O metaverso está a mudar a forma como interagimos, trabalhamos e consumimos. Neste artigo, exploramos o que é o metaverso, as principais preocupações, como as empresas podem aproveitar as suas vantagens e muito mais.
O metaverso é um ambiente virtual imersivo construído através de tecnologias como a realidade virtual, a realidade aumentada e hologramas. Neste espaço virtual é possível, entre outras coisas, trabalhar, jogar, socializar, fazer compras e aprender utilizando avatares personalizados.
O conceito do metaverso teve destaque no início dos aos 90 com o livro Snow Cash, de Neal Stephenson, que apresentou um mundo virtual onde as pessoas interagiam através de avatares. Desde então, tem evoluído e influenciado muitas pessoas e empresas, tornando-se particularmente famoso durante a pandemia COVID-19, onde surgiu a necessidade de criar relações interpessoais remotas.
Mais do que um conceito, o metaverso é um ecossistema que expande as possibilidades da internet atual, integrando o mundo físico e digital de forma mais fluída.
O metaverso usa plataformas digitais para criar ambientes tridimensionais (3D) acessíveis através de dispositivos como óculos de realidade virtual (VR), smartphones e computadores. Funciona com base em:
Em termos de utilidade, o metaverso serve como um espaço partilhado que transcende as limitações geográficas e permite a colaboração global.
Tudo o que faz no metaverso – os avatares que cria, as criptomoedas que compra, os jogos que joga, os eventos virtuais dos quais participa – são dados pessoais que está a oferecer. É importante ter em mente que, tal como acontece com as redes sociais, o utilizador do metaverso é o produto.
Apesar das oportunidades que oferece, o metaverso traz também alguns desafios que não devem ser ignorados:
Quem não conhece bem o conceito pode presumir que o metaverso é simplesmente um mundo virtual ao qual se pode aceder através de determinados dispositivos. Mas será que a realidade virtual e o metaverso são a mesma coisa? Não. Há várias diferenças entre eles:
Realidade virtual | Metaverso | |
Definição | A realidade virtual é a tecnologia para criar ambientes tridimensionais (3D) com elementos visuais, auditivos e táteis. | O metaverso é um mundo virtual com espaços tridimensionais (3D) onde os utilizadores podem explorar e interagir com conteúdos e outros utilizadores com os seus avatares. |
Propriedade | A marca detém o sistema de realidade virtual e todo o conteúdo relacionado. | Os utilizadores têm propriedade total sobre os seus ativos e experiências no metaverso. |
Tecnologia | A realidade virtual é uma tecnologia limitada e a nuvem só chega ao ponto de fornecer ambientes 3D simulados. | O metaverso obtém suporte de várias tecnologias, como a realidade virtual, a realidade aumentada, a descentralização e tecnologias de conetividade, além de facilitar a integração de novas tecnologias. |
Experiências | Os utilizadores estão limitados às experiências virtuais oferecidas pelo sistema de realidade virtual. | Os utilizadores podem aceder a um leque vasto de experiências no metaverso. |
Continuidade | A experiência de realidade virtual termina assim que os utilizadores desligam o dispositivo. | O metaverso é um mundo virtual partilhado e contínuo que existe mesmo quando o utilizador não está no metaverso. |
Existem dezenas de coisas que pode fazer através do metaverso – até mesmo encontrar trabalho. Conheça 7 delas:
Ainda que possa parecer que o metaverso está voltado exclusivamente para o lazer e o entretenimento, a verdade é que existe também uma vertente profissional que pode e deve ser explorada pelas empresas.
Com o seu ambiente imersivo e interativo, o metaverso consegue transformar a forma como as organizações operam e formam os seus colaboradores e como se conectam com os seus clientes.
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