Gostava de fazer escolhas alimentares mais saudáveis? Saiba como o Nutri-Score pode ajudá-lo.
Saber ler os rótulos dos alimentos é fundamental para fazer escolhas informadas e promover uma dieta saudável. Mas, apesar de as embalagens dos alimentos e das bebidas deverem informar sobre os seus ingredientes e a declaração nutricional (entre outros parâmetros), nem sempre os dados são fáceis de interpretar. Para ajudar os consumidores a tomarem melhores decisões nutricionais foi criado o Nutri-Score.
O Nutri-Score é um sistema de classificação da qualidade nutricional de alimentos e bebidas, que se traduz num rótulo que fornece informações simples de entender. O rótulo Nutri-Score utiliza cinco cores diferentes para classificar os produtos alimentares em cinco categorias: da A (verde escuro) à E (vermelho).
Este sistema de classificação foi desenvolvido para ajudar a orientar os consumidores nas escolhas alimentares mais saudáveis e, assim, prevenir algumas doenças crónicas relacionadas com a alimentação.
O rótulo Nutri-Score pode ser afixado de forma voluntária e, apesar de não ser obrigatório na União Europeia, muitas marcas estão a adotar este sistema.
O Nutri-Score foi desenvolvido pela Santé Publique France, a autoridade francesa de saúde pública - entidade responsável pelo cumprimento dos critérios -, como resposta às crescentes preocupações com o aumento da taxa de obesidade e doenças crónicas associadas à alimentação. Foi desenvolvido para facilitar a compreensão da informação nutricional pelos consumidores e, assim, ajudá-los a fazer escolhas informadas.
Após a sua introdução na França, em 2017, o Nutri-Score tem sido adotado por outros países europeus, como a Bélgica, a Espanha e a Alemanha.
A pontuação Nutri-Score é calculada com base numa fórmula que tem em consideração os aspetos positivos e negativos da composição nutricional dos alimentos. O sistema atribui uma pontuação numérica e uma letra a cada produto, ajudando os consumidores a avaliarem rapidamente a qualidade nutricional dos alimentos embalados.
A pontuação Nutri-Score tem em consideração os seguintes elementos:
Pontos positivos:
Pontos negativos:
A pontuação total é calculada subtraindo os pontos negativos dos pontos positivos. O resultado é convertido numa letra e cor específicas de acordo com uma escala pré-determinada:
De uma forma geral, este rótulo comporta alguns benefícios, tais como:
Porém, muitos especialistas consideram que a forma como o Nutri-Score é calculado é demasiado simples e não contempla as necessidades específicas de determinadas pessoas.
Por exemplo, dois alimentos podem ter a mesma cor e letra e, no entanto, quantidades de sal ou açúcar diferentes. Uma vez que o que conta é o somatório de todos os ingredientes, se o alimento tiver vários nutrientes bons (por exemplo, proteína ou fibra), mas doses de sal ou açúcar elevadas, obtém uma boa pontuação e o consumidor não consegue distinguir esse fator que afeta negativamente a sua saúde.
Em Portugal (e na União Europeia), apesar de ser obrigatória a informação nutricional nas embalagens dos alimentos, não existe uma obrigatoriedade ou uma recomendação explícita do Governo para o rótulo nutricional. Assim, os produtores e distribuidores têm sistemas de rotulagem diversos, dificultando leituras e as comparações entre diferentes produtos.
Apesar disso, muitas marcas de produtos alimentares pré-embalados e bebidas que estão à venda nas prateleiras dos supermercados nacionais já adotam o sistema Nutri-Score.
Enquanto isso, a Comissão Europeia anunciou uma revisão do Regulamento (UE) n.º 1169/2011 - relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios -, no âmbito da qual propõe uma rotulagem nutricional harmonizada e obrigatória na União Europeia. O Nutri-Score, que até à data foi introduzido voluntariamente em alguns Estados-Membros, parece ser a escolha preferida neste contexto.
A Agência Internacional para a Investigação do Cancro (IARC, na sigla em inglês), que integra a Organização Mundial da Saúde (OMS), já reconheceu que o Nutri-Score é uma solução eficaz para guiar os consumidores na escolha de produtos alimentares mais saudáveis. Segundo o relatório, “é o único rótulo nutricional frontal na Europa para o qual existem fortes evidências científicas que demonstram a sua eficácia e a sua superioridade em relação a outros rótulos existentes”.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!