Como melhorar a produtividade no trabalho? Perder menos tempo e ter mais organização não são metas impossíveis de atingir. Veja algumas dicas.
As horas passam, os dias parecem curtos para tanto trabalho e não conseguiu fazer tudo o que era necessário. Se esta é a história da sua vida, está na altura de aprender como melhorar a produtividade no trabalho. Uma coisa que vai gostar de saber: não significa trabalhar mais, mas sim melhor.
Ser mais produtivo no trabalho não implica que passe todos os minutos do seu dia a trabalhar ou que faça constantemente horas extraordinárias para cumprir prazos. Muito pelo contrário.
Passar muitas horas no emprego, trabalhar até à exaustão e não conseguir ter vida pessoal são, aliás, grandes inimigos da produtividade. Quanto maior é o cansaço, menor é a capacidade de produzir. Ter tempo para hobbies, para a família e para o descanso são fatores essenciais para melhorar a produtividade.
Mas como conseguir ser mais produtivo? Mudando alguns hábitos e com uma pequena ajuda da tecnologia.
A forma como começa o seu dia e o modo como encara a lista de tarefas são dois fatores com grande impacto na produtividade. Mas não são os únicos.
A gestão do tempo é fundamental, mas é igualmente importante focar-se numa tarefa quando está a trabalhar e deixar de pensar no trabalho durante os momentos de pausa. Vejamos, então, algumas técnicas para melhorar a produtividade no trabalho.
Confesse: quantas vezes iniciou uma tarefa, mas interrompeu o que estava a fazer porque recebeu uma notificação no Facebook ou uma mensagem de WhatsApp? E, já que estava com o telefone na mão, aproveitou para ver as últimas stories do Instagram…
A menos que o seu trabalho seja a gestão de redes sociais ou algo semelhante, não abra essas aplicações no computador e desligue as notificações no telemóvel. Verá que acaba mais depressa as tarefas que tem em mãos e que a sua concentração aumenta.
Trabalhar de forma contínua desde manhã até à hora do almoço não é bom para a produtividade nem para a saúde. Faça pausas para descansar os olhos, esticar as pernas, comer alguma coisa e para se distrair, conversando com um colega ou (e agora sim), dando uma volta pelas redes sociais.
Pare para almoçar, de preferência longe da secretária e não se esqueça de ir bebendo água ao longo do dia. Fazer alongamentos, mesmo sem sair do seu posto de trabalho, também ajuda.
É melhor dizer que não consegue fazer do que comprometer-se com algo e depois falhar. Se não tem tempo para todas as tarefas que já tem agendadas, não aceite mais uma. Se não consegue entregar aquela encomenda naquele dia, negoceie outra data.
Dizer não significa também recusar algo que sabe que não vai funcionar ou que lhe vai tirar demasiado tempo e dar pouco ou nenhum retorno. Encontre uma alternativa, sugerindo outra solução ou delegando a tarefa.
Permite trabalhar em equipa e ir acompanhando as tarefas que compõem um projeto. Dá-lhe a possibilidade de criar, estabelecer e organizar as tarefas, dando prioridade ao que é mais urgente.
As horas passam, os dias parecem curtos para tanto trabalho e não conseguiu fazer tudo o que era necessário. Se esta é a história da sua vida, está na altura de aprender como melhorar a produtividade no trabalho. Uma coisa que vai gostar de saber: não significa trabalhar mais, mas sim melhor.
Ser mais produtivo no trabalho não implica que passe todos os minutos do seu dia a trabalhar ou que faça constantemente horas extraordinárias para cumprir prazos. Muito pelo contrário.
Passar muitas horas no emprego, trabalhar até à exaustão e não conseguir ter vida pessoal são, aliás, grandes inimigos da produtividade. Quanto maior é o cansaço, menor é a capacidade de produzir. Ter tempo para hobbies, para a família e para o descanso são fatores essenciais para melhorar a produtividade.
Mas como conseguir ser mais produtivo? Mudando alguns hábitos e com uma pequena ajuda da tecnologia.
A forma como começa o seu dia e o modo como encara a lista de tarefas são dois fatores com grande impacto na produtividade. Mas não são os únicos.
A gestão do tempo é fundamental, mas é igualmente importante focar-se numa tarefa quando está a trabalhar e deixar de pensar no trabalho durante os momentos de pausa. Vejamos, então, algumas técnicas para melhorar a produtividade no trabalho.
Confesse: quantas vezes iniciou uma tarefa, mas interrompeu o que estava a fazer porque recebeu uma notificação no Facebook ou uma mensagem de WhatsApp? E, já que estava com o telefone na mão, aproveitou para ver as últimas stories do Instagram…
A menos que o seu trabalho seja a gestão de redes sociais ou algo semelhante, não abra essas aplicações no computador e desligue as notificações no telemóvel. Verá que acaba mais depressa as tarefas que tem em mãos e que a sua concentração aumenta.
Trabalhar de forma contínua desde manhã até à hora do almoço não é bom para a produtividade nem para a saúde. Faça pausas para descansar os olhos, esticar as pernas, comer alguma coisa e para se distrair, conversando com um colega ou (e agora sim), dando uma volta pelas redes sociais.
Pare para almoçar, de preferência longe da secretária e não se esqueça de ir bebendo água ao longo do dia. Fazer alongamentos, mesmo sem sair do seu posto de trabalho, também ajuda.
É melhor dizer que não consegue fazer do que comprometer-se com algo e depois falhar. Se não tem tempo para todas as tarefas que já tem agendadas, não aceite mais uma. Se não consegue entregar aquela encomenda naquele dia, negoceie outra data.
Dizer não significa também recusar algo que sabe que não vai funcionar ou que lhe vai tirar demasiado tempo e dar pouco ou nenhum retorno. Encontre uma alternativa, sugerindo outra solução ou delegando a tarefa.
Permite trabalhar em equipa e ir acompanhando as tarefas que compõem um projeto. Dá-lhe a possibilidade de criar, estabelecer e organizar as tarefas, dando prioridade ao que é mais urgente.
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