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Como pedir ou recuperar a senha das Finanças? Veja o passo a passo

20 nov 2024 | 3 min de leitura

Se ainda não tem senha de acesso ao Portal das Finanças, ou quer alterá-la, veja como o fazer de forma rápida e simples.

computador com site das finanças aberto

O Portal das Finanças é uma plataforma essencial para gerir múltiplas questões fiscais, desde a entrega do IRS até à consulta de dívidas. Mas, para aceder à área privada, é necessário ter uma senha de acesso. Neste artigo, explicamos detalhadamente como pedir, recuperar e alterar o seu acesso ao Portal das Finanças.

 

 

Como pedir a senha das Finanças?

Se ainda não tem uma senha para aceder a este Portal, siga os passos abaixo para a obter:

 

Passo 1: registo no Portal das Finanças

  • Aceda ao Portal das Finanças e clique em "Registar-se"

 

  • Preencha o formulário de adesão com os seus dados pessoais, incluindo o número de contribuinte (NIF), e-mail, telefone e morada fiscal

 

  • Defina uma pergunta de segurança e responda à mesma. Esta pergunta será fundamental para futuras recuperações de senha, caso necessário

 

  • Clique em "Pedir Senha" para concluir o processo de registo.

 

 

Passo 2: receção da senha

  • A senha será enviada para a sua morada fiscal via CTT, no prazo de cinco dias úteis

 

  • Se não receber a senha no prazo estipulado, contacte o Serviço de Finanças ou o Centro de Atendimento Telefónico da Autoridade Tributária (AT) para verificar o estado do pedido.

 

 

Passo 3: confirmação da senha

Após receber a senha pelo correio, confirme-a no Portal das Finanças. Na barra "Iniciar Sessão", introduza o seu NIF e a senha recebida. A partir deste momento, terá acesso a todos os serviços disponíveis no Portal das Finanças.

 

Pode ver no vídeo abaixo como fazer.

 

 

Como recuperar a senha das Finanças?

Se perdeu ou esqueceu a senha de acesso, pode recuperá-la seguindo estes passos:

 

 

Passo 1: aceda ao Portal das Finanças

Entre no Portal das Finanças e escreva “Recuperar Senha” na barra de pesquisa, ou aceda diretamente à opção "Recuperar Senha", no menu "Iniciar Sessão".

 

 

Passo 2: escolha o método de recuperação

Com telemóvel fiabilizado

 

Se o seu telemóvel está fiabilizado no Portal, tem duas opções:

 

  • Carta: a senha antiga será cancelada e uma nova será enviada para a sua morada fiscal, num prazo médio de cinco dias úteis

 

  • Código por SMS: introduza o número fiabilizado (verá os últimos três dígitos). Clique em “Recuperar Senha” e receberá um código de seis dígitos no telemóvel. Introduza o código e clique em “Alterar”. Depois, crie uma nova senha. Assim que clicar novamente em “Alterar”, a senha antiga será cancelada e a nova passará a estar em vigor.

 

 

Sem telemóvel fiabilizado

 

Neste cenário, terá de responder à pergunta de segurança anteriormente definida por si. A senha antiga será cancelada e uma nova será enviada para a sua morada fiscal, no prazo médio de cinco dias úteis.

 

 

Cartão de Cidadão com códigos de autenticação ou Chave Móvel Digital (CMD)

 

Se tem à sua disposição os códigos de autenticação do Cartão de Cidadão ou a CMD, efetue a autenticação e recupere a senha de acesso no momento.

 

 

Opção “Outras Formas”

 

Caso não se recorde da pergunta e resposta de segurança, não tenha o telemóvel fiabilizado ou não disponha do Cartão de Cidadão ou da CMD escolha esta opção.

 

  • Sem pergunta de segurança e sabe o e-mail registado no Portal: envie um e-mail do endereço eletrónico registado no Portal das Finanças (que está associado ao seu número de contribuinte) para portal-senhas@at.gov.pt, com o assunto “Cancelamento de senha NIF” e inclua o seu NIF, nome completo e domicílio fiscal. Após a confirmação por e-mail do cancelamento da senha de acesso, faça um novo registo e aguarde pela nova senha via CTT.

 

  • Sem pergunta de segurança e sem e-mail registado: solicite a atualização do endereço eletrónico num Serviço de Finanças. Em situações urgentes, envie um e-mail para portal-senhas@at.gov.pt com os dados acima mencionados, incluindo uma cópia digitalizada do documento de identificação e um pedido assinado para cancelar a senha de acesso.

 

Pode consultar o guia de Senhas de Acesso ao Portal das Finanças, da Autoridade Tributária e Aduaneira, ou ver o vídeo abaixo.

 

 

Como alterar a senha das Finanças?

Se deseja alterar a sua senha de acesso ao Portal das Finanças, siga estes passos:

 

1. Passo um: entre na sua área pessoal no Portal das Finanças

 

2. Passo dois: na barra de pesquisa, escreva “Alterar Senha” e selecione a opção "Alterar Dados de Acesso"

 

3. Passo três: introduza o seu NIF e a senha atual

 

4. Passo quatro: selecione "Alterar Senha", introduza a nova senha e confirme-a

 

5. Passo cinco: clique em "Alterar" para concluir o processo.

 

Pode ver no vídeo abaixo como fazer.

 

 

Ao seguir todos estes passos, garante que terá sempre acesso ao Portal das Finanças e os dados seguros e atualizados. Lembre-se: crie uma senha forte e de fácil memorização para evitar novas recuperações.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

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