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O que é o coaching profissional e como pode ajudar a sua carreira?

16 set 2022 | 6 min de leitura

Se procura crescer profissionalmente ou mudar de carreira, o coaching profissional pode ser uma boa ferramenta para ajudar no seu desenvolvimento. Saiba como.

Coaching profissional: o que é?

A esfera profissional não se dissocia da pessoal. Ocupa um lugar fundamental na vida, sendo diretamente impactada pelas crenças, estrutura de valores, pelos medos e inseguranças. Uma promoção na empresa pode ser uma grande fonte de alegria, mas a estagnação da carreira profissional abre as portas da ansiedade. Como ultrapassar este obstáculo? O coaching profissional pode ser a chave. Com a ajuda do coach Adelino Cunha explicamos como e porquê.

 

 

O que é o coaching de desenvolvimento pessoal e profissional?

Antes de mais, é importante definir o conceito básico. O que é, afinal, o coaching? Trata-se de uma metodologia de trabalho que recorre a técnicas de áreas como a psicologia, sociologia, neurociência, psicologia ou inteligência emocional, com o objetivo de provocar mudanças significativas na vida de uma pessoa. Foca-se na identificação de aspetos a melhorar, definição de objetivos e no desenvolvimento de ferramentas que permitam atingi-los.

 

“É uma metodologia orientada para criar nitidez”, explica Adelino Cunha. Nestas sessões, o coach faz perguntas ao profissional que está a ser ajudado, conhecido como coachee, para que este veja o problema ou a situação de diferentes ângulos, incentivando-o a pensar pela sua própria cabeça. “Essas perguntas são feitas no sentido de ajudar a pessoa a descobrir os aspetos em que ela tem de melhorar. Torna-se mais nítida", prossegue o especialista.

 

Esta metodologia trabalha em três eixos específicos:

 

  • Definição de objetivos
  • Estrutura de valores
  • Sistema de crenças

 

“Melhorando a definição de objetivos, os valores e desativando crenças limitadoras, fazemos com que a pessoa atinja melhores resultados”, conclui.

 

 

Que tipos de coaching existem?

Segundo a Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional, o coaching pode aplicar-se a várias áreas da vida. No entanto, é possível identificar duas grandes vertentes: profissional e pessoal.

 

Dentro do coaching profissional ou empresarial, pode distinguir-se

 

  • Coaching executivo. Aplicado a quadros médios ou superiores com o objetivo de melhorar a performance, aumentar a motivação e potenciar a forma como comunicam com as suas equipas

 

  • Coaching de equipas. Define as funções de cada membro da equipa tendo em conta os seus pontos fortes, melhora a dinâmica e fomenta o espírito de equipa

 

  • Coaching de negócios. Tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento, melhorar o desempenho e os resultados de um negócio

 

  • Coaching desportivo. Dirigido a treinadores e desportistas, desenvolve as competências e capacidades mentais que ajudam a alcançar melhores resultados.

 

Já na sua vertente pessoal, podem distinguir-se as seguintes áreas:

 

  • Wellness coaching (saúde e bem estar). Tem como objetivo acelerar e potenciar a conquista de mudanças positivas para alcançar um estilo mais feliz e são

 

  • Coaching familiar. Ajuda no processo de gestão de tarefas, conflitos e preocupações familiares

 

  • Coaching educacional. Contribui para o desenvolvimento dos profissionais da educação e o melhoramento socioemocional das crianças e adolescentes em idade escolar.

 

 

Qual o objetivo do coaching empresarial

O coaching empresarial pode ter vários objetivos, como, por exemplo, aprender a falar em público, ter melhor desempenho em entrevistas de emprego ou aumentar as vendas. Mas, sobretudo, pode ajudar quando se sente desmotivado e sem rumo na carreira. “Ao aumentar a nitidez e motivação, reduz ou elimina a ansiedade e a depressão”, prossegue o especialista.

 

Como resultado deste trabalho, a qualidade e eficácia do profissional aumenta, assim como a autoestima e confiança. ”O que acarreta alterações significativas nos seus relacionamentos”, explica. “Se eu gosto mais de mim e consigo atingir os meus objetivos com mais facilidade, consigo relacionar-me melhor com o mundo que me rodeia — colegas, chefes, amigos ou família. As pessoas tornam-se mais positivas, mais empáticas e, assim, os seus relacionamentos melhoram”, explica o coach.

 

 

Quem pode beneficiar do coaching profissional?

O público-alvo é abrangente. “Desde um adolescente até a um executivo de topo, todos podem beneficiar”, explica Adelino Cunha, dando vários exemplos:

 

  • Estudantes. “Podemos pegar num jovem com média de 12, subir estes valores e conseguir com que ele entre numa boa universidade”

 

  • Desportistas. “Podemos trabalhar com um profissional de futebol que tem dificuldade em fazer negociação e conseguir que ele feche um contrato gigante”

 

  • Vendedores. “Podemos trabalhar com equipas de vendas desalinhadas com as necessidades da empresa, trabalhar os seus sistemas de crenças e fazê-los crescer”

 

  • Executivos. “Podemos pegar num executivo que vai fazer uma apresentação num congresso para 300 pessoas, treiná-lo para discursar em público e ele irá brilhar nessa apresentação”

 

Combater uma carreira estagnada e auxiliar numa mudança de profissão são outros cenários em que o coaching profissional pode ser útil. “As pessoas querem mudar de profissão, mas não sabem por onde começar, não têm nitidez nos objetivos de vida, falta-lhes um propósito. Podem ter crenças limitadoras, que as impedem de arriscar. Há técnicas para desenvolver estes aspetos. Se trabalharmos estes medos, criamos objetivos, melhoramos a autoestima e aumentamos o potencial de surgirem novas oportunidades.”

 

 

O coaching profissional pode ser aplicado às empresas?

O coaching profissional pode ser uma ferramenta que vive dentro das próprias organizações. Adelino Cunha explica que existem dois modos para o pôr em prática: “Podemos trabalhar o coaching individual ou de equipas.” O primeiro reflete-se no trabalho entre o coach e o coachee. Já o segundo envolve o trabalho de um profissional com vários elementos de uma equipa. Neste caso, “o trabalho em sala não pode exceder as dez pessoas em simultâneo, sendo que deve ser sempre combinado com a vertente individual”, explica. “Em grupo, as pessoas nunca dizem toda a verdade e é importante trabalhar em confidencialidade”.

 

Existem vários benefícios em investir no coaching profissional dentro das organizações. Adelino Cunha indica as quatro grandes vantagens:

 

  • Percepção do colaborador. O colaborador sente que a organização olha para si como uma pessoa e não apenas como um número

 

  • Aumento de produtividade. Pessoas que trabalham a sua nitidez e têm níveis elevados de autoconfiança vão gerar melhores resultados à empresa

 

  • Criação de um propósito comum. O team coach, em particular, permite alinhar os valores de uma equipa, fazendo-a trabalhar para um propósito comum

 

  • Perceber se faz sentido lá estar. A nitidez pode ainda ajudar os “maus elementos” a perceberem que, afinal, não querem fazer parte daquela organização. A empresa também ganha com esta espécie de “triagem”, uma vez que, assim, conseguirá reunir uma equipa que quer, de facto, ali estar.

 

 

Cuidados a ter quando contrata um coach profissional

Adelino Cunha indica três cuidados fundamentais a ter no momento de contratar um coach profissional.

 

 

  • Optar por profissionais que tenham experiência na área, de modo a garantir a qualidade dos seus serviços

 

  • Procurar referências, identificando testemunhos de clientes do profissional com que se considera trabalhar.

 

 

 

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