A margem de lucro é um dos indicadores de desempenho de um negócio. Pode ajudá-lo a definir o preço de um produto, assim como a encontrar estratégias para ser mais rentável.
Quer pretenda lançar um pequeno negócio para ganhar dinheiro extra ou já tenha uma empresa em funcionamento, é importante conhecer este indicador, por forma a manter o negócio rentável e sustentável.
Mas, antes de explicar o que é e como calcular, é importante distinguir este conceito do lucro.
É o retorno positivo do investimento feito no negócio. Se comprar uma t-shirt por 10 euros e a vender por 20 euros, lucra 10 euros. No entanto, este número não contempla todos os custos da operação que devem ser tidos em consideração, como o transporte ou o salário que pagou ao vendedor.
Assim, a margem de lucro é um indicador mais adequado para aferir a viabilidade do negócio.
É a percentagem que uma empresa espera ganhar após a venda de um produto ou serviço. Compreender este indicador é fundamental para definir o preço do produto ou serviço, em comparação com o esforço necessário.
Para definir este indicador deve ter em consideração duas variáveis:
Para calcular a margem de lucro em percentagem, utilize a seguinte fórmula:
margem de lucro = (PVP - custos de produção) / (PVP=) x 100
Este cálculo permite medir quanto é que a empresa ganha por cada euro de vendas. Assim, uma margem de lucro de 40% significa que a empresa tem um ganho líquido de 0,4 euros por cada euro de vendas.
Vamos a um exemplo:
A Joana vai lançar um negócio de venda de t-shirts, totalmente feitas pela própria, e quer calcular a margem de lucro que tem em cada unidade vendida. Primeiro, tem que saber qual é o custo de produção unitário do seu produto e, depois, o preço a que pretende vender cada t-shirt. Assim:
Seguindo esta fórmula, a margem de lucro de cada t-shirt que a Joana vender será de 50%. Ou seja:
(40€ - 20€) / (40€ x 100) = 50%
Não existe uma fórmula mágica para definir o valor ideal de uma empresa. No entanto, quanto mais elevada for esta percentagem, mais benefícios trará para a organização.
Para alcançar uma percentagem satisfatória, há alguns cuidados que deve ter:
Estabeleça o preço adequado
Antes de formar um preço, é importante analisar o mercado e o respetivo público-alvo, nomeadamente os preços praticados pela concorrência. A margem de lucro deve estar em sintonia com o mercado, caso contrário poderá perder vendas. Ponha-se no lugar dos clientes: porque haveria de comprar o produto mais caro se outra marca vende mais barato?
Reduza os custos
Se não tem espaço para subir o preço de venda ao público, o caminho pode passar por reduzir os custos. Voltemos ao exemplo das t-shirts da Joana. Se a jovem empresária quiser aumentar a sua margem de lucro, pode olhar para as suas despesas e analisar se não consegue diminuí-las, recorrendo a outros fornecedores com condições mais favoráveis ou eliminando todas aquelas que não forem essenciais.
Pode, por exemplo, procurar matéria-prima mais barata para fazer as suas t-shirts, encontrar um espaço para trabalhar com uma renda mais reduzida ou tentar poupar no consumo de energia ou de água.
A margem de lucro e o PVP podem ajudá-lo a moldar-se às circunstâncias. Assim, algumas estratégias que pode adotar são:
Independentemente da estratégia escolhida, é importante que conheça os números da sua empresa, para que esta seja rentável. E se, em algum momento, precisar de apoio para fazer crescer o seu negócio, o Santander tem à sua disposição um conjunto de soluções de financiamento adequadas a cada fase da sua empresa.
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