Saiba em que consiste o crédito hipotecário, como funciona e o que ter em atenção ao optar por esta modalidade de crédito.
Se precisa de financiamento aprovado, pedir um crédito hipotecário pode ser a solução. Esta é uma modalidade de crédito comum, que oferece uma segurança adicional tanto para quem o pede quanto para o banco, que fica com uma garantia de pagamento. Vamos explorar com mais profundidade o que significa.
Modalidade na qual o beneficiário oferece um bem como garantia para o pagamento do empréstimo, geralmente um imóvel sem encargos ou outras hipotecas ou um bem como um carro ou um barco. Esta garantia dá ao banco a segurança de que, em caso de incumprimento do devedor, pode executar o bem hipotecado para recuperar o valor em dívida.
O bem hipotecado pode pertencer ao próprio devedor ou a uma terceira pessoa, desde que esta concorde com a hipoteca.
O crédito hipotecário não se limita apenas ao crédito habitação, pode ser pedido em várias situações. Entre as principais tipologias disponíveis, destacam-se:
Se quiser pedir este tipo de crédito, deve dirigir-se à entidade bancária onde pretende obter o financiamento. Alguns bancos permitem iniciar o pedido online, através do website, mas o processo terá sempre de ser concluído na instituição bancária. Para tal, é necessário preencher alguns requisitos adicionais ao processo padrão de obtenção de crédito como, por exemplo, ter a idade apropriada para pedir este tipo de financiamento e ter uma percentagem baixa da Loan to Value (LTV). O que isto significa? Veja a seguir.
Esta taxa é a relação entre o valor do empréstimo e o valor do bem hipotecado. Uma percentagem baixa indica que o montante do empréstimo é uma porção menor do valor do bem, o que torna as condições do crédito mais favoráveis.
Após a solicitação, a instituição bancária conduzirá uma avaliação do imóvel ou do bem a hipotecar para garantir que o valor cubra o montante pedido. Adicionalmente, haverá uma análise do seu perfil financeiro para determinar se será elegível para o crédito e se possuirá capacidade para cumprir com os pagamentos mensais. Este processo pode levar algumas semanas.
Embora possa aumentar as hipóteses de obter financiamento é importante estar ciente dos riscos que este crédito acarreta:
Contrato legal em que um bem, normalmente um imóvel, é oferecido como garantia para um empréstimo ou crédito. No caso de incumprimento do pagamento das prestações acordadas, a entidade financeira (credor) tem o direito de executar a hipoteca, ou seja, tomar posse do bem e vendê-lo para recuperar o montante em dívida.
A hipoteca é uma forma muito comum de garantir financiamentos de grande valor, como os créditos habitação, por exemplo. Conheça os diferentes tipos de hipoteca abaixo.
Como o crédito hipotecário envolve uma garantia real, os bancos costumam oferecer taxas de juro mais baixas e prazos de reembolso mais longos. No entanto, é aconselhável comparar as condições oferecidas por diferentes bancos para encontrar a opção mais vantajosa.
O crédito hipotecário pode ser uma solução eficaz para garantir a aprovação de um empréstimo, mas requer uma análise cuidadosa, dado à impossibilidade de pagamento poder resultar na perda do bem hipotecado. Portanto, avalie bem a necessidade de crédito e capacidade financeira antes de tomar alguma decisão.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!