Está à procura do terminal de pagamento automático mais adequado para o seu negócio? Explicamos, neste artigo, o que é, quais os custos e como escolher o melhor para o seu caso.
Os cartões de débito e cartões de crédito são o meio de pagamento preferido para realizar as compras no dia a dia. Por isso, se tem um negócio aberto ao público e não tem um terminal de pagamento automático, pode estar a perder clientes. Afinal, cada vez menos consumidores têm “dinheiro vivo” na carteira e se, por exemplo, encontram um restaurante que não disponibiliza pagamento com cartões, preferem ir a outro que disponha desse método de pagamento.
No entanto, ter um terminal de pagamento automático pode promover as vendas, mas também tem custos associados que devem ser contabilizados e tidos em consideração quando está a escolher a melhor solução para o seu negócio.
O TPA é um dispositivo que permite realizar pagamentos com cartão de débito ou crédito por via eletrónica, de forma simples, segura e rápida. Faz a leitura dos dados dos cartões para autorização da operação e recolhe os elementos da transação para processamento. Permite, ainda, a autenticação eletrónica da operação e a emissão de talões sobre os dados de transação.
Utilizar o terminal multibanco no seu negócio tem várias vantagens:
Tudo se processa de forma bastante rápida:
1. O João vai à loja comprar uns sapatos e paga com o cartão de débito. Insere o cartão no TPA, marca o código secreto (ou apenas passar o cartão na máquina) e dá uma ordem de pagamento.
2. O adquirente (entidade que adquire o crédito dos comerciantes) pede autorização ao emissor do cartão para realizar a operação.
3. O emissor do cartão dá a autorização, que serve de garantia.
4. O adquirente paga ao comerciante e cobra-lhe uma comissão (taxa de serviço do comerciante).
5. O emissor do cartão reembolsa o adquirente do valor que avançou ao comerciante e, por isso, recebe uma comissão (taxa multilateral).
6. O emissor do cartão cobra ao João (titular do cartão) o valor da transação.
Apesar de parecer complexo, a transação decorre em poucos segundos e o dinheiro fica disponível, de modo imediato, na conta bancária da sua empresa.
Do fixo ao portátil, existem vários tipos de terminais de pagamento que respondem às diferentes necessidades do seu negócio. De entre os vários tipos de TPA, destacam-se os seguintes:
É instalado no ponto de venda e pode ser:
Destinado a negócios online, em que a ligação ao ponto de venda é realizada via internet.
Depende das características da sua empresa. Os TPA fixos são ideais para negócios que aceitem pagamentos por cartão apenas ao balcão, como por exemplo uma loja de roupa. Por estarem ligados à corrente, não terá de se preocupar com a durabilidade da bateria.
Já os TPA móveis proporcionam mobilidade, tanto dentro como fora do estabelecimento, possibilitando a aceitação de pagamentos em vários locais. É ideal para negócios da restauração, como cafés, esplanadas e restaurantes.
Para saber qual a melhor solução para o seu negócio, deve conhecer os custos. Os valores variam de banco para banco, mas existem taxas e comissões semelhantes:
Se está à procura de uma solução de pagamentos para o seu negócio, mas gostava de poupar nas despesas, o Santander disponibiliza soluções POS da Getnet, que permitem a aceitação de pagamentos com cartão nas lojas tradicionais e online.
O Serviço de Pagamento Automático TPA, comercializado pelo Banco Santander Totta, S.A., é disponibilizado aos clientes pela Getnet Europe, Entidad de Pago, S.L.U. Informe-se das nossas condições num dos balcões do Banco Santander Totta, S.A..
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