bem-estar

Carnaval de 2024: quando é e onde comemorar

06 fev 2024 | 6 min de leitura

Estamos em contagem decrescente para começar a folia e celebração! Sim, leu bem: o carnaval de 2024 acontecerá já nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro. Pronto para celebrar? Conheça quais as festas de carnaval mais marcantes de Portugal - e não só!

O Carnaval é um espetáculo cultural que traz uma mistura vibrante de folclore, música e performances cativantes pelas ruas portuguesas. Esta tradição, que transcende o tempo e idades, tem o seu lugar bem presente na cultura portuguesa e muito anima algumas das nossas regiões durante quatro dias.

 

 

Quando é o carnaval de 2024?

O Carnaval, este ano, será celebrado no dia 13 de fevereiro. As festividades, começam no fim-de-semana que antecede, de 10 a 13 de fevereiro, com início no sábado e término na terça-feira. A Quarta-feira de Cinzas, que marca o fim do Carnaval e o início da Quaresma para a igreja Católica, é dia 14 de fevereiro.

 

 

O dia de Carnaval é feriado?

O Carnaval não é considerado um feriado nacional. No entanto, muitas empresas optam por adotar a prática de conceder tolerância de ponto, permitindo, assim, que os trabalhadores desfrutem das festividades carnavalescas.

 

A decisão de conceder ou não a tolerância de ponto varia e é frequentemente determinada a nível local, municipal ou mesmo por entidades privadas. No que diz respeito à função pública, como em anos anteriores, o Governo concede tolerância de ponto na terça-feira de carnaval, 13 de fevereiro.

 

 

Onde comemorar o Carnaval em Portugal

 

 

Torres Vedras

Em Torres Vedras, o Carnaval é uma festa verdadeiramente única e inesquecível. O carnaval desta região remonta a 1574, quando foram registadas queixas sobre brincadeiras de entrudo pelas ruas da vila. Com características urbanas e rurais, tem influência de modelos carnavalescos franceses e italianos, sendo atualmente conhecido como o "Carnaval mais Português de Portugal", pelo seu cariz popular e de massas, trajes “trapalhões” e exagerados, rejeitando as influências do Brasil, como escolas de samba. Como tradição, e desde 1923, o Carnaval tem o seu próprio “Rei” e “Rainha”, representantes simbólicos da comunidade durante a festividade. Em 2022, o Carnaval de Torres Vedras teve o importante marco de ser considerado Património Cultural Imaterial. Os desfiles extravagantes, os gigantones apelidados de “cabeçudos”, as “matrafonas” e “Zés Pereiras” e toda a atmosfera teatral, fazem deste destino uma escolha excecional para quem procura uma celebração vibrante e cheia de alegria. O tema deste ano é “Carnaval do Futuro” e as festividades começam já no dia 9 de fevereiro.

 

 

Ovar

A primeira edição remonta ao ano de 1952 e, desde então, que este carnaval se destaca pela dedicação artística da comunidade local. É um dos principais eventos da zona centro-norte, onde poderá contar com elaboradas máscaras e fantasias que tornam os desfiles um espetáculo visual deslumbrante, unindo o melhor das tradições portuguesas e brasileiras. O Carnaval de Ovar é constituído integralmente por voluntários do município e tem como atração principal três Corsos Carnavalescos, compostos por mais de 2.000 figurantes. Tal como em Torres Vedras, em Ovar temos também um “Rei” e uma “Rainha” do Carnaval, títulos atribuídos sempre a munícipes da região. As festividades oficiais começam no dia 9 de fevereiro, mas desde meados de Janeiro que já se pode “brincar ao Carnaval” na região, com um programa de atividades recheado. Esta cidade costeira é o local ideal para quem procura uma celebração cheia de cor, tradição e um toque artístico único.

 

 

Loulé

Localizado no Algarve, Loulé oferece uma experiência carnavalesca “quente”, sendo o carnaval que mais se assemelha ao carnaval do Brasil. É um dos principais carnavais de Portugal, e este ano, contará com 14 carros alegóricos e mais de 600 figurantes, prontos para levar a folia e alegria às ruas da cidade. As festividades acontecem nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro e terá como tema "À descoberta dos ODS", promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

 

 

Estarreja

“A foliar desde 1897”, o Carnaval de Estarreja é uma festa de cor e vivacidade. Foi no início da década de 80 que foram introduzidos os desfiles exclusivos para crianças e os grupos de folia, assim como o samba, o que trouxe uma nova vida à celebração. Os desfiles, concertos, desfiles das escolas de samba e os carros alegóricos cativam qualquer pessoa - de qualquer idade -, o que torna esta cidade num ponto de celebração animada durante a temporada carnavalesca. Em Estarreja, os foliões já andam a comemorar, pois as festividades começaram no início de fevereiro.

 

 

Mealhada

O Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada teve o seu primeiro desfile em 1971 e, nos anos seguintes, o evento cresceu e contou com a participação de atores brasileiros famosos, além da criação de escolas de samba e da Associação do Carnaval da Bairrada. Este, considerado como um Carnaval luso-brasileiro, oferece uma fusão única entre tradição e folia e é palco de muito samba e desfiles, onde é dado um protagonismo especial às quatro escolas de samba: Amigos da Tijuca, Batuque, Real Imperatriz, Sócios da Mangueira. As festividades começaram no início do mês e vão até ao dia 13 de fevereiro.

 

 

Podence

Macedo de Cavaleiros é conhecida pela sua a tradição ancestral “Caretos”, que ganha vida durante o Carnaval. Estes, que são Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, são as figuras principais do Carnaval, com trajes coloridos e chocalhos, que percorrem a aldeia fazendo barulho e perturbando as pessoas. Eles representam os excessos e a alegria permitidos nesta época do ano. O evento inclui casamentos fictícios e uma cerimônia de Queima do Entrudo. Nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro o Entrudo Chocalheiro vai animar as ruas da vila e protagonizar uma festa única, cheia de simbolismo e folclore.

 

 

Sines

Aqui, o carnaval é comemorado desde 1926. Durante cinco dias, a cidade de Sines enche-se de uma atmosfera descontraída e festiva, que leva milhares de pessoas à rua. O Carnaval de Sines acontecerá entre 9 e 14 de fevereiro e contará com desfiles, bailes, noites temáticas e a tradicional Noite da Matrafona. Haverá, ainda, uma mostra sobre o Carnaval no Centro de Artes de Sines. A festa é organizada pela Associação de Carnaval de Sines, com o apoio da Câmara Municipal.

 

 

Sesimbra

Sesimbra destaca-se pelas suas celebrações à beira-mar durante o Carnaval. Aqui, festeja-se uma tradição antiga e um dos destaques do carnaval: as Cegadas. Esta tradição consiste em grupos de homens que, acompanhados de uma guitarra, cantam alguns dos acontecimentos mais marcantes da atualidade. O programa inclui, ainda, animação noturna, o Enterro do Bacalhau, e festas em bares e restaurantes, de 4 a 13 de fevereiro.

 

 

Funchal

O Carnaval do Funchal, na ilha da Madeira, é grandioso e exuberante. Tem como destaque dois desfiles: o Alegórico e o Trapalhão. O desfile alegórico, considerado o mais importante e sofisticado, conta com grupos de samba e trajes coloridos, enquanto que o desfile trapalhão é mais descontraído, onde qualquer pessoa pode participar com disfarces. Ambos os desfiles terminam na Praça Municipal, onde há mais entretenimento. O Funchal proporciona uma festividade única, e transforma as ruas num espetáculo de cores, emoções, imitações e figuras satíricas. Dizem que a vida são dois dias e o Carnaval são três mas, na Madeira, são duas semanas: as festividades acontecem de 7 a 18 de fevereiro.

 

 

Onde comemorar o Carnaval fora de Portugal

 

 

Veneza

Em Veneza, o Carnaval é uma experiência mágica, que transforma a cidade italiana num cenário de luxo e mistério. Os famosos bailes de máscaras, as performances artísticas e os desfiles ao longo dos canais criam uma atmosfera única, onde a tradição se encontra com a elegância, tornando Veneza um destino inesquecível para celebrar o Carnaval.

 

 

Rio de Janeiro

O Carnaval do Rio de Janeiro é mundialmente conhecido pela sua energia contagiante, desfiles magníficos e festividades exuberantes. As escolas de samba competem com coreografias espetaculares no Sambódromo, enquanto as ruas se enchem de alegria, música e dança.

 

 

New Orleans

Em New Orleans, nos Estados Unidos, o Carnaval é celebrado com intensidade no famoso Mardi Gras, que tem as suas raízes nas tradições europeias dos séculos XVII e XVIII. Desfiles coloridos, máscaras extravagantes e música vibrante preenchem as ruas da cidade durante estes dias.

 

 

Santa Cruz de Tenerife

Considerada a segunda festa de carnaval mais popular do mundo, a seguir ao Rio de Janeiro, o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife é uma explosão de cor, música e dança, que domina a região por 15 dias. Desfiles extravagantes, concursos de fantasias e festas na rua transformam a cidade num espetáculo animado e com muito a aproveitar.

 

 

Nice

Nice, na Riviera Francesa, oferece um Carnaval elegante e sofisticado. Os desfiles de flores, os 17 carros alegóricos, milhares de dançarinos e músicos de todo o mundo e avenidas cheias de cor e luz criam uma atmosfera de folia e encanto. Com uma mistura de tradição e criatividade, o Carnaval de Nice destaca-se pela sua beleza e elegância.

 

 

Colónia

Colónia, na Alemanha, é palco de um dos maiores Carnavais da Europa. As festividades começam em novembro, mas atingem o ápice durante a semana do Carnaval. Desfiles animados, fantasias coloridas e alegria contagiante fazem de Colónia um destino vibrante para celebrar esta festividade.

 

 

Binche

Na Bélgica, a pequena cidade de Binche é famosa pelo seu Carnaval, reconhecido em 2003 como “uma obra-prima da herança oral e intangível da humanidade”, pela UNESCO. O destaque vai para os Gilles, personagens mascarados que participam em danças tradicionais e eventos onde se atiram laranjas (sinal de boa sorte) e outras práticas curiosas. Tudo isto torna Binche num lugar singular e encantador para vivenciar as tradições carnavalescas belgas.

 

 

Qual a origem do Carnaval?

A tradição do Carnaval tem suas raízes nas festividades pré-cristãs, onde as comunidades celebravam o fim do inverno e a chegada da primavera. Com o tempo, essa celebração transformou-se, incorporando elementos religiosos e ganhando novos contornos e tradições ao longo dos séculos.

 

Em Portugal, a influência das festividades carnavalescas está presente desde o século XV. Ao longo dos anos, o Carnaval português evoluiu, absorvendo influências regionais e criando as suas próprias tradições. Desde as festividades nas aldeias mais remotas até os grandiosos desfiles nas cidades, o Carnaval tornou-se numa expressão autêntica da cultura e a celebração da vida, liberdade e alegria.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Salto Santander widget crédito pessoal

Vai mesmo deixar para amanhã?

Conheça as nossas soluções de crédito pessoal.

Ver oportunidade em soluções de crédito pessoal Ver oportunidade em soluções de crédito pessoal

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).