ISV: tudo o que precisa de saber sobre este imposto

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Publicado a 29 Julho 2025
 detalhe de duas mãos, uma a passar e outra a receber chaves de carro

Saiba como funciona o Imposto Sobre Veículos (ISV) em Portugal, o que mudou em 2025, quem está isento e como calcular o imposto ao comprar ou importar um carro.

Desengane-se quem acha que comprar ou importar um carro envolve apenas escolher o modelo ou a cor. Antes de começar a circular, há um imposto que tem de ser pago: o Imposto Sobre Veículos (ISV).

 

Se está a pensar adquirir um automóvel novo ou usado (mesmo que venha do estrangeiro), é importante perceber como funciona este imposto. E este artigo vai ajudá-lo.

 

 

O que é o ISV?

O Imposto Sobre Veículos (ISV) é um imposto único, pago apenas na primeira matrícula portuguesa do veículo. Sempre que um carro é matriculado pela primeira vez em Portugal (seja novo ou usado importado) é necessário pagar este imposto.

 

Aplica-se a:

  • Automóveis ligeiros de passageiros ou mistos
  • Veículos de mercadorias
  • Autocaravanas
  • Motociclos, triciclos e quadriciclos (como definidos pelo Código da Estrada).

 

O valor é calculado com base em dois fatores principais:

  • Cilindrada do motor
  • Emissões de CO2 (componente ambiental)
  • Se o carro for a gasóleo e emitir mais de 0,001g/km de partículas, acresce uma taxa extra de 500 euros.

 

 

O que mudou no ISV em 2025?

Até 2024, os carros usados importados tinham uma redução diferente para a componente da cilindrada e para a componente ambiental. Na prática, penalizava quem trazia um carro usado do estrangeiro, porque a redução era menor nas emissões de CO2.

 

Desde 1 de janeiro de 2025, essa desigualdade acabou. Agora, a redução aplica-se de forma igual às duas componentes (cilindrada e ambiental), tornando o processo mais justo.

 

Esta alteração surgiu após decisões do Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) e vários processos judiciais que consideravam a fórmula anterior discriminatória para carros usados importados. Com a nova regra, Portugal alinhou o cálculo do ISV às exigências europeias.

 

 

Tabela de reduções do ISV para carros importados em 2025

Tabela de reduções do ISV para carros importados em 2025
Idade do veículo Redução ISV
Até 1 ano 10%
Mais de 1 a 2 anos 20%
Mais de 2 a 3 anos 28%
Mais de 3 a 4 anos 35%
Mais de 4 a 5 anos 43%
Mais de 5 a 6 anos 52%
Mais de 6 a 7 anos 60%
Mais de 7 a 8 anos 65%
Mais de 8 a 9 anos 70%
Mais de 9 a 10 anos 75%
Mais de 10 anos 80%

O que significa na prática: se importar um carro com seis anos, a redução é de 52% em ambas as componentes, o que pode significar pagar muito menos ISV do que em 2024.

 

Outra novidade é para os híbridos plug-in importados da União Europeia, matriculados entre 2015 e 2020 com autonomia elétrica mínima de 25 km. Estes veículos passam a ter uma taxa intermédia de 25% no ISV, o que torna a importação destes modelos mais vantajosa.

Como calcular o ISV?

O cálculo do ISV pode parecer algo confuso à primeira vista, mas resumindo em cinco passos:

 

1. Multiplica-se a cilindrada pela taxa aplicável (por cm³)

2. Subtrai-se a parcela a abater (definida por tabela)

3. Adiciona-se a componente ambiental – multiplica-se a taxa pelas emissões de CO₂ (g/km)

4. Subtrai-se o valor a abater na componente ambiental

5. Soma-se o resultado das duas componentes e, se for a gasóleo com emissões elevadas de partículas, adiciona-se mais 500 euros.

 

Exemplo prático:

 

Imagine um carro a gasolina com cilindrada de 1.200 cm3 e emissões de 95 g/km. Segundo as tabelas atuais, a componente da cilindrada seria cerca de 238  euros, e a componente ambiental 98  euros. Somando as duas, o ISV a pagar seria de 336  euros.

 

Este é apenas um exemplo simples, pois os valores variam conforme o tipo de combustível, emissões e idade do veículo.

 

Parece trabalhoso? É por isso que a Autoridade Tributária disponibiliza um simulador de ISV no Portal das Finanças. Basta introduzir os dados do carro (cilindrada, emissões, ano de matrícula, combustível) e o sistema calcula automaticamente o valor.

 

 

Atenção às normas WLTP e NEDC

As emissões de CO2 podem variar conforme a norma usada na homologação do veículo (NEDC ou WLTP). Certifique-se de que usa os valores corretos no simulador, pois a norma WLTP tende a apresentar emissões mais altas e, por isso, pode influenciar o imposto.

 

 

Como funciona o ISV para carros importados?

Quando importa um carro usado, o cálculo do ISV é igual ao de um carro novo, mas com reduções consoante a idade do veículo.

 

Por exemplo:

  • Um carro com 5 anos beneficia de 52% de desconto tanto na componente da cilindrada como na ambiental
  • Um carro com 9 anos tem 75% de desconto
  • Um carro com mais de 10 anos tem 80% de desconto.

 

Assim, quanto mais antigo for o carro, menos ISV paga.

 

Mas note que, se fizer alterações ao carro que aumentem a cilindrada ou as emissões (por exemplo, reprogramação da centralina ou transformação para autocaravana), poderá ter de pagar ISV novamente, porque o cálculo será atualizado.

 

 

Quem pode usufruir de isenção do ISV?

Nem todos os veículos estão sujeitos ao pagamento do ISV. Existem situações em que a lei prevê isenções totais ou parciais, desde que sejam cumpridos determinados requisitos.

 

Para beneficiar desta vantagem, precisa de submeter um pedido no Portal das Finanças e apresentar os documentos que comprovem a condição especial.

 

Entre os casos mais comuns de isenção ou redução encontram-se:

  • Veículos elétricos
  • Híbridos plug-in (com autonomia mínima definida)
  • Pessoas com deficiência motora
  • Famílias numerosas (carros com mais de 5 lugares)
  • Táxis e veículos de aluguer sem condutor
  • Viaturas de proteção civil, bombeiros e IPSS
  • Carros de diplomatas ou funcionários comunitários em regresso a Portugal
  • Veículos clássicos (com critérios específicos).

 

 

Como pedir o reembolso do ISV?

Se pagou ISV e considera que houve erro ou que tem direito a reembolso (por exemplo, num carro importado em que não aplicaram a redução correta), pode pedir devolução.

  • Se o pagamento foi feito há menos de 120 dias, deve apresentar uma Reclamação Graciosa no Portal das Finanças
  • Se já passaram mais de 120 dias, terá de solicitar uma Revisão Oficiosa, também no mesmo portal.

Tem até quatro anos, após o pagamento, para pedir o reembolso.

 

 

Quando se paga o ISV?

O ISV é pago no momento da matrícula do veículo em Portugal. Sem este pagamento, não é possível legalizar o carro nem obter a matrícula nacional.

 

Ou seja, antes de ter as chaves e começar a conduzir, tem obrigatoriamente de tratar deste imposto.

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

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