finanças

Crédito rápido: como obter e quanto demora a ser aprovado?

09 out 2023 | 4 min de leitura

Está a precisar de liquidez imediata? Saiba como funciona o crédito rápido e em quanto tempo poderá ter o dinheiro na conta bancária.

Através dos créditos pessoais rápidos pode obter financiamento para diversas finalidades, desde a reparação inesperada de um automóvel ou as despesas de mudança de casa. Por regra, os pedidos são práticos e, em alguns casos, o dinheiro pode ser depositado na sua conta no mesmo dia, caso seja um cliente qualificado.

 

Antes de subscrever, preste atenção às taxas de juros e ao prazo de reembolso.

 

 

Motivos para pedir crédito rápido

Alguns dos motivos comuns para pedir um crédito rápido incluem:

 

  • Emergência médica inesperada
  • Reparação automóvel urgente
  • Obras inadiáveis em casa
  • Despesas imprevistas
  • Realização de objetivos de curto prazo
  • Despesas de educação de última hora.

 

 

Quais as opções disponíveis?

Existem várias opções disponíveis para obter um empréstimo urgente. Algumas das mais comuns são:

 

  • Crédito pessoal rápido. É uma opção válida para quem necessita de uma quantia avultada. O crédito pessoal pode ser requisitado numa instituição financeira ou de crédito e, por regra, tem um prazo de pagamento e taxa de juros definidos previamente.

 

 

  • Conta-ordenado com descoberto autorizado. Esta opção permite a antecipação de 100% do salário. Quando o ordenado for domiciliado, será imediatamente devolvido ao banco e, como contrapartida, terá de pagar juros diários durante o período em que utilizou o crédito.

 

  • Adiantamento de salário. Algumas empresas podem disponibilizar um adiantamento de salário aos funcionários que estejam momentaneamente a precisar de liquidez. Esse valor será deduzido aos salários seguintes.

 

  • Empréstimos de amigos ou familiares. Pode considerar pedir dinheiro emprestado a amigos ou familiares. É uma opção rápida e com taxas de juros mais baixas ou mesmo nulas. No entanto, é importante tratar estas transações com a devida responsabilidade, estabelecendo termos de pagamento razoáveis. Caso contrário, poderá comprometer uma relação pessoal.

 

 

Como pedir um crédito pessoal online rápido?

Muitas instituições financeiras tiram partido das novas tecnologias para facilitar o acesso ao crédito pessoal, permitindo ao cliente contratar um financiamento sem ter de se dirigir a uma agência. Por regra, este pedido pode ser feito através da app, do site ou por telefone.

 

Saiba quais os procedimentos e documentos necessários para obter crédito rápido.

 

1. Determine as condições do crédito pessoal rápido e fácil

O primeiro passo é definir o valor que irá necessitar e em quanto tempo pretende realizar o pagamento. Desta forma, já pode ter uma noção do valor da prestação mensal e se é sustentável para o seu orçamento.

 

2. Pesquise bancos que atribuem crédito online

Para agilizar o pedido do empréstimo, faça uma pesquisa pelos sites de instituições financeiras ou de crédito e faça uma lista das que permitem realizar a operação totalmente online, sem a necessidade de se deslocar a uma agência bancária. Escolha, depois, a melhor oferta.

 

3. Faça simulações e compare diferentes propostas

Não tome uma decisão sem antes comparar as diferentes propostas. Ao realizar uma simulação online de crédito pessoal é possível verificar as condições exatas que irá obter e, assim, escolher a que melhor se adequa ao seu orçamento familiar. Lembre-se de consultar sempre a FIN (Ficha de Informação Normalizada) para conhecer todas as informações relativas ao financiamento: prazo, montante, prestação ou taxa de juro.

 

4. Qual a documentação para fazer o pedido de crédito rápido?

A instituição financeira terá de comprovar a sua identidade, a situação financeira e a capacidade de pagamento. Deste modo, se pretende crédito rápido tenha a documentação necessária por perto. De modo geral, ser-lhe-á pedido o seguinte:

 

  • Cartão de cidadão ou comprovativo de morada (documentos de identificação)
  • Últimos recibos de vencimento ou a última declaração de IRS e a nota de liquidação
  • Autorização de acesso à Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal
  • Comprovativo de IBAN
  • Contrato de trabalho ou declaração de vínculo laboral.

 

De seguida, o banco irá avaliar a sua capacidade de pagamento e assim determinar a concessão de crédito.

 

 

Quanto tempo demora a ser aprovado?

O tempo de aprovação de um crédito pessoal depende de alguns fatores, nomeadamente se realiza o pedido online ou presencialmente. Por norma, os pedidos feitos à distância são mais céleres do que aqueles realizados pessoalmente na agência. Além disso, o facto de já ser cliente dessa instituição bancária também pode influenciar o tempo de aprovação, uma vez que a instituição financeira já terá na sua posse alguns dados importantes para tomar a decisão.

 

Por norma, este pedido poderá demorar entre um a cinco dias úteis para ser aprovado. Se optar por pedir um crédito pessoal online, este poderá ser aprovado em poucos minutos. Saiba, neste artigo, como funciona a aprovação de crédito pessoal.

 

 

 

Os conteúdos apresentados não dispensam a consulta das entidades públicas ou privadas especialistas em cada matéria.

O que achou deste artigo?

Queremos continuar a trazer-lhe conteúdos úteis. Diga-nos o que mais gostou.

Agradecemos a sua opinião!

A sua opinião importa. Ajude-nos a melhorar este artigo do Salto.

Salto Santander

Agradecemos o seu contributo!

Salto Santander widget crédito pessoal

Vai mesmo deixar para amanhã?

Conheça as nossas soluções de crédito pessoal.

Ver oportunidade em soluções de crédito pessoal Ver oportunidade em soluções de crédito pessoal

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).