Já tentou fazer um pagamento e descobriu que a sua conta estava bloqueada? Saiba porque acontece e o que pode fazer para resolver.
Ter uma conta bancária bloqueada é uma situação desconfortável e, infelizmente, mais comum do que se imagina. Muitas pessoas só descobrem que estão nesta situação quando tentam fazer um pagamento ou levantamento e recebem uma mensagem de erro. Mas por que isto acontece? Vamos explicar.
Se a sua conta bancária for bloqueada o importante é não entrar em pânico. Aqui estão os passos essenciais:
Existem várias razões pelas quais um banco pode bloquear uma conta bancária, desde questões legais até motivos relacionados com segurança. Eis os principais:
Se tiver dívidas fiscais como impostos em atraso com a Autoridade Tributária ou Segurança Social, a conta pode ser penhorada. Esta situação acontece após um processo judicial, que pode avançar sem necessidade de decisão de um juiz, bastando uma ordem do Banco de Portugal.
A lei exige que os bancos mantenham os dados dos clientes atualizados para prevenir crimes como o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo. Se não responder aos pedidos de atualização, pode ver a sua conta bloqueada.
Transações fora do normal ou movimentos considerados suspeitos podem levar o banco a bloquear temporariamente a conta para investigar possíveis fraudes.
Inserir repetidamente a palavra-passe errada no homebanking ou no multibanco pode resultar no bloqueio automático por questões de segurança.
O tempo para desbloquear uma conta varia. Se se tratar de atualização de dados, o desbloqueio pode ser imediato ou demorar alguns dias, dependendo da rapidez na entrega da documentação. Já nos casos de penhoras, pode levar semanas ou até meses, consoante a complexidade do processo judicial.
Evitar que a conta seja bloqueada é possível com algumas precauções simples:
Manter os dados pessoais atualizados no banco é fundamental para evitar o bloqueio da conta. Pode fazê-lo:
Estes documentos podem ser entregues presencialmente ou, se o banco permitir, carregados através do homebanking.
Na maior parte dos casos bem fundamentados, como nos cenários acima indicados, em princípio é legal. Deverá sempre confirmar a instituição bancária para entender quais os motivos subjacentes ao bloqueio e como proceder. Em particular, a lei criada em 2017 para combater o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo obriga os bancos a atualizar periodicamente os dados dos clientes, no máximo a cada cinco anos. Se os dados não forem atualizados, o banco pode bloquear a conta para cumprir as normas legais. Contudo, os clientes devem ser notificados e informados sobre os passos necessários para regularizar a situação.
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