Feira do livro, Lisboa

bem-estar

Feira do Livro de Lisboa e livros recomendados

07 set 2021 | 8 min de leitura

A 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa já começou. Conheça os 5 melhores livros para si, destacados pela It's Book o’Clock.

Se há evento neste mundo que um leitor não pode perder é, sem dúvida, a Feira do Livro de Lisboa!

 

Feira do Livro de Lisboa 2021

A 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa realiza-se, como tem sido habitual nos últimos anos, no Parque Eduardo VII, de 26 de agosto a 12 de setembro de 2021. O horário de funcionamento da feira é bastante diversificado, por isso, fique atento, para que não perca a sua oportunidade de visitar este evento:

 

  • 2ª feira a 5ª feira, das 12h30 às 22h00
  • 6ª feira, das 12h30 às 00h00
  • Sábado, das 11h00h às 00h00
  • Domingo, das 11h00 às 22h00

 

Está à procura de um programa para fazer no fim de semana? Se gosta de ler e é apaixonado por literatura, saiba que a Feira do Livro de Lisboa é o local ideal para si e também para os seus pequeninos.

 

Este evento é conhecido por ser muito dinâmico, por isso, convém ficar atento à agenda da Feira do Livro de Lisboa, pois, para além dos descontos e promoções imperdíveis, ainda tem apresentação de livros, sessões de autógrafos, clubes de leitura, debates, entre outros.

 

Não deixe de aproveitar a Hora H, possivelmente o momento mais aguardado da Feira, uma vez que consegue adquirir livros com descontos mínimos de 50% em títulos publicados há mais de 18 meses. Tentador, não acha? Mas atenção, que a Hora H, apenas decorre de segunda a quinta-feira, a partir do dia 31 de agosto, e na última hora da Feira.

 

Outra oportunidade que não deve deixar escapar quando fizer a sua lista de livros a comprar, é o Livro do Dia. Isto é, diariamente, cada editora destaca um livro e coloca à venda a um preço muito em conta, ou seja, ainda mais baixo do que o preço de Feira.

 

Ainda precisa de mais motivos para visitar a 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa? Saiba que este evento, para além de ser gratuito, e com bons acessos de localização, ainda conta com uma programação especial, dedicada ao público infantil, e permite-lhe levar o seu animal de estimação.

 

Por último, é importante referir, que todas as medidas de segurança contra a COVID-19 estão a ser asseguradas pela organização do evento. Como tal, é obrigatório o uso de máscara em todo o recinto, tem a possibilidade de fazer o pagamento através do MB WAY ou contactless e deve sempre respeitar o limite de pessoas nos locais assinalados.

 

5 recomendações de livros para si

Agora que já sabe todas as informações úteis sobre a Feira do Livro de Lisboa, vamos ao que interessa: que livros comprar?

 

Se não sabe que livros comprar ou se pelo contrário, quer comprar todos e mais algum, mas não se consegue decidir, nós vamos ajudá-lo e dar-lhe algumas recomendações sobre que livros pode encontrar e comprar nesta 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

 

Sou Um Crime – Trevor Noah (Biografia)

Se ainda não ouviu falar do humorista e apresentador Trevor Noah, um dos nomes mais sonantes atualmente da televisão norte-americana, aqui está uma excelente oportunidade!

 

Esta biografia conta-nos como é nascer fruto de uma relação de uma mulher negra com um homem branco, em pleno Apartheid na África do Sul. “Sou Um Crime” mostra a vida de Trevor Noah antes de chegar ao estrelato, e de como foi crescer num regime opressivo, na pobreza e numa luta constante pelo sentimento de pertença.

 

Este livro prova que Trevor Noah, para além de um excelente contador de histórias, tem o dom de transformar um tema pesado e triste, como o Apartheid, em episódios cómicos.

 

Nesta autobiografia, não só conseguimos acompanhar o seu caminho tão interessante, como também assistir a uma das mais bonitas declarações de amor, neste caso, feita à sua mãe.

 

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid (Romance)

Quem é Evelyn Hugo? É a verdadeira estrela de Hollywood, que em idade avançada, resolve contar tudo sobre a sua vida, partilhando assim alguns escândalos que nunca tinham sido revelados. No entanto, só uma pessoa pode ser responsável por escrever a sua história: a desconhecida jornalista Monique Grant.

 

O livro “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” acompanha a vida da famosa Evelyn Hugo desde 1950, quando deu início à sua carreira, até 1980, data em que decide abandonar o mundo do cinema.

 

Se vai ler este livro, conte com um enredo fantástico e personagens surpreendentes. A leitura é bastante dinâmica, pois está dividida em duas linhas temporais, a de Monique, que fala sobre o presente, e a de Evelyn Hugo, que aborda o seu passado. Para além disso, a autora ainda nos vai presenteando com notícias de imprensa que acompanharam os momentos mais polémicos da carreira de Hugo. Todo o mistério que nos é apresentado no início da narrativa e que apenas é esclarecido no final, aguça ainda mais a nossa vontade de ler.

 

É uma história que nos mostra o poder e a resiliência do amor, seja ele de amantes, de melhores amigos ou de mãe. Ficou curioso? Esperamos que sim!

 

Heartstopper, Volume 1 - Alice Oseman (Banda desenhada)

“Heartstopper”, vencedor do Goodreads Choice Awards 2020 para melhor banda desenhada, conta-nos a história de Charlie e Nick, dois jovens que estudam na mesma escola, mas que nunca tinham reparado um no outro, até ao dia em que são obrigados a ficar lado a lado.

 

A partir daqui, começam a falar-se e desenvolve-se uma bonita amizade. Mais tarde, o amor começa a aparecer, e um deles apaixona-se…

 

Apesar de ser um livro super leve e de rápida leitura, aborda um tema bastante atual e sério, a homossexualidade nos jovens. Destaque para o modo como a autora retrata este tema, pois fá-lo de forma muito cuidada. Ao longo da história de Nick e Charlie conseguimos perceber as várias fases por que vão passando: a dúvida, a vergonha e a descoberta do amor.

 

Para além disso, vale a pena ler “Heartstopper” só pelas suas ilustrações maravilhosas.

 

O Enigma do Quarto 622 – Joel Dicker (Policial e thriller)

Para os verdadeiros amantes de policiais e thriller, Joel Dicker é aquele escritor que não pode faltar na estante. Esta obra é uma excelente opção para quem gosta de mistério, jogos de poder, enredos amorosos, e muito mais.

 

“O Enigma do Quarto 622” é um verdadeiro quebra-cabeças e muito bem construído. A história, que se desenrola nos Alpes suíços, fala sobre a morte misteriosa que decorreu numa festa de um conceituado banco suíço, na altura em que ia ser nomeado um novo presidente. No entanto, o tempo passa e os investigadores não conseguem descobrir os culpados.

 

Quinze anos depois, o próprio autor do livro, Joel Dicker, resolve hospedar-se nesse hotel para descansar, mas tal é a surpresa, quando dá por si, a investigar o crime do Quarto 622. O que terá realmente acontecido no Palace de Verbier?

 

Um dos pontos que considero ser mais interessante e original nesta história, é o realismo que o autor trouxe ao enredo. Em primeiro lugar, o próprio Joel Dicker, é uma personagem do enredo. Em segundo lugar, apesar de não ser o foco principal, o livro transforma-se numa bonita homenagem ao seu falecido editor, Bernard.

 

Por vezes, num policial, o mistério está em descobrir quem é o assassino. Neste caso, tudo é um verdadeiro enigma, incluindo quem foi a personagem assassinada. Por isso, este livro transforma-se numa leitura viciante, uma vez que o autor nos garante suspense e mistério até à última página.

 

A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin (Fantasia)

Se tem curiosidade em ver esta aclamada série ou se já viu e ficou fã, deixamos aqui um conselho: comece a ler os livros.

 

Este primeiro volume, “A Guerra dos Tronos”, retrata a história de Eddard Stark, depois de receber a visita do seu amigo de longa data: o rei Robert Baratheon. E é a partir daqui, que a sua vida e da sua família, começa a mudar.

 

O patriarca da família Stark começa a preparar-se para ser a Mão do Rei, depois de ter aceite o convite do rei. Contudo, Eddard Stark desconfia do modo como o seu antecessor morreu e começa a investigar a mãe devota, Cersei Lannister. Mas ninguém quer ter um Lannister como inimigo, pois esta família não olha a meios para atingir os seus fins, e por isso, a vida de Stark e dos seus parentes mais próximos, começa a ser posta em causa.

 

O universo criado por George R. R. Martin é absolutamente incrível, pois a atenção dada ao detalhe, seja das personagens ou dos locais, é única. O autor brinda-nos com a criação de personagens que jamais serão esquecidas no mundo da fantasia: Jon Snow, Daenerys Targaryen e o anão Tyrion.

 

O livro, tal como seria expectável, oferece ao leitor uma descrição pormenorizada de todo o ambiente fantástico da “Guerra dos Tronos”, fator que por vezes não conseguimos ter acesso, apenas através da série televisiva. Além disso, em cada capítulo, temos o relato de uma personagem, permitindo-nos assim, conhecer a perspetiva das várias personagens que compõe o enredo.

 

Agora que já conhece as nossas recomendações, prepare bem a sua lista para a Feira do Livro de Lisboa, e se ainda não foi de férias, pense também nas melhores opções para desfrutar das suas leituras de verão.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

Se há evento neste mundo que um leitor não pode perder é, sem dúvida, a Feira do Livro de Lisboa!

 

Feira do Livro de Lisboa 2021

A 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa realiza-se, como tem sido habitual nos últimos anos, no Parque Eduardo VII, de 26 de agosto a 12 de setembro de 2021. O horário de funcionamento da feira é bastante diversificado, por isso, fique atento, para que não perca a sua oportunidade de visitar este evento:

 

  • 2ª feira a 5ª feira, das 12h30 às 22h00
  • 6ª feira, das 12h30 às 00h00
  • Sábado, das 11h00h às 00h00
  • Domingo, das 11h00 às 22h00

 

Está à procura de um programa para fazer no fim de semana? Se gosta de ler e é apaixonado por literatura, saiba que a Feira do Livro de Lisboa é o local ideal para si e também para os seus pequeninos.

 

Este evento é conhecido por ser muito dinâmico, por isso, convém ficar atento à agenda da Feira do Livro de Lisboa, pois, para além dos descontos e promoções imperdíveis, ainda tem apresentação de livros, sessões de autógrafos, clubes de leitura, debates, entre outros.

 

Não deixe de aproveitar a Hora H, possivelmente o momento mais aguardado da Feira, uma vez que consegue adquirir livros com descontos mínimos de 50% em títulos publicados há mais de 18 meses. Tentador, não acha? Mas atenção, que a Hora H, apenas decorre de segunda a quinta-feira, a partir do dia 31 de agosto, e na última hora da Feira.

 

Outra oportunidade que não deve deixar escapar quando fizer a sua lista de livros a comprar, é o Livro do Dia. Isto é, diariamente, cada editora destaca um livro e coloca à venda a um preço muito em conta, ou seja, ainda mais baixo do que o preço de Feira.

 

Ainda precisa de mais motivos para visitar a 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa? Saiba que este evento, para além de ser gratuito, e com bons acessos de localização, ainda conta com uma programação especial, dedicada ao público infantil, e permite-lhe levar o seu animal de estimação.

 

Por último, é importante referir, que todas as medidas de segurança contra a COVID-19 estão a ser asseguradas pela organização do evento. Como tal, é obrigatório o uso de máscara em todo o recinto, tem a possibilidade de fazer o pagamento através do MB WAY ou contactless e deve sempre respeitar o limite de pessoas nos locais assinalados.

 

5 recomendações de livros para si

Agora que já sabe todas as informações úteis sobre a Feira do Livro de Lisboa, vamos ao que interessa: que livros comprar?

 

Se não sabe que livros comprar ou se pelo contrário, quer comprar todos e mais algum, mas não se consegue decidir, nós vamos ajudá-lo e dar-lhe algumas recomendações sobre que livros pode encontrar e comprar nesta 91.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.

 

Sou Um Crime – Trevor Noah (Biografia)

Se ainda não ouviu falar do humorista e apresentador Trevor Noah, um dos nomes mais sonantes atualmente da televisão norte-americana, aqui está uma excelente oportunidade!

 

Esta biografia conta-nos como é nascer fruto de uma relação de uma mulher negra com um homem branco, em pleno Apartheid na África do Sul. “Sou Um Crime” mostra a vida de Trevor Noah antes de chegar ao estrelato, e de como foi crescer num regime opressivo, na pobreza e numa luta constante pelo sentimento de pertença.

 

Este livro prova que Trevor Noah, para além de um excelente contador de histórias, tem o dom de transformar um tema pesado e triste, como o Apartheid, em episódios cómicos.

 

Nesta autobiografia, não só conseguimos acompanhar o seu caminho tão interessante, como também assistir a uma das mais bonitas declarações de amor, neste caso, feita à sua mãe.

 

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo - Taylor Jenkins Reid (Romance)

Quem é Evelyn Hugo? É a verdadeira estrela de Hollywood, que em idade avançada, resolve contar tudo sobre a sua vida, partilhando assim alguns escândalos que nunca tinham sido revelados. No entanto, só uma pessoa pode ser responsável por escrever a sua história: a desconhecida jornalista Monique Grant.

 

O livro “Os Sete Maridos de Evelyn Hugo” acompanha a vida da famosa Evelyn Hugo desde 1950, quando deu início à sua carreira, até 1980, data em que decide abandonar o mundo do cinema.

 

Se vai ler este livro, conte com um enredo fantástico e personagens surpreendentes. A leitura é bastante dinâmica, pois está dividida em duas linhas temporais, a de Monique, que fala sobre o presente, e a de Evelyn Hugo, que aborda o seu passado. Para além disso, a autora ainda nos vai presenteando com notícias de imprensa que acompanharam os momentos mais polémicos da carreira de Hugo. Todo o mistério que nos é apresentado no início da narrativa e que apenas é esclarecido no final, aguça ainda mais a nossa vontade de ler.

 

É uma história que nos mostra o poder e a resiliência do amor, seja ele de amantes, de melhores amigos ou de mãe. Ficou curioso? Esperamos que sim!

 

Heartstopper, Volume 1 - Alice Oseman (Banda desenhada)

“Heartstopper”, vencedor do Goodreads Choice Awards 2020 para melhor banda desenhada, conta-nos a história de Charlie e Nick, dois jovens que estudam na mesma escola, mas que nunca tinham reparado um no outro, até ao dia em que são obrigados a ficar lado a lado.

 

A partir daqui, começam a falar-se e desenvolve-se uma bonita amizade. Mais tarde, o amor começa a aparecer, e um deles apaixona-se…

 

Apesar de ser um livro super leve e de rápida leitura, aborda um tema bastante atual e sério, a homossexualidade nos jovens. Destaque para o modo como a autora retrata este tema, pois fá-lo de forma muito cuidada. Ao longo da história de Nick e Charlie conseguimos perceber as várias fases por que vão passando: a dúvida, a vergonha e a descoberta do amor.

 

Para além disso, vale a pena ler “Heartstopper” só pelas suas ilustrações maravilhosas.

 

O Enigma do Quarto 622 – Joel Dicker (Policial e thriller)

Para os verdadeiros amantes de policiais e thriller, Joel Dicker é aquele escritor que não pode faltar na estante. Esta obra é uma excelente opção para quem gosta de mistério, jogos de poder, enredos amorosos, e muito mais.

 

“O Enigma do Quarto 622” é um verdadeiro quebra-cabeças e muito bem construído. A história, que se desenrola nos Alpes suíços, fala sobre a morte misteriosa que decorreu numa festa de um conceituado banco suíço, na altura em que ia ser nomeado um novo presidente. No entanto, o tempo passa e os investigadores não conseguem descobrir os culpados.

 

Quinze anos depois, o próprio autor do livro, Joel Dicker, resolve hospedar-se nesse hotel para descansar, mas tal é a surpresa, quando dá por si, a investigar o crime do Quarto 622. O que terá realmente acontecido no Palace de Verbier?

 

Um dos pontos que considero ser mais interessante e original nesta história, é o realismo que o autor trouxe ao enredo. Em primeiro lugar, o próprio Joel Dicker, é uma personagem do enredo. Em segundo lugar, apesar de não ser o foco principal, o livro transforma-se numa bonita homenagem ao seu falecido editor, Bernard.

 

Por vezes, num policial, o mistério está em descobrir quem é o assassino. Neste caso, tudo é um verdadeiro enigma, incluindo quem foi a personagem assassinada. Por isso, este livro transforma-se numa leitura viciante, uma vez que o autor nos garante suspense e mistério até à última página.

 

A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin (Fantasia)

Se tem curiosidade em ver esta aclamada série ou se já viu e ficou fã, deixamos aqui um conselho: comece a ler os livros.

 

Este primeiro volume, “A Guerra dos Tronos”, retrata a história de Eddard Stark, depois de receber a visita do seu amigo de longa data: o rei Robert Baratheon. E é a partir daqui, que a sua vida e da sua família, começa a mudar.

 

O patriarca da família Stark começa a preparar-se para ser a Mão do Rei, depois de ter aceite o convite do rei. Contudo, Eddard Stark desconfia do modo como o seu antecessor morreu e começa a investigar a mãe devota, Cersei Lannister. Mas ninguém quer ter um Lannister como inimigo, pois esta família não olha a meios para atingir os seus fins, e por isso, a vida de Stark e dos seus parentes mais próximos, começa a ser posta em causa.

 

O universo criado por George R. R. Martin é absolutamente incrível, pois a atenção dada ao detalhe, seja das personagens ou dos locais, é única. O autor brinda-nos com a criação de personagens que jamais serão esquecidas no mundo da fantasia: Jon Snow, Daenerys Targaryen e o anão Tyrion.

 

O livro, tal como seria expectável, oferece ao leitor uma descrição pormenorizada de todo o ambiente fantástico da “Guerra dos Tronos”, fator que por vezes não conseguimos ter acesso, apenas através da série televisiva. Além disso, em cada capítulo, temos o relato de uma personagem, permitindo-nos assim, conhecer a perspetiva das várias personagens que compõe o enredo.

 

Agora que já conhece as nossas recomendações, prepare bem a sua lista para a Feira do Livro de Lisboa, e se ainda não foi de férias, pense também nas melhores opções para desfrutar das suas leituras de verão.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

Achou este artigo útil?

Obrigado pelo seu feedback!