finanças

Que tipos de contas bancárias existem?

07 fev 2024 | 4 min de leitura

Tem dúvidas sobre o melhor produto financeiro para o seu caso? Conheça os tipos de contas bancárias disponíveis e as suas principais características.

As contas bancárias desempenham um papel fundamental na gestão eficiente do dinheiro. São ferramentas versáteis que respondem a diferentes necessidades e objetivos financeiros dos indivíduos e das empresas. Neste artigo, exploraremos os diversos tipos de contas bancárias, quais as principais características e as vantagens que oferecem aos titulares.

 

 

8 tipos de contas bancárias

1. Conta à ordem

Uma conta à ordem, também conhecida como conta corrente, é um tipo de conta bancária destinada a facilitar transações diárias, como depósitos bancários, levantamentos de dinheiro, pagamentos e transferências. É uma conta projetada para ser utilizada de forma frequente e flexível, permitindo que os titulares tenham acesso rápido e fácil aos seus fundos.

 

 

2. Conta base

É uma conta de depósito à ordem padronizada, que inclui o mesmo conjunto de serviços, independentemente da instituição que a comercializa. Os serviços incluídos são:

 

  • Abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem

 

  • Disponibilização de um cartão de débito para movimentação da conta

 

  • Acesso à movimentação da conta através de caixas automáticas, do serviço de homebanking e dos balcões da instituição de crédito (podendo as instituições limitar a três o número de levantamentos realizados aos balcões no mesmo mês)

 

  • Realização de depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos diretos e transferências intrabancárias nacionais.

 

  • A comissão de manutenção da conta base é livremente fixada pelas instituições de crédito e não pode depender do saldo médio da conta de depósito à ordem.

 

 

3. Conta de Serviços Mínimos Bancários

É uma conta à ordem que tem como objetivo permitir aos cidadãos o acesso a um conjunto de serviços bancários essenciais a um custo muito reduzido. As comissões cobradas nestas contas não podem exceder, anualmente, 1% do valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS), ou seja, 5,09 euros, de acordo com o valor do IAS em 2024.

 

Os serviços incluídos nestas contas são os seguintes:

 

  • Abertura e manutenção de uma conta de depósito à ordem

 

  • Utilização de cartão de débito para movimentação da conta

 

  • Acesso à movimentação da conta através de caixas automáticos, serviço de homebanking e balcões da instituição de crédito

 

  • Realização de depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços e débitos diretos

 

  • Realização de transferências intrabancárias (para contas abertas na mesma instituição de crédito), sem restrições

 

  • Realização de transferências interbancárias (para contas abertas noutras instituições) através de caixas automáticos, sem restrição quanto ao número de operações que podem ser realizadas, e através de homebanking ou de aplicações próprias das instituições, com um máximo de 48 transferências por ano

 

  • Realização, por cada mês, de cinco transferências através de aplicações de pagamento operadas por terceiros de montante igual ou inferior a 30 euros por operação.

 

Para usar uma Conta de Serviços Mínimos Bancários (SMB) é necessário ter mais de 18 anos e residir na União Europeia. A única condição é que o titular não tenha outra conta de depósito à ordem, exceto se for cotitular de uma conta de SMB com alguém que tenha mais de 65 anos ou um grau de invalidez permanente igual ou superior a 60%.

 

 

4. Conta poupança

As contas de poupança destinam-se ao aforro, pois pagam juros, permitem reforçar o capital aplicado em qualquer momento, mas, ao mesmo tempo, a mobilização antecipada a qualquer momento, ainda que possam estar sujeitas a penalização dos juros corridos. As contas poupança podem ter finalidades distintas, nomeadamente para habitação ou reforma.

 

 

5. Conta ordenado

A conta ordenado é uma conta à ordem que implica a domiciliação do ordenado. Destina-se a clientes particulares que sejam trabalhadores com contrato de trabalho ou reformados/pensionistas. Uma das principais características destas contas bancárias é a possibilidade de aceder a facilidade de descoberto autorizado, ou seja, uma linha de crédito até ao valor do ordenado. Por regra, estas contas têm uma redução ou isenção da comissão de gestão.

 

 

6. Conta para universitários

É uma conta bancária projetada para responder às necessidades específicas dos estudantes universitários. Geralmente, oferecem condições e benefícios especiais para estudantes que estão matriculados em instituições de ensino superior, tal como a isenção das comissões de gestão, a possibilidade de abertura de conta sem dinheiro ou o acesso a descontos em produtos ou serviços.

 

 

7. Conta bancária empresarial

Uma conta bancária para empresas tem como objetivo facilitar as transações do dia a dia. Assim, disponibiliza um conjunto de serviços bancários que respondem às necessidades financeiras específicas de um negócio, tal como o acesso a cartões de débito, crédito ou recarregáveis, financiamento, automatização de pagamentos, serviços de pagamento automático (TPA), entre outros.

 

 

8. Conta jovem (para menores)

Se tem filhos ou menores a seu cargo, uma conta para menores ajuda a preparar o futuro dos mais pequenos. Sendo a introdução dos menores ao sistema bancário, esta conta disponibiliza lições financeiras essenciais e incentiva a poupança desde cedo. Este tipo de contas bancárias, normalmente, não têm comissões associadas. No entanto, só podem ser movimentadas pelos representantes legais até que o jovem atinja a maioridade.

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

Achou este artigo útil?

Queremos continuar a trazer-lhe artigos úteis.

Obrigado pela sua opinião!

A sua ajuda é importante.

Salto Santander

Obrigado pela sua opinião!

Salto Santander Abrir conta online no Santander

Faça parte da família Santander

Sem papéis nem idas ao banco – fácil. Abra uma conta agora.

Abra uma conta agora

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).