Quer iniciar o dia de forma positiva? Opte por um pequeno-almoço saudável. Conheça os ingredientes que não podem faltar à mesa e três receitas saborosas.
A forma como começamos a manhã pode influenciar o resto do dia. Por isso, o pequeno-almoço é frequentemente definido como a refeição mais importante do dia. E por boas razões. Mas, apesar dos benefícios do pequeno-almoço para a saúde e o bem-estar, muitas pessoas costumam ignorá-lo. Saiba como preparar um pequeno-almoço saudável e energético.
Segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), o pequeno-almoço é importante por vários motivos:
O pequeno-almoço deve contribuir com cerca de 20 a 25% do valor energético total (VET) diário. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o pequeno-almoço deve ser distribuído da seguinte forma:
No que diz respeito aos micronutrientes, os pequenos-almoços saudáveis devem ser ricos em:
Segundo a APN, esta refeição deve ser completa e variada. Tais como:
São uma fonte de proteínas de alto valor biológico, cálcio e vitaminas. Opte por consumir as versões “magro” ou “meio-gordo”, sem adição de açúcar. Em algumas situações, pode substituir por bebidas de amêndoa, arroz, soja, entre outras.
Alguns exemplos de laticínios que devem constar no pequeno-almoço são:
Fornecem hidratos de carbono de absorção lenta, vitaminas, minerais e fibras. Prefira alimentos obtidos a partir de farinhas menos refinadas (mais escuros) ou integrais e privilegie o consumo de cereais de pequeno-almoço com elevada quantidade de fibra, não açucarados e com pouco sal.
Alguns exemplos que podem constar à mesa são:
Fornece hidratos de carbono, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Opte por fruta fresca e da época, sem adição de açúcar.
Exemplos:
Não sabe o que comer ao pequeno-almoço? Para ajudá-lo, deixamos-lhe três receitas saudáveis, rápidas e saborosas de Lilian Barros, nutricionista e autora de vários livros sobre nutrição:
1. Panquecas de aveia
Junte os ingredientes todos, menos a banana, numa liquidificadora e triture. Depois, aqueça a frigideira e, com um papel de cozinha, espalhe umas gotas de azeite. Coloque a massa na frigideira e umas rodelas de banana em cima. Deixe cozinhar e, quando vir umas “bolhinhas”, está na hora de virar a panqueca. Pode comer com iogurte e fruta.
2. Sumo vermelho
Coloque os ingredientes todos na liquidificadora e triture. Mais simples não podia ser!
3. Banana bread
Coloque os ingredientes todos num processador de alimentos e triture. Depois, disponha a mistura numa forma de bolo inglês. Coloque umas rodelas de banana em cima da mistura. Leve ao forno durante 35 minutos a 180.º graus.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!
O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.
O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.
O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.
Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.
O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.
Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.
Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.
Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).
Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).