a mais de 30 euros.
A plataforma oferece, ainda, promoções-relâmpago com um valor mais alto pelos convites, por isso é importante estar sempre atento.
Sabia que é possível ganhar dinheiro só ao assistir vídeos? Esta é uma das formas de cumprir as missões diárias propostas pela plataforma, onde os utilizadores precisam completar desafios específicos para ganhar moedas.
Outras tarefas como, publicar vídeos com sons recomendados, assistir a anúncios ou utilizar cupões obtidos na aplicação podem render “rubis” (uma moeda desta rede social que pode ser posteriormente trocada por dinheiro),
No entanto, estas missões não estão sempre disponíveis, por isso é importante verificar regularmente a secção de "TikTok Bónus".
O Programa Criativo do TikTok é uma iniciativa de monetização na plataforma criada pelo próprio TikTok para recompensar os criadores de conteúdo pelas suas visualizações. Em média, a plataforma paga cerca de 0,14 euros por cada mil visualizações.
O pagamento considera vários critérios, incluindo o envolvimento do público, o número de visualizações dos vídeos, a autenticidade do conteúdo, a região onde o vídeo é visualizado e a conformidade com os termos de uso e diretrizes da aplicação.
Para ganhar dinheiro com o Programa Criativo TikTok Beta, é necessário:
O Marketplace de Creator é uma plataforma que facilita a ligação entre os criadores de conteúdo e as marcas. Neste caso, as empresas que desejem expandir o seu alcance online entram em contacto com a equipa do TikTok, onde traçam um perfil de influenciadores que se adapte melhor ao que querem divulgar.
Depois, a equipa de monetização do TikTok entra em ação, onde identifica os criadores de conteúdo mais adequados para participar nas campanhas pagas ou em “permutas” (estratégia onde a empresa oferece um produto ou serviço em troca da divulgação).
Uma das grandes vantagens do Marketplace de Criadores, em comparação com o conteúdo patrocinado convencional, é ser o próprio TikTok a fazer a conexão entre marcas e influenciadores digitais. Ao contrário das parcerias tradicionais (faladas acima, no ponto 2.), onde a empresa ou o influenciador têm de tomar a iniciativa e procurar a parceria.
1. Criatividade ilimitada: o TikTok é um playground digital, onde a criatividade é rei. Com uma variedade de ferramentas de edição, efeitos especiais e desafios virais, os utilizadores têm liberdade para expressar a sua imaginação de maneiras únicas e envolventes.
2. Audiência global: com mais de 1,677 mil milhões de utilizadores globais, a plataforma oferece uma audiência vasta e diversificada. Esta exposição global pode ajudar a ampliar o alcance do seu conteúdo e a conectar-se com pessoas de diferentes culturas e backgrounds.
3. Fácil de usar: o TikTok foi projetado com a simplicidade em mente. A sua interface intuitiva e recursos de edição acessíveis tornam a criação de vídeos fácil e divertida para todos os níveis de habilidade.
4. Potencial de “viralizar”: o algoritmo do TikTok é conhecido pela sua capacidade de catapultar conteúdo para o estrelato da noite para o dia. Um único vídeo bem-sucedido pode tornar-se viral e atrair milhões de visualizações, likes e partilhas em questão de horas.
5. Diversidade de conteúdo: do humor à educação, da música à moda, o TikTok aloja conteúdo para todos os gostos e interesses.
Com mais de 1,677 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, dos quais 1,1 mil milhões são ativos mensais, esta rede social já não é apenas uma moda passageira.
Para os anunciantes, o TikTok oferece um público incrivelmente vasto: com mais de 1,081 mil milhões de utilizadores adultos por mês, incluindo cerca de 885 milhões com 18 anos ou mais, a plataforma proporciona uma oportunidade sem igual de alcançar uma audiência diversificada e envolvida.
Os utilizadores dedicam, em média, 95 minutos por dia à aplicação. Isto traduz-se em mais de 6 horas semanais e cerca de 26 horas mensais, durante as quais consomem mais de mil milhões de vídeos diariamente.
No que diz respeito a Portugal, o TikTok tem também deixado a sua marca, com cerca de 3,3 milhões de utilizadores ativos por mês (quase um terço da população).
Estes impressionantes números só confirmam o poder económico e a viabilidade do TikTok como uma plataforma para ganhar dinheiro.
Os rendimentos obtidos através de trabalhos online estão sujeitos a tributação de IRS em Portugal, mesmo que as plataformas utilizadas não estejam sediadas no país. Geralmente, esses rendimentos são classificados na categoria B - rendimentos empresariais e profissionais.
Para garantir que tudo fique em conformidade com as leis fiscais, recomendamos recorrer a um profissional para o ajudar neste tema.
Para além de, como já referido anteriormente, ser de extrema importância o respeito e a conformidade com os termos e diretrizes da aplicação, é também essencial que todas as comunicações estejam de acordo com o Código de Conduta da DGC - Direção Geral do Consumidor.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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