Gostava de abrir uma empresa que contribua para a transição climática? Conheça o apoio Startup Voucher.
O Startup Voucher é uma das medidas promovidas pela StartUP Portugal - Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, agência que nasceu com o propósito de ajudar a financiar o desenvolvimento de projetos empresariais.
Em novembro de 2022, a StartUP Portugal lançou um novo programa para financiar projetos de startups nas áreas verdes e digitais, no montante de 30.000 euros por beneficiário: o “Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais”.
O Voucher para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais é um apoio para startups com modelos de negócio, produtos ou serviços digitais com contributo positivo para a transição climática e que, através da elevada eficiência na utilização de recursos, permitam:
O programa tem três vertentes para o financiamento:
Esta é uma medida cofinanciada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e pela União Europeia.
O programa Vouchers para Startups continua a receber candidaturas, mantendo-se aberto até que atinja os 90 milhões de euros para dotação.
Podem candidatar-se a este programa pequenas e médias empresas criadas com menos de 10 anos e que tenham sido constituídas - e com sede - em Portugal.
Para submeter a candidatura é necessário:
Cada startup selecionada deverá receber um voucher de 30.000 euros, dividido em várias tranches, como iremos explicar mais adiante.
Os apoios aos projetos verdes e digitais das startups são concedidos sob a forma de financiamento não reembolsável, sendo consideradas as seguintes despesas elegíveis:
Os projetos são escolhidos de acordo com os seguintes critérios:
O pagamento dos 30.000 euros será distribuído por várias tranches. Assim, haverá:
Recorde-se que a execução do projeto deverá ocorrer no prazo máximo de 12 meses, não podendo ultrapassar a data de 30 de setembro de 2025.
Em alternativa, se a sua empresa não preencher os requisitos do Startup Voucher, faça uma simulação de crédito online para empresas e veja quanto é que ficará a pagar por mês.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!