família

Tudo o que precisa de saber sobre a Ficha ENES

30 jul 2024 | 3 min de leitura

É um documento essencial para os estudantes que concluíram o secundário e desejam ingressar no ensino superior. Saiba que documento é este e até quando deve pedir.

Jovens a tirar apontamentos

Para os alunos que concluíram o ensino secundário a transição para o ensino superior é um passo significativo, que requer atenção a vários detalhes administrativos. Um dos documentos mais importantes neste processo é a Ficha ENES (Exames Nacionais do Ensino Secundário). Este documento é fundamental para as candidaturas às universidades e politécnicos, ao reunir informações detalhadas sobre o desempenho académico do aluno ao longo do ensino secundário.

 

 

O que é a Ficha ENES?

É um documento oficial emitido pelas escolas secundárias, essencial para os alunos que desejam candidatar-se a universidades ou politécnicos. Nesta ficha estão presentes informações detalhadas sobre:

 

  • As notas obtidas nos exames nacionais
  • A classificação final do ensino secundário
  • Contém, também, um código de ativação indispensável para a candidatura online ao concurso nacional de acesso ao ensino superior.

 

 

Como obter a Ficha ENES?

Para obter esta ficha basta ir à secretaria da escola secundária onde concluiu o ensino secundário. Normalmente, este documento é pedido após a divulgação das notas dos exames nacionais e a maneira para o pedir pode variar de acordo com a escola, mas essencialmente será sempre de forma presencial ou por e-mail.

 

 

Quando obter?

As datas para a obtenção da Ficha ENES variam anualmente e dependem do calendário escolar definido pelo Ministério da Educação. Geralmente, as escolas disponibilizam as fichas logo após a divulgação das notas dos exames nacionais e ficam disponíveis para serem recolhidas até ao fim do prazo de candidatura ao concurso nacional de acesso ao ensino superior.

 

Atenção: alertamos para que peça a Ficha ENES o mais cedo possível, de modo a evitar qualquer complicação no processo de candidatura ao ensino superior.

 

 

Qual a validade da ficha?

A Ficha ENES tem validade para o ano letivo em que é emitida. Ou seja, se a pedir em 2024, ela será válida para todas as fases de candidatura (1.ª, 2.ª e 3.ª fases) no ano letivo 2024/2025. Se decidir candidatar-se novamente no ano seguinte, terá de pedir uma nova ficha.

 

Se pretender candidatar-se ao ensino superior com as classificações dos exames nacionais realizados em 2022 ou 2023, tem de pedir a Ficha ENES na Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames (PIEPE).

 

 

A Ficha ENES tem algum custo associado?

Para os alunos de escolaridade obrigatória, a emissão deste documento não tem qualquer custo, conforme o disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 176/2012. Para os restantes alunos, será a escola a definir o valor da emissão de cada ficha.

 

Veja abaixo um exemplo de uma Ficha ENES:

 

Exemplo de ficha enes

 

Em que situações posso ter de voltar a pedir a ficha?

Sempre que pretender candidatar-se a um novo ano letivo. Por exemplo, se obteve a Ficha ENES em 2023 e não conseguiu entrar no curso desejado, e agora pretende candidatar-se novamente em 2024, terá de pedir uma nova ficha atualizada.

 

Mediante provas para melhorias nas notas dos exames nacionais. Se, após a primeira emissão da Ficha ENES, decidir repetir algum exame para melhorar a sua classificação, deverá pedir uma nova ficha que inclua as notas atualizadas.

 

Pode consultar o Guia Geral de Exames 2024 para mais informações.

 

 

Se a Ficha ENES tiver dados errados posso alterá-los?

Sim, se detetar algum erro nos dados, deve informar imediatamente a secretaria da sua escola, solicitar a correção junto da mesma e aguardar que esta seja importada para o sistema da candidatura online.

 

A escola é responsável por corrigir qualquer informação errada e emitir uma nova ficha corrigida. É fundamental verificar minuciosamente todos os dados assim que receber a ficha para evitar problemas nas candidaturas.

 

A Direção Geral do Ensino Superior (DGES) esclarece que esta situação não impede nem prejudica a apresentação da candidatura online.

 

 

A escola pode não conseguir emitir a Ficha ENES?

Existem casos em que a escola não consegue emitir este documento. Por exemplo, se alguma das situações abaixo se verificar:

 

1. O aluno não concluiu o ensino secundário até à fase do concurso de acesso ao ensino superior a que se está a candidatar (a ficha fica suspensa)

 

2. O aluno não obteve uma classificação válida (inferior a 95 pontos) em nenhum dos exames nacionais realizados como prova de ingresso.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Conta jovem à tua medida

Se não te contentas com pouco, abre uma conta online com vantagens.

Conta jovem à tua medida Conta jovem à tua medida

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).