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Burlas com cartões de pagamento: como detetar e evitar

09 ago 2023 | 6 min de leitura

Movimentos estranhos na sua conta bancária podem ser surpresas muito desagradáveis para as suas finanças. Saiba como se proteger.

Como evitar fraudes de cartão de crédito

Tem medo de ser vítima de fraude? Basta adotar alguns cuidados e tudo vai correr melhor. Fique a conhecer alguns conselhos úteis.

 

Simples e práticos, os cartões de pagamento são essenciais no nosso dia a dia, mas podem também ser uma janela aberta para pessoas com segundas intenções. Por esse motivo, há um conjunto de boas práticas que pode adotar para evitar ser alvo de fraudes com cartões de crédito.

 

 

Como algumas das burlas com cartões podem ser feitas?

Estes crimes podem assumir diferentes formas, algumas mais sofisticadas do que as outras.

 

1. Telefonemas de instituições fazendo-se passar por bancos (ou outras entidades fidedignas e conhecidas). Apresentam situações urgentes e pedem dados do cartão para as resolver no imediato

 

2. Phishing. Mensagens fraudulentas, por exemplo via SMS ou em sites da internet, desenhadas para que revele informação sensível ao enviarem para sites falsos, muito parecidos com os que normalmente utiliza pedindo dados bancários e pessoais

 

3. Roubo de cartas. Que contenham documentos pessoais e informações sobre o cartão de crédito. Frequentemente são ilicitamente apropriados os cartões físicos e respetivos PINs

 

4. ATM (vulgo Multibanco) skimmers ou clonagem de cartões. Menos usado em Portugal do que noutros tempos, consiste na introdução de uma peça que captura o cartão para ser retirado em seguida pelos burlões ou que copia a banda magnética do cartão para ser utilizado em equipamentos ou geográficas com fracos controlos de segurança

 

Existem outras práticas fraudulentas. Para as evitar, conheça os oito principais comportamentos a assumir.

 

 

Como prevenir burlas com cartão?

Se adotar os seguintes cuidados, pode reduzir bastante as hipóteses de ser vítima de fraude de cartão de crédito:

 

1. Esteja atento ao calendário

Está à espera de um cartão novo? Fique atento. Se não chegar na data prevista, contacte o banco. Assim que o receber, assine o cartão no verso e destrua o antigo.

 

  • O PIN (Personal Identification Number) ou código do cartão é pessoal e intransmissível. Guarde-o num local seguro

 

  • Memorize o PIN. Se precisar de o anotar faça-o de forma disfarçada para parecer um contacto telefónico ou uma data de aniversário. Nunca o faça no próprio cartão, nem guarde o PIN na carteira. Não partilhe o PIN com outras pessoas de outro modo poderão usar o cartão caso ganhem a sua posse

 

  • Mantenha os dados do cartão confidenciais. Mesmo numa situação de confiança, não forneça o número completo do cartão ou o CVV (o código de 3 dígitos no verso) por telefone, por email ou qualquer outra via.

 

2. Guarde o cartão de crédito num local seguro

Mais vale prevenir do que remediar. Por isso, não transporte o seu cartão de pagamentos na carteira. Opte por guardá-lo num local de confiança e utilize-o apenas quando for necessário. Se tiver de andar com ele na carteira, procure usar uma carteira que bloqueie o contactless se usar transportes públicos.

 

  • Sempre que precisar de utilizar o cartão de crédito, mantenha-se atento e nunca o entregue a ninguém para efetuarem uma operação por si.

 

Não utilize o cartão de crédito como depósito, nem deixe fotocopiar o verso para garantir uma caução. Pode mesmo cobrir o código de segurança e a data de validade com uma etiqueta, para impedir que seja usado facilmente.

 

  • Não partilhe fotografias do seu cartão de crédito. Não sabe a que mãos essa fotografia irá parar no futuro.

 

3. Desconfie de situações pouco habituais

Recebeu uma mensagem que parece do banco e pede para aceder a um link ou partilhar informação pessoal? Ignore. Esta é uma fraude de cartão de crédito comum e, ao fazê-lo, está a criar um canal com acesso direto a dados confidenciais e à sua conta bancária.

 

  • Desconfie também de contactos que solicitem dados privados, sejam estes realizados por telefone, email, WhatsApp ou outra aplicação

 

  • Se o contactarem por telefone a pedir dados do cartão informe que irá contactar o banco e dar conhecimento às autoridades. Quando o fizer, confirme se está tudo bem com os seus dados e conta bancária.

 

4. Tenha atenção redobrada nos ATM e nos TPA

Uma forma bem simples de evitar fraudes com cartões de crédito passa por ter cuidado quando está a levantar dinheiro ou a fazer um pagamento.

 

Antes de introduzir o cartão certifique-se que o ATM (Caixa Multibanco) ou o TPA (Terminal de Pagamento Automático) têm o aspeto esperado. Fique atento a sinais de alteração ou danos, em particular, na ranhura onde insere o cartão. Se algo lhe parecer errado, não utilize o equipamento.

 

  • No momento em que está a introduzir o PIN, certifique-se que tem a privacidade necessária. Se for o caso, tape o teclado com a mão para evitar que alguém veja ou filme o seu PIN

 

  • Caso o cartão seja capturado pelo ATM, verifique no ecrã o motivo. Este pode ter sido capturado por ter a data de validade expirada ou número de tentativas de inserção do PIN excedidas. No entanto, se não aparecer uma mensagem ou se a mesma lhe parecer estranha, contacte logo o seu banco pois é possível que alguém esteja à espreita que se vá embora para o retirar. Igualmente, se o cartão for capturado, não aceite ajuda para o recuperar pois possivelmente vai acabar a ter de correr atrás da pessoa e… do seu cartão

 

  • Quando está a fazer um pagamento num TPA, confirme sempre o valor a pagar antes de introduzir o PIN e nunca perca o cartão de vista.

 

5. Seja cauteloso ao fazer compras online

Assegure-se que o website onde faz compras é fidedigno e que tecla manualmente o endereço no browser (ao invés de recorrer a motores de pesquisa). No entanto, em caso de dúvida, contacte primeiro a loja e pesquise sobre a mesma. Há lojas e sites legítimos que têm má reputação: aprenda com os erros dos outros.

 

  • Para maior segurança, utilize um cartão virtual MB net, por exemplo. Deve ser de compra única e com um valor limite próximo do valor da compra

 

  • Não guarde no website informações de pagamento para compras futuras. Não sabe quanto tempo esses dados irão lá ficar e, em caso de incidente de cibersegurança no website, os seus dados poderão ir parar facilmente às mãos erradas

 

  • Proteja o software do seu computador, tablet ou smartphone. Nunca guarde dados de pagamento nos browsers ou aplicações que usa

 

  • Muito menos, utilize equipamentos públicos ou redes abertas para fazer pagamentos online. Os seus dados podem ficar a descoberto pois dificilmente saberá se a rede que está a utilizar é segura.

 

Saiba mais sobre fazer compras online com segurança.

 

6. Duplique a segurança ao utilizar o contactless

O pagamento contactless evita que marque o PIN no TPA para realizar compras até 50 euros. Dê preferência a esta tecnologia, já que os limites de pagamento são mais apertados, mas esteja atento aos seguintes sinais:

 

  • Verifique que o ecrã do TPA tem o símbolo contactless
  • Confirme o valor a pagar antes de aproximar o cartão do leitor
  • Não repita o pagamento se o TPA não apresentar uma mensagem de erro ou informar que a tentativa de pagamento foi anulada
  • Confirme que o pagamento foi autorizado e mantenha o cartão em sua posse, ou não o perca de vista
  • Peça um comprovativo de pagamento.

 

7. Peça sempre extratos e comprovativos de pagamento

É uma forma de comprovar a transação que acabou de realizar com o cartão de crédito, seja uma compra num TPA ou levantamento de dinheiro num ATM.

 

  • Consulte os extratos do cartão com regularidade para poder detetar movimentações estranhas

 

  • Seja cauteloso ao destruir recibos e outros comprovativos de pagamento com dados bancários. Rasgue-os de forma a eliminar informações sensíveis.

 

8. Caso seja vítima de fraude com cartão não perca tempo

Perdeu o cartão, roubaram-no ou tem a sensação que foi enganado? Contacte a entidade emissora de imediato para o cancelar. Se é cliente Santander, use estes contactos. Se possível, transfira o dinheiro dessa conta para outra segura.

 

Se, mesmo prevenido, for vítima, o Santander está preparado para o apoiar em caso de roubo ou extravio do cartão.

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