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Como fazer uma análise de mercado, passo a passo

25 jan 2023 | 5 min de leitura

Quer lançar um novo produto ou serviço? Tem uma ideia de negócio e precisa de financiamento? Quer perceber as tendências do mercado em que está inserido? Saiba como fazer uma análise de mercado.

Análise de mercado: como fazer

Se alguma vez fez um plano de negócios - ou está a pensar fazer -, saberá que uma das componentes mais importantes deste documento é a análise de mercado. É nesta área que demonstra os conhecimentos sobre o setor em que está inserido ou que pretende entrar, que conhece o seu público e a concorrência. Uma boa análise de mercado poderá fazer a diferença quando está à procura de financiamento ou investidores, demonstrando que tem uma visão realista do seu negócio, assente em dados importantes. Saiba, neste artigo, como fazer uma análise de mercado.

 

 

O que é uma análise de mercado?

Uma análise de mercado é uma ferramenta que permite realizar uma avaliação completa de um determinado setor. Ao fazê-lo, está a estudar a dinâmica do ramo para o qual pretende entrar, os potenciais clientes e os seus padrões de consumo, a concorrência e outros fatores importantes. Uma análise do setor deve responder às seguintes perguntas:

 

  • Qual é o tamanho do meu mercado?
  • Quem é o meu público-alvo?
  • Quanto é que estão dispostos a pagar pelo meu produto?
  • Quem são meus principais concorrentes?
  • Quais são os pontos fortes e fracos dos meus concorrentes?

 

 

Qual a importância da análise de mercado e concorrência?

É um dos passos essenciais no lançamento de um novo produto ou quando começa um negócio, mas pode ser útil nos vários estágios da sua visão empresarial, para se manter atualizado com as principais mudanças no setor. As principais vantagens são:

 

1. Reduzir os riscos. Conhecer o seu mercado pode reduzir os riscos do negócio, pois terá maior entendimento relativamente às principais tendências, principais players do setor e do que precisa para ter sucesso. Por outras palavras, conhecer o mercado ajudá-lo-á a tomar as melhores decisões.

 

2. Conhecer o público-alvo. Para traçar um plano de sucesso, é fundamental perceber quais as expectativas que os potenciais clientes têm em relação ao seu produto ou serviço. Por exemplo, pode usar essas informações para adaptar as ofertas da sua empresa às necessidades de seus clientes.

 

3. Antecipar tendências. Estar um passo à frente da concorrência é importante para saber identificar e aproveitar novas oportunidades ou tendências. A análise de mercado é essencial para se posicionar e liderar o setor.

 

4. Prever receitas. Uma análise de mercado é um componente-chave de um plano de negócios, pois identifica os números, características e tendências futuras do setor-alvo. Ao fazer este estudo, pode ter uma ideia da fatia do setor que lhe pode caber e projetar os lucros de acordo com esses números.

 

5. Avaliar a concorrência. Identificar os seus concorrentes diretos - aqueles que disputam o mesmo segmento que a sua empresa - e indiretos - os concorrentes que oferecem soluções semelhantes e que satisfaçam o mesmo desejo - é essencial para perceber se o seu produto ou serviço é relevante.

 

 

Análise de mercado e plano de marketing

A análise de mercado permite à empresa posicionar melhor os seus produtos e serviços, fator fundamental para o sucesso. Além disso, ajuda, depois, a traçar o plano de marketing, permitindo definir alguns pontos essenciai, tais como:

 

  • O posicionamento do produto
  • O preço
  • As formas de distribuição
  • A comunicação.

 

 

5 etapas para fazer uma análise de mercado

Embora não seja complicado, exige muita pesquisa, portanto, esteja preparado para dedicar tempo ao processo. Estas são as sete etapas da realização de uma análise de mercado:

 

1. Determine o seu propósito

As razões para fazer uma análise de mercado podem ser muitas, como avaliar a concorrência, conhecer um novo setor ou perceber novas tendências. Seja qual for o motivo, é importante defini-lo a priori para mantê-lo no caminho certo durante todo o processo. Comece por decidir se o seu objetivo é interno como, por exemplo, aumentar as vendas, ou externo, como obter financiamento ou novos investidores.

 

2. Pesquise o mercado

Faça um esboço detalhado do estado atual do setor onde pretende entrar: dimensão e fase do mercado, quanto vale atualmente e quais as principais tendências. Além de ajudá-lo a ter uma real noção do ramo, esta seção irá demonstrar a potenciais investidores que conhece bem o negócio. Aqui poderá, ainda, fazer uma análise comparativa para ajudá-lo a encontrar a vantagem competitiva do seu produto ou serviço no setor em causa. Ou seja, se a sua empresa oferece valor acrescentado ao público-alvo. Algumas questões que devem ser respondidas:

 

  • Qual a dimensão do mercado (número de clientes, volume de vendas e unidades vendidas)
  • A composição do setor (incluindo a sua distribuição geográfica, antecipando possibilidades de crescimento e as preferências dos consumidores)
  • O nível de desenvolvimento do mercado: novo, em fase de crescimento, maturidade ou declínio.

 

3. Identifique o público-alvo

Nem todos os consumidores serão compradores do seu produto ou serviço. Neste capítulo, procure definir quem são os seus clientes e o que pode influenciar as suas decisões de compra. Algumas características do seu público-alvo que deve compreender são:

 

  • Idade
  • Género
  • Localização
  • Profissão
  • Educação
  • Interesses

 

Pode, inclusive, criar vários perfis ou personas que reflitam o seu cliente ideal, que possam servir de modelo para a sua apresentação.

 

4. Conheça a concorrência

Para ter sucesso, é importante que tenha um conhecimento claro de quem são os seus concorrentes, qual a sua dimensão no ramo, os seus pontos fortes e fracos e como é que pode demarcar-se deles. Comece por listá-los e, depois, faça uma análise swot - uma técnica usada pelos departamentos de marketing para identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de um negócio ou produto - de cada um dos concorrentes, respondendo a questões como:

 

  • O que é que essa empresa tem que a sua não tem e vice-versa?
  • O que levaria um cliente a escolher a concorrência em vez da sua empresa?

 

5. Analise a informação recolhida

Depois de reunir as informações acima descritas, é importante fazer uma conclusão que contenha uma análise dos dados. Esta conclusão deve conter elementos como:

 

  • Visão geral do mercado e perspetivas de crescimento
  • Percentagem de mercado da sua empresa ou uma projeção para o futuro, caso o produto ou serviço ainda não esteja disponível no mercado
  • Tendências do setor e do público-alvo
  • Crescimento previsto
  • Quanto é que os clientes estão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

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