Sabe o que são pagamentos digitais? Rápidos e cómodos, estão a ganhar cada vez mais espaço junto dos consumidores nacionais. Saiba como utilizá-los de forma segura.
Num mundo em que os consumidores estão a deixar de utilizar dinheiro físico, torna-se mais relevante abordar as diferentes formas de pagamento disponíveis no mercado. Neste artigo, falaremos sobre os pagamentos digitais feitos a partir de apps ou outros canais digitais e como garantir a segurança das suas transações.
De forma simples, os pagamentos digitais são transações realizadas através de cartões ou apps de pagamento, que possuem tecnologia contactless, sem a necessidade de recorrer a dinheiro físico.
Já ouviu falar no MB WAY, Google Pay ou Apple Pay? Tratam-se de aplicações que podem ser descarregadas para dispositivos móveis, como o smartphone, tablet ou smartwatch e que permitem aos utilizadores titulares de uma conta ou um cartão de pagamento realizar, pelo menos, umas das seguintes operações:
As apps de pagamento podem ser disponibilizadas de duas formas. Pelo seu banco, através da aplicação homebanking. Esta pode permitir que aceda à conta à ordem e realize operações de pagamento a partir dessa conta.
Depois, existem apps de pagamento disponibilizadas por outras entidades, que não o seu banco. Neste caso, terá de associar uma conta à ordem ou cartão de pagamento a essa aplicação. Todas as movimentações serão realizadas a partir dessa conta.
Os meios de pagamento digital mais conhecidos em Portugal são:
A título de exemplo, se tiver um cartão Santander poderá associá-lo ao smartphone ou smartwatch e fazer pagamentos através das aplicações Apple Pay, Google, Garmin Pay e Fitbit Pay. Também é possível associar o MB WAY à App Santander e, assim, fazer pagamentos seguros.
As aplicações de pagamento digital permitem fazer compras de forma simples, sem ter de carregar dinheiro consigo. Mas é importante que adote alguns procedimentos de segurança:
1. Instale apenas apps de pagamento obtidas em lojas de aplicações oficiais. Nem todas as aplicações são seguras e podem conter software malicioso.
2. Analise as avaliações do meio de pagamento digital. Algumas podem ser falsas, criadas para convencer o utilizador a instalar a aplicação. Em caso de dúvida, contacte o seu banco.
3. Defina passwords fortes de acesso à aplicação. Evite associar elementos pessoais, como datas de nascimento e nomes de familiares, ou passwords demasiado fáceis, como 123456.
4. Não partilhe a password de acesso à app de pagamento ou códigos de autenticação de operações.
5. Privilegie elementos de autenticação biométricos (por exemplo, impressão digital ou reconhecimento facial), que são elementos de que terceiros não se podem apropriar.
6. Confirme quais os elementos de autenticação solicitados em cada acesso à app de pagamento digital e desconfie se for pedida informação adicional.
7. Leia cuidadosamente toda a informação apresentada nas notificações recebidas antes de autorizar a operação.
8. Encerre a sessão depois de utilizar a app de pagamento.
9. Contacte imediatamente o seu banco se receber uma notificação de uma operação não reconhecida ou se perder ou roubarem-lhe o cartão de pagamento ou as credenciais de acesso à app de pagamento.
10. Cancele a app de pagamento em caso de perda ou roubo do dispositivo móvel com a app de pagamento instalada.
Num mundo em que os consumidores estão a deixar de utilizar dinheiro físico, torna-se mais relevante abordar as diferentes formas de pagamento disponíveis no mercado. Neste artigo, falaremos sobre os pagamentos digitais feitos a partir de apps ou outros canais digitais e como garantir a segurança das suas transações.
De forma simples, os pagamentos digitais são transações realizadas através de cartões ou apps de pagamento, que possuem tecnologia contactless, sem a necessidade de recorrer a dinheiro físico.
Já ouviu falar no MB WAY, Google Pay ou Apple Pay? Tratam-se de aplicações que podem ser descarregadas para dispositivos móveis, como o smartphone, tablet ou smartwatch e que permitem aos utilizadores titulares de uma conta ou um cartão de pagamento realizar, pelo menos, umas das seguintes operações:
As apps de pagamento podem ser disponibilizadas de duas formas. Pelo seu banco, através da aplicação homebanking. Esta pode permitir que aceda à conta à ordem e realize operações de pagamento a partir dessa conta.
Depois, existem apps de pagamento disponibilizadas por outras entidades, que não o seu banco. Neste caso, terá de associar uma conta à ordem ou cartão de pagamento a essa aplicação. Todas as movimentações serão realizadas a partir dessa conta.
Os meios de pagamento digital mais conhecidos em Portugal são:
A título de exemplo, se tiver um cartão Santander poderá associá-lo ao smartphone ou smartwatch e fazer pagamentos através das aplicações Apple Pay, Google, Garmin Pay e Fitbit Pay. Também é possível associar o MB WAY à App Santander e, assim, fazer pagamentos seguros.
As aplicações de pagamento digital permitem fazer compras de forma simples, sem ter de carregar dinheiro consigo. Mas é importante que adote alguns procedimentos de segurança:
1. Instale apenas apps de pagamento obtidas em lojas de aplicações oficiais. Nem todas as aplicações são seguras e podem conter software malicioso.
2. Analise as avaliações do meio de pagamento digital. Algumas podem ser falsas, criadas para convencer o utilizador a instalar a aplicação. Em caso de dúvida, contacte o seu banco.
3. Defina passwords fortes de acesso à aplicação. Evite associar elementos pessoais, como datas de nascimento e nomes de familiares, ou passwords demasiado fáceis, como 123456.
4. Não partilhe a password de acesso à app de pagamento ou códigos de autenticação de operações.
5. Privilegie elementos de autenticação biométricos (por exemplo, impressão digital ou reconhecimento facial), que são elementos de que terceiros não se podem apropriar.
6. Confirme quais os elementos de autenticação solicitados em cada acesso à app de pagamento digital e desconfie se for pedida informação adicional.
7. Leia cuidadosamente toda a informação apresentada nas notificações recebidas antes de autorizar a operação.
8. Encerre a sessão depois de utilizar a app de pagamento.
9. Contacte imediatamente o seu banco se receber uma notificação de uma operação não reconhecida ou se perder ou roubarem-lhe o cartão de pagamento ou as credenciais de acesso à app de pagamento.
10. Cancele a app de pagamento em caso de perda ou roubo do dispositivo móvel com a app de pagamento instalada.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
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