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5 passos para abrir um franchising em Portugal

05 abr 2023 | 6 min de leitura

Pretende começar um negócio, mas quer reduzir os riscos? Saiba como abrir um franchising em Portugal.

duas pessoas a olhar para o computador a trabalhar

Começar um negócio implica investimento elevado por parte do empresário e uma predisposição para correr riscos. Porém, se gostava de trabalhar por conta própria com riscos reduzidos, comprar um franchising pode ser a oportunidade certa para si, permitindo que invista num negócio já comprovado e, por isso, com menos riscos. Saiba como abrir um franchising em Portugal.

 

 

O que é o franchising?

O franchising - ou franquia - é um modelo de negócio no qual uma empresa (master franchising) concede a outra (franchisado) o direito de usar a sua marca, os seus produtos, serviços e tecnologias, assim como o apoio operacional, comercial e de marketing, em troca de uma contrapartida financeira.

 

Estas duas entidades estabelecem uma relação de cooperação de longa duração, através de um acordo contratual, em que o master franchising concede ao Franchisado o direito de usar um conceito de negócio já desenvolvido e testado, de forma a garantir o sucesso do negócio do franchisado.

 

 

Vantagens do franchising

Além de poder representar uma marca reconhecida pelos consumidores, abrir um negócio de franchising apresenta inúmeras vantagens para o empreendedor, pois assenta num modelo de negócio já testado, know-how e a formação especializada que permitirão explorar o negócio com a maior rentabilidade possível, evitando alguns erros de um negócio que começa do zero. Além disso:

 

  • Está integrado numa rede que poderá ajudá-lo sempre que necessitar
  • Corre menos riscos, porque tem acesso ao know-how do negócio, testado e aprovado
  • O arranque do negócio será mais rápido
  • Franchisado e colaboradores recebem formação gratuita do franchisador
  • Necessita de menos capital para investir do que se tratasse de um negócio novo
  • Se a marca já for reconhecida no mercado, dispõe de uma carteira de clientes fiel
  • Beneficia de apoio, nomeadamente em publicidade, supervisão e gestão contínua.

 

Mas existe sempre o outro lado da moeda. Alguns desafios que este modelo de negócio comporta são:

 

  • Tem de seguir as regras do negócio, ficando limitado em termos de autonomia ou poder de decisão
  • Pode não estabelecer uma boa relação com o franchisador
  • O franchisador pode rescindir o acordo
  • Só poderá atuar no território definido com o franchisador
  • Pagamento das taxas impostas, incluindo royalties e/ou as taxas de publicidade.

 

 

Como abrir um franchising em Portugal

Abrir um franchising em Portugal é uma decisão que deve ser bem ponderada. Por isso, siga os seguintes passos:

 

1. Faça uma autoavaliação

Antes de abrir um franchising em Portugal, é importante estar preparado para ser empreendedor e para as responsabilidades inerentes: será que está disponível para deixar de trabalhar por conta de outrém e passar a ser o líder? Para trabalhar mais horas e em dias de descanso? Será que tem o capital necessário ou consegue obter financiamento para iniciar o negócio? São tudo questões que devem pesar na sua decisão.

 

Além disso, apesar de o franchising ser um investimento com risco mais reduzido, deve estar consciente das particularidades deste modelo de negócio. Lembre-se que as principais decisões cabem sempre ao franchisador, tem pouca liberdade para tomar um rumo diferente do definido e terá sempre que pagar um determinado valor ao franchisador.

 

2. Pesquise em que tipo de negócio gostava de investir

Pondere em que tipo de negócio gostava de investir ou qual é o mercado em crescimento na sua região. Pode encontrar oportunidades de negócio e experiências de franchisados na Associação Portuguesa de Franchising, ler revistas especializadas, como a Negócios & Franchising, e consultar o Infofranchising, empresa responsável pela Expofranchise.

 

Alguns aspetos que deve ponderar quando estiver a escolher o negócio em que pretende investir são:

 

  • Quanto terá de investir numa fase inicial?
  • Quanto terá de pagar de royalties ou taxas de publicidade?
  • Qual a receita média mensal e anual de um franchisado?

 

3. Saiba quanto terá de investir

Se pondera começar um franchising em Portugal, é importante conhecer os custos iniciais. Neste campo, existem dois conceitos essenciais: direito de entrada e investimento inicial, que explicamos, em detalhe, mais abaixo.

 

4. Faça um plano de negócios

Embora muitos aspectos do negócio já estejam definidos à partida, um plano de negócios é essencial para o sucesso do franchising. Esta ferramenta é útil caso necessite pedir financiamento ou para convencer o master franchising que tem capacidade para dar este passo. Saiba, neste artigo, como elaborar um plano de negócios.

 

5. Escolha a localização

Na hora de escolher a localização da sua franquia, é fundamental encontrar um local em que esse produto ou serviço seja necessário. Para tal, deve fazer um estudo prévio, considerando os hábitos de consumo da população, assim como outros aspetos como:

 

  • O potencial da localidade
  • A estrutura e as condições do imóvel
  • A segurança
  • As opções de estacionamento
  • A concorrência.

 

6. Negoceie e assine o contrato

Após ter escolhido o franchisador adequado para o seu investimento, é hora de negociar o contrato para assiná-lo. Este é um momento muito importante, que deve ser analisado com cuidado. Lembre-se de ler tudo com bastante atenção e, se necessário, recorra a um advogado especializado em franchising.

 

 

Quanto custa abrir um franchising em Portugal?

Direito de entrada

É o valor a pagar na altura da adesão à rede, normalmente na data da assinatura do contrato. Por regra, este este valor cobre os custos que o franchisador terá para preparar o franchising, bem como outros custos que terá até à abertura da loja. Além disto, o direito de entrada funciona como uma espécie de “joia” paga pelas vantagens de se tornar membro de uma cadeia já estabelecida no mercado e pelo direito ao uso da marca.

 

Investimento inicial

É o valor total de que o necessita para arrancar com a sua atividade. Não inclui o investimento imobiliário, mas deve incluir equipamentos, obras, mobiliário, direito de entrada ou fundo de maneio. Após o investimento inicial, existem outros custos que terá de suportar permanentemente. São eles:

 

  • Royalties

Valor pago mensalmente pelo uso contínuo da marca e do conceito do franchisador, assim como pelos serviços essenciais de apoio que este irá prestar-lhe. Pode ser uma percentagem da faturação ou valor fixo.

 

  • Taxa de publicidade

Contribuição que todas as lojas franchisadas fazem para um fundo comum, que será aplicado na promoção da marca e dos produtos/serviços da cadeia.

 

Franchising de baixo investimento

Um franchising de baixo investimento - ou low-cost - é igual ao franchising tradicional, mas requer um investimento inicial mais reduzido - até 25 000 euros, sendo, por esse motivo, mais acessível a qualquer cidadão.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

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