Livros educação financeiras

bem-estar

10 livros de desenvolvimento pessoal (e outras ferramentas) que ajudam a ter sucesso

20 abr 2022 | 7 min de leitura

Alguma vez deu por si a folhear livros de desenvolvimento pessoal e pensou: “como é que poderão ajudar-me?” Conheça as nossas sugestões de livros, apps e cursos que podem contribuir para melhorar a sua vida pessoal e profissional.

O que o impede de realizar os seus sonhos? Falta de motivação? Timidez? Procrastinação? Não estabelecer prioridades? Há muitos motivos que podem impedi-lo de dar um passo em frente na vida, mas existem formas de contornar essas características menos positivas.

 

 

O que é o desenvolvimento pessoal e como pode ajudá-lo?

O desenvolvimento pessoal é um processo de melhoria contínua. É uma forma de autoanálise, para avaliar os seus objetivos, melhorar as suas aptidões e trabalhar os pontos menos positivos, para alcançar o seu potencial e ser bem-sucedido.

 

Pode contribuir para melhorar a sua vida pessoal ou profissional e ajudar a alcançar objetivos como:

 

  • Melhorar o autoconhecimento
  • Desenvolver novas habilidades
  • Aumentar a autoestima
  • Alcançar o seu potencial
  • Superar limites ou dificuldades
  • Melhorar ou desenvolver competências sociais.

 

Se está interessado em entrar neste mundo, damos-lhe a conhecer alguns livros de desenvolvimento pessoal que podem ajudá-lo.

 

 

Livros de desenvolvimento pessoal que vai querer ter na sua cabeceira

Com o poder de fornecer informações e dicas sobre como melhorar a vida pessoal ou profissional, qualquer estante está melhor servida com um — ou vários — livros desta natureza. Muitos livros de autoconhecimento e crescimento pessoal baseiam-se em estratégias que o autor usou para melhorar a sua vida, enquanto outros são baseados em pesquisas e investigações científicas. Fique a conhecer alguns dos melhores livros de desenvolvimento pessoal (best-sellers ou não).

 

1. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey

Publicado pela primeira vez em 1989, é um dos livros de desenvolvimento pessoal mais vendidos do mundo. Segundo o autor, vencer ou fracassar na vida é resultado de sete hábitos: “seja proativo”, “comece com o fim em mente”, “dê prioridade ao que é prioritário”, “pense ganhar-ganhar”, “procure primeiro compreender para depois ser compreendido”, “crie sinergias” e “afine as ferramentas pessoais”.

 

2. O Poder do Agora, de Eckhart Tolle

A maioria dos nossos pensamentos, escreve Tolle, gira em torno do passado ou do futuro. O passado fornece-nos uma identidade, enquanto o futuro contém “a promessa da salvação”. Ambos são ilusões, porque o momento presente é tudo o que temos. Precisamos de aprender a estar presentes enquanto “observadores” das nossas mentes, testemunhando os nossos padrões de pensamento em vez de nos identificarmos com estes. Só assim podemos aprender a viver verdadeiramente no agora.

 

3. A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown

Costuma sentir medo de falhar e/ou acredita que não é suficiente? Este livro, que alcançou a primeira posição na lista dos livros mais vendidos do The New York Times, é uma ferramenta para usar esses sentimentos a seu favor. Vulnerabilidade, vergonha ou culpa são emoções que fazem parte de todos os seres humanos. No entanto, num mundo que cada vez mais valoriza a perfeição, é preciso ter coragem para ser imperfeito. Abraçar e compreender estes “defeitos” é o primeiro passo para mudar a forma como conduz a sua vida, o amor, o trabalho e a família, defende a autora.

 

4. Grande Magia, de Elizabeth Gilbert

Gostava de ser mais criativo? Sente que não está a atingir o seu potencial porque tem um emprego tradicional? Neste livro, Elizabeth Gilbert, autora do livro “Comer, rezar e amar”, fornece instruções sobre como viver uma vida criativa, sem vergonha.

 

Ao partilhar histórias da sua vida, de amigos e de pessoas que a inspiram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa ter uma vida criativa. Segundo a autora, podemos ser criativos e não estarmos, necessariamente, ligados profissionalmente às artes. Uma vida criativa é aquela que é motivada pela curiosidade, sem medo.

 

6. Tu és uma Durona, de Jen Sincero

Costuma auto-sabotar-se? Este é um livro de autoajuda para quem quer melhorar a sua vida. Ao longo dos 27 capítulos, Jen Sincero ajuda a desconstruir os pensamentos e comportamentos autodestrutivos, que o impedem de alcançar os seus objetivos. Só assim será possível assumir riscos, ganhar dinheiro, definir grandes objetivos e alcançá-los.

 

7. A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da, de Mark Manson

Se pensa que este é mais um livro de desenvolvimento pessoal repleto de mensagens positivas, está enganado. É um manual para a vida, no qual o autor explica como devemos olhar para os problemas de forma diferente. O autor recorre à sua experiência, e a outras histórias, para desconstruir a fixação no pensamento positivo, que só serve para nos lembrar daquilo que não somos, o que nos falta ou o que deveríamos ter sido, mas não conseguimos.

 

8. Hábitos Atómicos, de James Clear

É um livro divertido, que recorre à biologia, psicologia e neurociência para explicar como é que os hábitos são formados, ao mesmo tempo que dá sugestões para usar essa informação em seu benefício. Ao focar-se em mudar os hábitos, os padrões de comportamento podem ajustar-se para melhorar a sua vida. Ou, nas palavras do autor, “pequenas mudanças, resultados notáveis”.

 

9. O Clube das 5 da manhã, de Robin Sharma

Mais do que acordar às 5h da manhã, o livro é um tratado sobre como viver mais feliz e ser produtivo. O segredo, como explica Robin Sharma, está em acordar mais cedo - para meditar, praticar desporto e arranjar-se com tempo - e, assim, reduzir o stress, melhorar o seu desempenho e ser mais criativo. E sentir-se melhor. Junte-se ao clube das 5 da Manhã e revolucione o seu dia.

 

10. Os Segredos que o Nosso Corpo Revela, de Alexandre Monteiro

A linguagem corporal - ou seja, os pequenos gestos que faz quando está a conversar com alguém - é a forma de expressão do nosso corpo. Se quer passar determinada imagem, é importante que o seu corpo corresponda às suas palavras. Neste guia prático, Alexandre Monteiro, especialista em decifrar pessoas, revela truques para usar a linguagem não-verbal a seu favor, os erros que não pode cometer e os sinais a que deve estar atento no outro.

 

 

Cursos de desenvolvimento pessoal

Se gostava de aprofundar alguma destas áreas, existem inúmeros cursos online de desenvolvimento pessoal que pode experimentar, sem sair de casa.

 

  • Udemy. É uma plataforma de e-learning, onde pode encontrar cursos nas áreas de gestão, produtividade, liderança ou meditação (entre muitos outros), a preços acessíveis.

 

  • Learncafé. Neste portal brasileiro, pode aprimorar algumas competências de desenvolvimento pessoal. Quase todos os cursos têm uma componente gratuita, mas terá de pagar se quiser ouvir o curso completo.

 

 

Apps de Desenvolvimento Pessoal

O seu smartphone também pode ser uma ferramenta útil para trabalhar o seu crescimento pessoal.

 

Esta aplicação, da Fundação José Neves (FJN), tem como objetivo ajudar os portugueses a desenvolverem competências, melhorar a resiliência para viver uma vida plena, aumentar o bem-estar e equilíbrio emocional. Nesta aplicação pode encontrar cursos, exercícios e conversas de grupo para quem quer melhorar o bem estar e o equilíbrio emocional. Tudo gratuito. Disponível para iOS e Android.

 

  • SimpleHabit

A SimpleHabit, app de meditação para pessoas ocupadas, oferece exercícios gratuitos de cinco minutos, fáceis de encaixar em horários apertados. Projetado por especialistas em meditação, contém inúmeros recursos de meditação e atenção plena. Os utilizadores podem selecionar entre uma lista de variadas situações, humores e horas do dia para meditações guiadas personalizadas. Disponível para iOS e Android.

 

 

Podcasts de Desenvolvimento Pessoal

Os podcasts são uma boa opção para quem não tem muito tempo disponível, mas gostava de aprender novas ferramentas e adquirir conhecimentos. Pode ouvi-los enquanto pratica desporto, anda de transportes públicos ou está a cozinhar, por exemplo. Para ajudá-lo, deixamos três dos melhores podcasts de desenvolvimento pessoal.

 

  • Bela questão

Se procura receber conhecimento de forma informal, divertida e em português, este é o podcast para si. A cada 15 dias, Amália Carvalho, que trabalha na área da comunicação, recebe convidados que falam sobre inteligência emocional e desenvolvimento pessoal, fornecendo dicas úteis que podem ser aplicadas à sua vida, ferramentas práticas ou métodos de crescimento pessoal. Gestão emocional, superação e resiliência são alguns dos temas que pode encontrar neste podcast. Disponível no Spotify e Apple Podcasts.

 

Podemos preservar nossa humanidade na era digital? De onde vem a criatividade? E qual é o segredo para viver mais? São questões que, provavelmente, já lhe passaram pela cabeça. Se não tem problemas em ouvir podcasts em inglês, aqui pode encontrar temas que vão, de certeza, inspirá-lo. O TED Radio Hour é como uma extensão das TEDTalks e em cada episódio a apresentadora Manoush Zomorodi, explora uma ideia através de um conjunto de TEDTalks e entrevistas originais, inspirando-nos a aprender mais sobre o mundo e nós mesmos. Disponível na Apple e no Spotify.

 

O podcast de Oprah Winfrey é uma excelente opção para quem quer aprender a viver uma vida consciente e com alma. Este podcast apresenta convidados que são selecionados pessoalmente pela Oprah. Alguns deles são líderes de pensamento e palestrantes motivacionais, enquanto outros são gurus espirituais e mestres de meditação. Disponível na Apple e Spotify.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que o impede de realizar os seus sonhos? Falta de motivação? Timidez? Procrastinação? Não estabelecer prioridades? Há muitos motivos que podem impedi-lo de dar um passo em frente na vida, mas existem formas de contornar essas características menos positivas.

 

 

O que é o desenvolvimento pessoal e como pode ajudá-lo?

O desenvolvimento pessoal é um processo de melhoria contínua. É uma forma de autoanálise, para avaliar os seus objetivos, melhorar as suas aptidões e trabalhar os pontos menos positivos, para alcançar o seu potencial e ser bem-sucedido.

 

Pode contribuir para melhorar a sua vida pessoal ou profissional e ajudar a alcançar objetivos como:

 

  • Melhorar o autoconhecimento
  • Desenvolver novas habilidades
  • Aumentar a autoestima
  • Alcançar o seu potencial
  • Superar limites ou dificuldades
  • Melhorar ou desenvolver competências sociais.

 

Se está interessado em entrar neste mundo, damos-lhe a conhecer alguns livros de desenvolvimento pessoal que podem ajudá-lo.

 

 

Livros de desenvolvimento pessoal que vai querer ter na sua cabeceira

Com o poder de fornecer informações e dicas sobre como melhorar a vida pessoal ou profissional, qualquer estante está melhor servida com um — ou vários — livros desta natureza. Muitos livros de autoconhecimento e crescimento pessoal baseiam-se em estratégias que o autor usou para melhorar a sua vida, enquanto outros são baseados em pesquisas e investigações científicas. Fique a conhecer alguns dos melhores livros de desenvolvimento pessoal (best-sellers ou não).

 

1. Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen R. Covey

Publicado pela primeira vez em 1989, é um dos livros de desenvolvimento pessoal mais vendidos do mundo. Segundo o autor, vencer ou fracassar na vida é resultado de sete hábitos: “seja proativo”, “comece com o fim em mente”, “dê prioridade ao que é prioritário”, “pense ganhar-ganhar”, “procure primeiro compreender para depois ser compreendido”, “crie sinergias” e “afine as ferramentas pessoais”.

 

2. O Poder do Agora, de Eckhart Tolle

A maioria dos nossos pensamentos, escreve Tolle, gira em torno do passado ou do futuro. O passado fornece-nos uma identidade, enquanto o futuro contém “a promessa da salvação”. Ambos são ilusões, porque o momento presente é tudo o que temos. Precisamos de aprender a estar presentes enquanto “observadores” das nossas mentes, testemunhando os nossos padrões de pensamento em vez de nos identificarmos com estes. Só assim podemos aprender a viver verdadeiramente no agora.

 

3. A Coragem de Ser Imperfeito, de Brené Brown

Costuma sentir medo de falhar e/ou acredita que não é suficiente? Este livro, que alcançou a primeira posição na lista dos livros mais vendidos do The New York Times, é uma ferramenta para usar esses sentimentos a seu favor. Vulnerabilidade, vergonha ou culpa são emoções que fazem parte de todos os seres humanos. No entanto, num mundo que cada vez mais valoriza a perfeição, é preciso ter coragem para ser imperfeito. Abraçar e compreender estes “defeitos” é o primeiro passo para mudar a forma como conduz a sua vida, o amor, o trabalho e a família, defende a autora.

 

4. Grande Magia, de Elizabeth Gilbert

Gostava de ser mais criativo? Sente que não está a atingir o seu potencial porque tem um emprego tradicional? Neste livro, Elizabeth Gilbert, autora do livro “Comer, rezar e amar”, fornece instruções sobre como viver uma vida criativa, sem vergonha.

 

Ao partilhar histórias da sua vida, de amigos e de pessoas que a inspiram, Elizabeth Gilbert reflete sobre o que significa ter uma vida criativa. Segundo a autora, podemos ser criativos e não estarmos, necessariamente, ligados profissionalmente às artes. Uma vida criativa é aquela que é motivada pela curiosidade, sem medo.

 

6. Tu és uma Durona, de Jen Sincero

Costuma auto-sabotar-se? Este é um livro de autoajuda para quem quer melhorar a sua vida. Ao longo dos 27 capítulos, Jen Sincero ajuda a desconstruir os pensamentos e comportamentos autodestrutivos, que o impedem de alcançar os seus objetivos. Só assim será possível assumir riscos, ganhar dinheiro, definir grandes objetivos e alcançá-los.

 

7. A Arte Subtil de Saber Dizer que se F*da, de Mark Manson

Se pensa que este é mais um livro de desenvolvimento pessoal repleto de mensagens positivas, está enganado. É um manual para a vida, no qual o autor explica como devemos olhar para os problemas de forma diferente. O autor recorre à sua experiência, e a outras histórias, para desconstruir a fixação no pensamento positivo, que só serve para nos lembrar daquilo que não somos, o que nos falta ou o que deveríamos ter sido, mas não conseguimos.

 

8. Hábitos Atómicos, de James Clear

É um livro divertido, que recorre à biologia, psicologia e neurociência para explicar como é que os hábitos são formados, ao mesmo tempo que dá sugestões para usar essa informação em seu benefício. Ao focar-se em mudar os hábitos, os padrões de comportamento podem ajustar-se para melhorar a sua vida. Ou, nas palavras do autor, “pequenas mudanças, resultados notáveis”.

 

9. O Clube das 5 da manhã, de Robin Sharma

Mais do que acordar às 5h da manhã, o livro é um tratado sobre como viver mais feliz e ser produtivo. O segredo, como explica Robin Sharma, está em acordar mais cedo - para meditar, praticar desporto e arranjar-se com tempo - e, assim, reduzir o stress, melhorar o seu desempenho e ser mais criativo. E sentir-se melhor. Junte-se ao clube das 5 da Manhã e revolucione o seu dia.

 

10. Os Segredos que o Nosso Corpo Revela, de Alexandre Monteiro

A linguagem corporal - ou seja, os pequenos gestos que faz quando está a conversar com alguém - é a forma de expressão do nosso corpo. Se quer passar determinada imagem, é importante que o seu corpo corresponda às suas palavras. Neste guia prático, Alexandre Monteiro, especialista em decifrar pessoas, revela truques para usar a linguagem não-verbal a seu favor, os erros que não pode cometer e os sinais a que deve estar atento no outro.

 

 

Cursos de desenvolvimento pessoal

Se gostava de aprofundar alguma destas áreas, existem inúmeros cursos online de desenvolvimento pessoal que pode experimentar, sem sair de casa.

 

  • Udemy. É uma plataforma de e-learning, onde pode encontrar cursos nas áreas de gestão, produtividade, liderança ou meditação (entre muitos outros), a preços acessíveis.

 

  • Learncafé. Neste portal brasileiro, pode aprimorar algumas competências de desenvolvimento pessoal. Quase todos os cursos têm uma componente gratuita, mas terá de pagar se quiser ouvir o curso completo.

 

 

Apps de Desenvolvimento Pessoal

O seu smartphone também pode ser uma ferramenta útil para trabalhar o seu crescimento pessoal.

 

Esta aplicação, da Fundação José Neves (FJN), tem como objetivo ajudar os portugueses a desenvolverem competências, melhorar a resiliência para viver uma vida plena, aumentar o bem-estar e equilíbrio emocional. Nesta aplicação pode encontrar cursos, exercícios e conversas de grupo para quem quer melhorar o bem estar e o equilíbrio emocional. Tudo gratuito. Disponível para iOS e Android.

 

  • SimpleHabit

A SimpleHabit, app de meditação para pessoas ocupadas, oferece exercícios gratuitos de cinco minutos, fáceis de encaixar em horários apertados. Projetado por especialistas em meditação, contém inúmeros recursos de meditação e atenção plena. Os utilizadores podem selecionar entre uma lista de variadas situações, humores e horas do dia para meditações guiadas personalizadas. Disponível para iOS e Android.

 

 

Podcasts de Desenvolvimento Pessoal

Os podcasts são uma boa opção para quem não tem muito tempo disponível, mas gostava de aprender novas ferramentas e adquirir conhecimentos. Pode ouvi-los enquanto pratica desporto, anda de transportes públicos ou está a cozinhar, por exemplo. Para ajudá-lo, deixamos três dos melhores podcasts de desenvolvimento pessoal.

 

  • Bela questão

Se procura receber conhecimento de forma informal, divertida e em português, este é o podcast para si. A cada 15 dias, Amália Carvalho, que trabalha na área da comunicação, recebe convidados que falam sobre inteligência emocional e desenvolvimento pessoal, fornecendo dicas úteis que podem ser aplicadas à sua vida, ferramentas práticas ou métodos de crescimento pessoal. Gestão emocional, superação e resiliência são alguns dos temas que pode encontrar neste podcast. Disponível no Spotify e Apple Podcasts.

 

Podemos preservar nossa humanidade na era digital? De onde vem a criatividade? E qual é o segredo para viver mais? São questões que, provavelmente, já lhe passaram pela cabeça. Se não tem problemas em ouvir podcasts em inglês, aqui pode encontrar temas que vão, de certeza, inspirá-lo. O TED Radio Hour é como uma extensão das TEDTalks e em cada episódio a apresentadora Manoush Zomorodi, explora uma ideia através de um conjunto de TEDTalks e entrevistas originais, inspirando-nos a aprender mais sobre o mundo e nós mesmos. Disponível na Apple e no Spotify.

 

O podcast de Oprah Winfrey é uma excelente opção para quem quer aprender a viver uma vida consciente e com alma. Este podcast apresenta convidados que são selecionados pessoalmente pela Oprah. Alguns deles são líderes de pensamento e palestrantes motivacionais, enquanto outros são gurus espirituais e mestres de meditação. Disponível na Apple e Spotify.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

Achou este artigo útil?

Queremos continuar a trazer-lhe artigos úteis.

Que temas gostava de ler por aqui?

Obrigado pela sua opinião!

A sua ajuda é importante.

Salto Santander

Obrigado pela sua opinião!