Sempre quis percorrer o Sudoeste Alentejano mas não sabe o que visitar e durante quantos dias? Veja o nosso roteiro pela Costa Vicentina.
Se procura um destino que una paisagens de tirar o fôlego, rica biodiversidade e um ambiente tranquilo, a Costa Vicentina é o lugar ideal. Situada no sudoeste alentejano, faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e proporciona uma experiência única para os amantes da natureza e da cultura portuguesa. Explore-a connosco neste artigo.
Fonte: Público
Extensão da costa portuguesa que se expande ao longo do litoral Alentejo e Algarve, é conhecida pelas falésias imponentes, belas paisagens costeiras e praias de enseadas recônditas e tranquilas. O parque natural que cobre a região é um dos mais bem preservados de Portugal e é habitat seguro para uma vasta flora e fauna. Tudo isto faz da Costa Vicentina a união perfeita entre o mar e as falésias.
Fonte: Momondo
Comece a aventura na histórica cidade de Sines, a maior cidade da costa alentejana, conhecida por ser o sítio de nascimento de Vasco da Gama. Aqui, pode passear pelo centro histórico, visitar o Castelo e aproveitar para explorar o Museu de Sines para uma visão aprofundada sobre a história marítima da região.
De Sines, dirija-se para a Praia de São Torpes, ponto de entrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Uma praia de marés suaves e calmas, que chegou a ser famosa pelas suas águas tépidas devido à proximidade de uma central termoelétrica que, em 2021, encerrou, devolvendo a temperatura normal às águas da praia.
A próxima paragem é a Praia da Samoqueira, uma praia pequena e tranquila, rodeada de formações rochosas que criam pequenas piscinas naturais durante a maré baixa, que a tornam numa das praias mais belas da Costa Vicentina.
Da praia da Samoqueira, continue para a encantadora vila de Porto Covo, um lugar perfeito para uma caminhada relaxante pelas ruas pitorescas. Não deixe de visitar a pequena baía de Porto Covo, onde pode apreciar a vista sobre o mar.
A partir de Porto Covo, pode contemplar a Ilha do Pessegueiro, conhecida pela sua história rica e pelas ruínas de uma fortaleza. Esta localidade ganhou notoriedade na cultura popular portuguesa graças à famosa canção "Porto Covo" de Rui Veloso, que imortalizou a ilha com os seus versos. Se o tempo permitir, considere fazer uma visita de barco à ilha, onde poderá explorar as ruínas e desfrutar da paisagem única que inspirou a canção.
Termine o dia na Praia do Malhão, uma das mais “selvagens” da região. O mar é excelente para surfistas e o espaço indicado para quem aprecia longas caminhadas, dispondo de uma rede de passadiços ao longo das arribas.
Esta listagem foi feita com base no Traveller's Choice do Trip Advisor.
No segundo dia, rume a Vila Nova de Milfontes. Comece por explorar o centro da vila, visite o Forte de São Clemente, a Igreja de Nossa Senhora da Graça e aproveite as vistas deslumbrantes sobre o rio Mira.
Continue para a Praia das Furnas, do outro lado do rio. Esta praia é ideal para relaxar e apreciar a paisagem. A próxima paragem é a Praia de Almograve, conhecida pelas suas dunas e falésias. É um ótimo lugar para caminhar e explorar a natureza, com uma variedade de formas, fenómenos geológicos, fauna e flora.
De Almograve, siga para o majestoso Cabo Sardão, onde pode observar o farol e apreciar as vistas impressionantes sobre o oceano. Este sítio é famoso pelas suas grandes e expressivas falésias e pela presença de cegonhas que fazem das rochas o lar delas.
Termine o dia em Odemira, uma vila pitoresca onde pode desfrutar de um jantar tradicional num dos restaurantes locais. Explore o centro histórico e aprecie a tranquilidade da região.
Esta listagem foi feita com base no Traveller's Choice do Trip Advisor.
Inicie o dia na Zambujeira do Mar, um dos mais bonitos e fotogénicos lugares da Costa Vicentina. A Praia da Zambujeira do Mar, vencedora das 7 Maravilhas de Portugal dedicada aos areais, é perfeita para um passeio matinal e para aproveitar a vista.
Continue para a Praia de Odeceixe, situada na foz do rio Seixe. Esta praia, vencedora das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Praia de Arribas, oferece tanto a opção de mar quanto de rio, sendo um excelente lugar para famílias e para quem procura diversidade na paisagem.
A seguir, temos mais um areal imperdível para incluir no seu itinerário. A Praia da Amoreira é conhecida pelas suas dunas e pela beleza natural intocada, que prometemos não se arrepender de visitar.
Termine o terceiro dia do roteiro em Aljezur, uma vila mourisca histórica com um castelo no topo de uma colina que oferece vistas panorâmicas sobre a região. Aqui, pode explorar o centro histórico, o lendário Castelo (um dos sete castelos que figuram na bandeira de Portugal) e desfrutar da gastronomia local.
Esta listagem foi feita com base no Traveller's Choice do Trip Advisor.
Fonte: Visit Portugal
Que tal começar o quarto dia na praia? Pela manhã, vá até à Praia do Monte Clérigo, uma praia familiar com piscinas naturais na maré baixa e um ambiente acolhedor. Ainda para aproveitar a brisa oceânica matinal, siga para a Praia da Arrifana, uma das praias mais populares da região, excelente para os amantes de surf e de mergulhos! Se há algo que esta praia tem são boas ondas.
Após uma manhã repleta de praia e água salgada, temos como próxima paragem a Bordeira, uma das aldeias mais típicas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Aqui, pode apreciar a essência rural, com as estreitas ruelas e paisagens verdejantes. Se continuar na disposição para praias, pode também aproveitar e visitar a Praia da Bordeira.
Fonte: Aldeia de Pedralva website
Termine o dia na Aldeia de Pedralva, uma localidade recuperada que foi transformada num eco-resort. Nesta aldeia, respira-se tanto maresia quanto ruralidade. Passeie pelas ruas pitorescas e desfrute de um jantar num dos acolhedores restaurantes locais.
Esta listagem foi feita com base no Traveller's Choice do Trip Advisor.
Fonte: Engel & Völkers
No quinto e último dia, visite a Vila do Bispo, uma vila pitoresca com um mercado tradicional onde pode comprar produtos locais e artesanato. Não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e as aldeias piscatórias de Salema e Burgau, onde poderá assistir à chegada dos barcos de pesca e saborear peixe fresco.
A seguir, siga para o Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste da Europa. Visite o farol e desfrute das vistas espetaculares sobre o Atlântico. Aprecie, também, a Fortaleza de Sagres, um lugar histórico onde se pode aprender mais sobre a importância marítima de Portugal durante a Era dos Descobrimentos.
Fonte: Iberian Escapes
Termine o dia - e a viagem - em Sagres, uma vila conhecida pelo ambiente descontraído e pelas praias incríveis. Explore o centro, visite a Praia da Mareta e desfrute de um jantar num dos restaurantes locais para celebrar o fim de uma aventura inesquecível pela Costa Vicentina.
Esta listagem foi feita com base no Traveller's Choice do Trip Advisor.
Veja o mapa do roteiro de cinco dias pela Costa Vicentina:
Se gosta de acampar, saiba que o litoral alentejano é um destino ideal para os fãs desta prática. Cada um oferece várias comodidades que combinam conforto com a proximidade à natureza, para usufruir em pleno dos encantos desta incrível região.
Verdadeiro paraíso para os amantes de praia, que podem encontrar na Costa Vicentina desde enseadas escondidas a vastas extensões de areia dourada. Veja a lista das principais praias da região, cada uma com o seu encanto único.
Então, está preparado para se aventurar pela Costa Vicentina e descobrir todas as suas maravilhas? Boas férias!
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!