Quando pensamos em comprar um carro, pensamos em custos e se estaremos a fazer a escolha certa. Se um carro novo nos dá a garantia de que todas as peças são novas e, em princípio, sem qualquer problema, um carro usado pode apresentar-nos outros desafios.
Mas sem dúvida que um veículo em segunda mão é, muitas vezes, a solução mais em conta.
Descubra as vantagens e desvantagens de comprar um carro usado, como funciona a garantia e que aspetos deve ter em conta.
Para escolher o carro que melhor se adapta às suas necessidades, antes de comprar tente responder a questões do tipo:
As respostas a estas perguntas podem ajudar no momento da escolha.
Uma das vantagens de comprar um carro usado é que pode poupar algum dinheiro. Além disso, não se esqueça que ao comprar veículos novos, há posteriormente uma desvalorização mais acentuada do que se optar por comprar um carro em segunda mão.
Para maior segurança ao comprar um carro em segunda mão, prefira os carros que incluem certificação, o que permite documentar o estado de conservação do carro usado.
Por exemplo: A verificação de qualidade DEKRA para veículos usados que é composto por três verificações individuais. A verificação tecnológica, a verificação da carroçaria e a verificação do sistema. O relatório informa tanto o comprador como o vendedor sobre quais os critérios que foram cumpridos em cada um dos testes exigidos e quais os que não foram cumpridos.
Comprar um carro usado é sempre um desafio. Desconhece o historial do carro, se tem problemas recorrentes, algum defeito de fabrico já detectado que leva o carro constantemente à oficina.
Tenha atenção se a identificação do chassis do carro ou do motor, coincide com a constante nos documentos da viatura.
Se tem algum mecânico de confiança, pode pedir-lhe que verifique o estado em que o carro se encontra e se poderá ser ou não uma boa compra.
Nos carros usados, o prazo é de três anos, mas o vendedor e o comprador podem acordar uma redução do prazo de garantia de 18 meses (tempo mínimo de garantia permitido por lei). Esta é uma prática bastante usual nos stands de usados, que oferecem em contrapartida um desconto no preço da venda.
Atenção, estes prazos só são válidos se o automóvel for vendido por um comerciante. Se a transação ocorrer entre dois particulares, a lei das garantias não se aplica.
Ter um carro inclui sempre custos além da compra. Tenha em consideração:
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!