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O que é o método Montessori e como pode beneficiar as crianças

09 fev 2023 | 5 min de leitura

Sabe o que é o método Montessori? Descubra uma das filosofias pedagógicas alternativas mais conhecidas e que tem ganhado cada vez mais adeptos em Portugal.

Escolher um estilo de educação para os seus filhos pode ser um processo difícil. As salas de aula tradicionais não são ideais para todos os alunos, mas já existem cada vez mais escolas que adotam métodos de ensino alternativos e com sucesso. Uma delas é o método Montessori, que pode beneficiar crianças de todas as idades.

 

 

O que é o método Montessori

O método Montessori é uma abordagem educacional alternativa, individualizada e focada no aluno, baseada na investigação e experiência de Maria Montessori, uma médica e educadora italiana. É projetado para levar as crianças a fazer perguntas, pensar por si mesmas, explorar, investigar e tornarem-se aprendizes e autodirigidos.

 

 

Como funciona o método Montessori

O método de educação Montessori é centrado na criança e envolve atividades conduzidas pelas próprias, salas de aula com crianças de várias idades e professores que incentivam a independência dos seus alunos. Segundo esta filosofia de educação, as crianças aprendem melhor quando escolhem o que querem aprender.

 

Uma sala de aula Montessori é diferente das salas dos métodos tradicionais, pois incluem:

 

  • Várias estações de atividades para as crianças escolherem ao longo do dia

 

  • Professores que se movem de um grupo para outro em vez de ficarem à frente da sala de aula

 

  • Um sistema de classificação não tradicional

 

  • Foco no aluno como um todo, incluindo o desenvolvimento social, emocional, intelectual e físico.

 

 

Quais os princípios do método Montessori

Autoeducação

Assenta na ideia de que a criança tem a capacidade inata de aprender sozinha, através da observação e interação com o mundo à sua volta. Na educação através do método Montessori, o ambiente deve ser preparado para estimular a curiosidade, incentivar as descobertas e aprendizagens de forma natural. Para isso, é importante apresentar materiais adequados, propor a resolução de desafios e dar-lhes a oportunidade de perceber os próprios erros.

 

Educação cósmica

“Cosmos” significa ordem. Este princípio pretende despertar o interesse da criança para tudo o que a rodeia, transmitindo a ideia de que tudo está ligado e é interdependente. Que tudo tem uma função, incluindo a criança, que deve descobrir qual o seu papel no mundo e como pode contribuir para melhorar o ambiente.

 

Educação como ciência

No método pedagógico Montessori, o professor deve utilizar o método científico para formular observações, hipóteses e teorias para entender a melhor forma de ensinar cada criança e para verificar a eficácia do seu trabalho no dia a dia.

 

Ambiente preparado

É um espaço onde a criança pode desenvolver a sua autonomia e liberdade, pensado para atender às necessidades biológicas e psicológicas dos mais pequenos. Deve ter mobília de tamanho adequado e materiais dispostos de forma a que as crianças acedam livremente.

 

Adulto preparado

É a pessoa que auxilia no processo de aprendizagem. O seu papel é observar e guiar a criança no processo de conhecimento. Este adulto deve conhecer as fases do desenvolvimento infantil, dominar ferramentas educativas eficazes e guiar a criança no seu desenvolvimento, garantindo que isso aconteça nas melhores condições possíveis.

 

Criança equilibrada

É a criança que consegue expressar as suas características inatas e seguir o rumo natural do seu desenvolvimento. Todos os princípios acima descritos contribuem para que se torne equilibrada, pois consegue aprender de forma natural e expressar as suas características.

 

 

Atividades Montessorianas para várias idades

As atividades Montessori variam de acordo com a faixa etária da criança. O método Montessori pode ser benéfico para todas as faixas etárias, desde o nascimento até ao ensino secundário. Este estilo de aprendizagem pode ter inúmeros benefícios, incluindo:

 

  • Estimular o sentimento de respeito e colaboração entre todos os envolvidos

 

  • Envolver os alunos, que decidem o que querem aprender, tornando-os mais ativos e interessados

 

  • Inspirar a criatividade e estimular os interesses dos alunos

 

  • Aprender de acordo com as necessidades e características individuais

 

  • Incutir a autodisciplina e ensinar capacidades para a vida

 

Atividades Montessori para bebés (creche)

A maioria das atividades Montessori começa por volta dos três meses de idade, quando o bebé começa a ficar acordado por períodos mais longos e está mais propenso a interagir com as atividades. Alguns brinquedos básicos e atividades que pode fazer com o bebé são:

 

  • Oferecer chocalhos de madeira simples e brinquedos de agarrar para desenvolverem as suas capacidades motoras

 

  • Usar tapetes macios e naturais para que a criança possa explorar de forma segura e praticar movimentos básicos, como ficar de bruços ou sentar-se

 

  • Oferecer “brinquedos domésticos”, como talheres, taças ou pratos de madeira, para incentivar a exploração e, ao mesmo tempo, ajudar a desenvolver capacidades para a vida

 

  • Criar zonas de atividades com itens pendurados, como bolas de patchwork ou outros brinquedos básicos

 

Para os bebés mais crescidos (a partir dos dois anos)

 

  • Abrir e fechar. Esta atividade é extremamente simples, mas pode manter as crianças entretidas por algum tempo, ajudando a desenvolver a coordenação motora. Pode usar caixas, gavetas, latas, recipientes ou tupperwares que abram e fechem facilmente. Depois esconde brinquedos ou tesouros dentro do recipiente e incentiva a criança a abri-los e fechá-los

 

  • Caixa mistério. Uma atividade para desenvolver a linguagem e encorajar a exploração. Basta ter um saco ou caixa e encher com objetos do dia a dia, com os quais a criança está familiarizada. Depois a criança terá que sentir os objetos (sem vê-los) e tentar adivinhar o que são

 

  • Classificar objetos por cor. Utilize itens da casa, como brinquedos, massas coloridas, materiais de arte ou botões, ofereça diferentes recipientes que combinem com essas cores. Depois a criança tem que colocar os itens coloridos nos respetivos recipientes.

 

Atividades Montessorianas para crianças em idade pré-escolar

Algumas atividades divertidas, mas que também incentivam a aprendizagem e o desenvolvimento de pensamento científico são:

 

  • Atrai ou não atrai. Para esta atividade é necessário um íman e uma bandeja com objetos do quotidiano, como, por exemplo, clips, esponjas, papel, tecido, lápis, borracha, afia ou tesoura. A criança, depois, terá que separá-los por objetos magnéticos e não magnéticos.

 

  • Afunda ou flutua. Necessita de um alguidar com água e um conjunto de objetos do quotidiano, como pedras, conchas ou colheres. De seguida, a criança terá que descobrir quais os que afundam e quais os que flutuam.

 

  • Classificação por tamanho. A classificação e categorização são frequentemente usadas em Montessori e estas atividades podem ser feitas em qualquer momento do dia. Pode incentivar a criança a separar os alimentos, brinquedos ou moedas por tamanhos ou cores.

 

  • Tarefas domésticas. Este é um ótimo momento para incluir as crianças em tarefas básicas, como arrumar os brinquedos, vestir-se, ajudar a preparar alimentos para cozinhar ou separar as roupas.

 

 

 

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