Fica a saber tudo sobre mestrados: como funcionam as candidaturas, que mestrados existem em Portugal, que bolsas de estudo podes encontrar e todas as informações que te podem ajudar a dar o passo seguinte.
Fica a saber tudo sobre mestrados: como funcionam as candidaturas, que mestrados existem em Portugal, que bolsas de estudo podes encontrar e todas as informações que te podem ajudar a dar o passo seguinte.
O mestrado é o ciclo de estudos que podes fazer a seguir à licenciatura. Para além de desenvolveres e aprofundares os conhecimentos que adquiriste na licenciatura, no mestrado estarás mais próximo da investigação ao realizares a tua dissertação ou do mercado de trabalho com a realização de um estágio.
Além de adquirires novos conhecimentos, é no mestrado que também os podes aplicar. Para além de saberes mais, serás também capaz de pensar sobre os novos conhecimentos que adquiriste.
Segundo a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) também serás capaz de comunicar as tuas conclusões quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Os mestrados têm 90 a 120 créditos ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) e uma duração normal de 3 a 4 semestres.
Segundo a DGES, em casos excecionais podem ter 60 créditos e uma duração normal de 2 semestres:
O curso de mestrado que escolheres terá:
Para obteres o grau de mestre terás de ter aprovação em todas as unidades curriculares do plano de estudos do curso de mestrado e no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio.
Cada estabelecimento de ensino superior é responsável pela estrutura curricular, o plano de estudos e as regras sobre a componente de dissertação, projeto ou relatório de estágio, incluindo orientação, apresentação, defesa e júri.
Definições importantes para que não te percas:
Unidade Curricular
Segundo o despacho n.º 10543/2005, são unidades de ensino com objetivos de formação próprios que são objeto de inscrição administrativa e de avaliação traduzida numa classificação final.
Dissertação de mestrado
Trabalho de investigação que deve ser apresentado no final do ciclo de estudos. O aluno deverá comprovar que é capaz de proceder a uma investigação e apresentar uma reflexão sobre o tema proposto. Deve incluir o enquadramento do tema com uma revisão do estado da arte e da literatura relevante, os objetivos propostos, uma descrição do trabalho realizado, uma discussão crítica dos resultados obtidos e sua comparação com o estado da arte e ainda uma síntese conclusiva com sugestões para trabalho futuro.
Trabalho de projeto
O trabalho de projeto apresenta resultados, soluções e recomendações resultantes da experiência adquirida na sua elaboração, devendo incluir um enquadramento teórico, uma adequada justificação metodológica e análise crítica dos resultados obtidos.
Relatório de estágio
Trabalho realizado no âmbito de um estágio curricular de caráter profissional numa entidade e que incida sobre um tema da área científica do mestrado. O relatório de estágio deve ter um caráter descritivo e crítico das atividades profissionais desenvolvidas pelo aluno no âmbito do estágio. O documento deve ser detalhado, garantindo um entendimento dos projetos em que o aluno esteve envolvido: quais os objetivos gerais e específicos do trabalho realizado, qual o grau de envolvimento e a sua análise crítica face ao mesmo.
Se fores até ao site da DGES encontras uma listagem de todos os mestrados lecionados em Portugal. Esta lista contempla o ensino:
Tem atenção quando fazes a pesquisa. No tipo de curso podes escolher mestrado integrado ou mestrado – 2.º ciclo.
Mestrado Integrado: o mestrado integrado faz parte de uma estrutura académica que integra licenciatura e mestrado, compreendido entre 5 a 6 anos. O grau é conferido quando terminares todas as unidades curriculares do plano de estudos e a dissertação ou trabalho de projeto ou relatório de estágio.
Mestrado: é realizado após a licenciatura. Após completares a tua licenciatura poderás candidatar-te ao mestrado. O mestrado integra uma parte teórica (unidades curriculares) e uma parte prática (dissertação de natureza científica, um trabalho de projeto ou um relatório de estágio profissional).
Podem candidatar-se a mestrado:
Após saberes que mestrado pretendes, dirige-te à Universidade ou Politécnico em que pretendes fazer o mestrado e obtém informações específicas sobre o acesso e ingresso, bem como sobre as vagas e valores das propinas.
Normalmente a documentação necessária é a seguinte:
2. Fotocópia do documento de identificação
3. Diploma de licenciatura
4. Curriculum Vitae datado e assinado.
Existem várias bolsas disponíveis que te podem ajudar a cumprires os teus objetivos:
Bolsa da Direção Geral do Ensino Superior (DGES)
Podem obter uma bolsa de estudo para mestrado todos os estudantes que estejam matriculados no ensino superior, que sejam cidadãos portugueses ou de outro país da União Europeia, bem como os beneficiários do estatuto de refugiado político ou os apátridas.
De acordo com o Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, o aluno tem de reunir determinadas condições.
Para perceberes se poderás ter direito a bolsa, existe o simulador do site da DGES.
Bolsa de mérito
As bolsas de mérito pretendem reconhecer o desempenho académico dos melhores alunos. Estas podem ser dadas tanto para o ensino público como para o ensino privado e constituem um apoio fundamental para os alunos de mestrado. Apesar de comporem uma verba pública, elas são atribuídas pelas instituições universitárias, independentemente do estatuto.
Bolsa Santander
O Santander tem o seu próprio programa de financiamento de bolsas de estudo. Entre as bolsas oferecidas pelo Santander destacam-se bolsas de apoio social, de mobilidade nacional e internacional, para aquisição de práticas transversais e digitais, dedicadas a estudantes, mas também para docentes, investigadores, empreendedores e outros profissionais.
Conciliar a vida pessoal, profissional e académica pode ser um enorme desafio. A evolução tecnológica trouxe consigo a possibilidade de se realizarem ciclos de estudo à distância. Com o mestrado online pode com maior facilidade encontrar um ponto de equilíbrio entre a sua vida pessoal, profissional e académica. Além disso, permite que tire qualquer curso do mundo a partir de casa.
Outra hipótese são os mestrados com horário pós-laboral. Facilitam a conciliação entre a vida profissional e a académica (normalmente as aulas começam após as 18h00). Além disso procure informações na Instituição de ensino sobre o Estatuto de Trabalhador-estudante.
Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.
O que achou deste artigo?
Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.
Agradecemos a sua opinião!
A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.
Agradecemos o seu contributo!