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Já está disponível o SPIN (Proxy Lookup), um serviço do Banco de Portugal para transferir e receber dinheiro de forma simples e segura.
Basta dar o seu número de telemóvel a quem lhe vai transferir dinheiro, através do SPIN.
Quem faz a transferência vê o seu nome e IBAN, de forma automática e transparente.
Pode aderir na App Santander ou no NetBanco.
Para aderir, precisa primeiro de garantir que tem a movimentação de contas ativa. Vamos perguntar-lhe com que conta quer aderir ao SPIN, porque o IBAN dessa conta fica associado ao serviço.
Siga os seguintes passos:
No menu, entre em “Contas”, escolha a conta, e aceda a “Mais opções”.
Aceda a transferências através do menu e clique em SPIN (Proxy Lookup).
Precisa de saber o número de telemóvel do destinatário. Caso queira fazer uma transferência para uma empresa, tem de indicar o Número de Identificação de Pessoal Coletiva (NIPC).
Estes dados aparecem de forma automática.
Introduza o valor a transferir e confirme todos os dados.
Se o destinatário ainda não tiver aderido ao SPIN, nós avisamos. Nesse caso, basta fazer uma transferência normal.
O que é e como funciona o SPIN?
O SPIN é uma funcionalidade que permite enviar e receber dinheiro através de transferência, a crédito ou imediata, de forma simples e conveniente, indicando apenas o número de telemóvel (no caso de um particular) ou o NIPC (no caso de empresa).
Tenho de aderir ao SPIN para poder enviar e receber transferências através deste mecanismo?
Enviar:
A pessoa que está a enviar a transferência não precisa de ter aderido ao SPIN. Só tem de garantir que tem a movimentação de contas ativa.
Receber:
O destinatário tem de aderir. Assim, para que as pessoas ou entidades que lhe transferem dinheiro possam fazê-lo apenas com base no seu número de telemóvel, terá de aderir ao serviço.
Onde posso utilizar o SPIN?
O SPIN pode ser utilizado em qualquer canal Santander onde sejam disponibilizadas operações de transferências. A adesão ao SPIN só poderá ser feita através dos canais digitais.
Não existe uma app chamada SPIN. O serviço será disponibilizado através dos canais dos bancos.
Tenho duas contas. Posso associar o meu telemóvel a ambas?
Não, um número de telemóvel só pode ter associado uma conta.
Tenho uma conta com mais pessoas, podemos associar mais do que um telemóvel?
Sim, uma conta pode ter vários telemóveis. Todos os titulares da conta podem fazer a associação telemóvel-conta.
Posso aderir com uma conta bancária que não esteja disponível nos canais digitais?
Não. Só pode aderir ao SPIN com contas que estejam visíveis nos canais digitais.
Posso aderir com um número de telefone novo que ainda não está registado no banco?
Não. Apenas pode aderir com o número de telemóvel que está previamente certificado pelo banco. Caso queira usar outro número, terá de alterar primeiro o número que já tem registado.
Posso associar um número de telemóvel estrangeiro ao IBAN?
Sim. No SPIN são aceites números de telemóvel estrangeiros.
Posso utilizar o SPIN para enviar dinheiro para IBAN estrangeiros?
Não, o SPIN só permite envio de dinheiro para IBAN nacionais.
Este serviço tem custos e limites de utilização?
Custo:
O SPIN é gratuito. No entanto, para a execução de uma transferência bancária aplicam-se os mesmos preçários que até aqui se aplicavam.
Limites:
Desde 20 de maio, fazer transferências em Portugal é mais seguro, para clientes particulares e empresas, porque pode validar o nome do destinatário das suas transferências.
Ao transferir, apresentamos o nome do destinatário para confirmar se tem os dados corretos.
É cliente empresa?
Também pode usar o SPIN: basta dar o seu NIPC a quem lhe vai transferir dinheiro
SuperLinha +351 217 807 364, de Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional). Atendimento 24h, todos os dias