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Esqueça os longos IBANs e a paciência necessária para introduzir 25 dígitos sem se enganar. O SPIN chegou para simplificar as transferências bancárias.
Com esta nova funcionalidade, basta indicar o número de telemóvel (se o destinatário for uma pessoa) ou o NIPC (se for uma empresa) para enviar dinheiro de forma rápida, segura e prática. Vamos explicar-lhe como funciona.
O SPIN é um serviço criado pelo Banco de Portugal que permite fazer transferências sem ter de introduzir o IBAN do destinatário. Em vez disso, usa-se um identificador mais fácil de memorizar: o número de telemóvel ou o NIF, no caso de particulares (possibilidade que passou a ser obrigatória para todos os bancos desde julho de 2025, por determinação do Banco de Portugal), ou o NIPC, no caso de empresas.
Se o destinatário ainda não tiver aderido ao SPIN, o Santander avisa, para que possa recorrer a uma transferência normal.
Embora ambos permitam transferir dinheiro usando apenas o número de telemóvel, existem diferenças importantes:
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