Procura formas de ganhar dinheiro online? Se não tem um produto para vender, mas gosta de escrever ou tem boa presença nas redes sociais, o marketing de afiliados pode ser uma boa ideia para si.
Provavelmente não vai ficar rico num curto período de tempo. Mas, com dedicação e as estratégias certas de marketing de afiliados, pode alcançar bons resultados. Por isso, o primeiro conselho é informar-se sempre sobre as empresas com quem considera trabalhar e nunca dar dinheiro em troca de receber tarefas. Descubra, neste artigo, como entrar no mundo do marketing de afiliados de forma séria e assim aumentar os seus rendimentos.
O marketing de afiliados é uma estratégia de vendas em que uma empresa recorre a uma entidade externa para promover os seus produtos online. Por exemplo, quando vê, nas redes sociais, a indicação de “Post patrocinado”, está perante um exemplo de marketing de afiliados.
Para a empresa que lançou o produto ou serviço no mercado, o marketing de afiliados funciona como um canal extra de publicidade. Para o afiliado que se torna numa espécie de embaixador da marca, representa uma fonte de rendimento, já que recebe uma comissão por cada objetivo comercial que ajuda a alcançar.
Podemos resumir o funcionamento do marketing de afiliados em cinco passos essenciais:
1. Os criadores dos produtos ou serviços lançam um programa de afiliados
2. Quem está interessado em ser afiliado, submete a sua candidatura
3. Quando os interesses de ambos são compatíveis, o criador entrega ao afiliado um link que pode ser monitorizado
4. O afiliado promove o link nos seus canais de comunicação
5. Por cada objetivo de venda ou de divulgação cumprido através desse link, o afiliado ganha uma comissão.
A resposta está nos cookies: pequenos arquivos de texto que são automaticamente guardados quando visita um site.
Vamos a um caso prático: está a ler uma receita na Internet e clica num link de afiliado que o leva para outra página, onde pode comprar um determinado ingrediente. Ao clicar nesse link, o seu dispositivo móvel armazena um cookie.
Se concluir a compra enquanto o cookie estiver ativo, o vendedor e o afiliado saberão que chegou à loja online através do conteúdo do afiliado e, assim, o afiliado recebe a comissão.
A comissão do afiliado tem origens diferentes, dependendo dos objetivos acordados. Conheça as métricas mais comuns.
O marketing de afiliados permite que o criador de um produto ou serviço aumente a sua audiência e, potencialmente, as suas vendas, sem precisar de investir tanto dinheiro como aconteceria com publicidade tradicional. Por sua vez, o afiliado também tem muitas vantagens para aproveitar. Mas é preciso não esquecer que o sucesso não é imediato. Conheça os prós e os contras do marketing de afiliados.
Pense num nicho de mercado, depois encontre programas de afiliados nesse nicho. Se for apaixonado por viagens, por exemplo, pesquise no Google “viagens programa de afiliados” e analise os resultados. Escolha o que mais se adequa a si e comece a criar o seu conteúdo.
Para um início mais eficaz, siga estas dicas.
1. Faça reviews de produtos e serviços no seu site, blog ou redes sociais, sempre tendo em atenção a relevância do conteúdo e as palavras-chave mais procuradas pelos utilizadores
2. À medida que a sua comunidade crescer, crie uma lista de e-mails para a qual possa enviar novidades, contendo links para produtos da forma mais natural possível
3. Aproveite o marketing de afiliados no Facebook e Instagram, onde as estatísticas demográficas fornecidas lhe permitem criar conteúdo mais segmentado
4. Se chegar a um nível em que tem algum orçamento disponível, pode ser interessante investir em anúncios do Google, bem como no patrocínio de publicações no Facebook e Instagram, mas faça-o apenas em consciência e sem nunca comprometer o seu orçamento
5. Por último, não corra riscos desnecessários: garanta que desenvolve o seu negócio de marketing de afiliados dentro da lei, declarando os seus rendimentos.
Caso se aplique ao seu caso, e precise saber como declarar os seus rendimentos como trabalhador por conta própria, consulte o portal oficial ePortugal.GOV ou o site da Segurança Social.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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