Já ouviu falar da gripe A? Saiba quais são os principais sintomas e tratamentos.
A gripe é uma doença infeciosa que afeta principalmente as vias respiratórias. Os vírus que causam a gripe - influenza - podem ser dos tipos A e B e circulam todos os anos, embora com diferentes variantes. Neste artigo, iremos abordar a gripe A, os seus sintomas e o que a diferencia da gripe mais comum.
A gripe A refere-se à doença causada pelo vírus influenza A, de acordo com informação do SNS 24. Os subtipos de vírus influenza A que originam a gripe A são o H1N1 e H3N2.
Na gripe A e na gripe “comum”, dois tipos diferentes de vírus influenza causam uma infeção respiratória em humanos, mais conhecida como gripe. Trata-se de gripe A quando o vírus que provoca a doença é o influenza A e de gripe B quando esta é causada pelo influenza B.
Os sintomas entre estas duas variantes de influenza são idênticos e, na prática, a distinção só pode ser realizada através de exames laboratoriais, nomeadamente através do teste com zaragatoa nasofaríngea (semelhante ao teste COVID-19).
Os sintomas mais comuns da gripe A são os seguintes:
Podem, ainda, ocorrer outros sintomas como:
Na maior parte dos casos, o sistema imunitário encarrega-se de combater a infeção. Poderá, no entanto, adotar medidas de alívio dos sintomas da gripe A, tais como:
Lembre-se: se estiver grávida ou a amamentar não deve tomar medicamentos sem falar com o seu médico.
O período de incubação, isto é, o período entre o momento em que a pessoa é infetada e o aparecimento dos primeiros sintomas é, habitualmente, de entre três a 10 dias.
A duração da gripe A - ou de qualquer outra variante do vírus influenza - pode depender de pessoa para pessoa, mas, de uma forma geral, a doença dura cerca de sete dias.
Sim. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa, através de gotículas libertadas quando a pessoa infetada fala, tosse ou espirra. No entanto, após dois dias sem febre, a contagiosidade é reduzida.
A gripe A pode ser prevenida através da adoção de medidas de distanciamento social, que minimizem o risco de contração do vírus. Assim, as pessoas que estão infetadas devem:
Sim. A vacina da gripe protege contra as estirpes do vírus influenza A e B. A vacina é recomendada (e gratuita) a pessoas que:
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!