Nota de imprensa

Santander X 100 atinge 400 empresas de elevado crescimento em setores-chave

logo do Santander X
  • Estas empresas criam milhares de empregos e operam em mais de 20 setores
  • Em 2025, o Santander X apoiou cerca de 60.000 empreendedores e empresas em 10 países.
Lisboa, 9 de junho de 2026

O Santander X 100, a comunidade de startups, scaleups e PME criada pelo Banco Santander através da sua plataforma global Santander X, atingiu 400 empresas de elevado crescimento provenientes de 11 países. Estes países especializam-se em setores estratégicos como inteligência artificial, desenvolvimento de software, sustentabilidade, cibersegurança, saúde digital e Indústria 4.0.

 

Esta comunidade exclusiva de empresas de elevado impacto é constituída por 191 startups, 156 scaleups e 49 PME, que criam milhares de empregos em setores-chave da nova economia.

 

Nesta lista figuram algumas empresas portuguesas, nomeadamente: Agentifai SA, Aromashop, Code for All, FiberSight, Go Power, Infinite Foundry, JLC Energy, Lampsy, Smartex Europe, STARKDATA, Torpedo - Serviços de Informática, Ubbu e YORBA.

 

As empresas que integram o Santander X 100 foram selecionadas entre milhares de candidaturas internacionais aos desafios, prémios e outros programas organizados pelo Banco, tendo-se destacado pela sua capacidade de inovação, escalabilidade e potencial para responder aos desafios que o mundo enfrenta atualmente.

 

Muitas já receberam investimento privado, cresceram internacionalmente e estabeleceram parcerias estratégicas em setores com elevada procura por parte dos investidores.

 

Entre os setores mais representados no Santander X 100 encontram-se a sustentabilidade, a eHealth, fintech/insurtech, desenvolvimento de software, edtech e cibersegurança, refletindo as principais tendências globais de inovação e transformação económica.

 

Uma rede internacional de inovação

 

O Santander X 100 nasceu do Santander X, a plataforma global do Banco Santander que construiu um dos principais sistemas internacionais de apoio ao empreendedorismo entre bancos.

 

Só em 2025, apoiou cerca de 60.000 startups, scaleups, PME e projetos empreendedores em 10 países (mais 12% do que no ano anterior), através de formação, desafios, prémios, benefícios, eventos e soluções financeiras adaptadas.

 

Em Portugal, os Santander X Portugal Awards distinguem empreendedores universitários e startups inovadoras. Na edição de 2026, há 30.000€ em prémios para apoiar o desenvolvimento dos projetos e startups. A Unicorn Factory Lisboa será responsável pela captação de candidaturas, coordenação da avaliação, preparação dos finalistas e organização do evento final. As candidaturas à edição nacional estão abertas até 11 de setembro.

 

Nos últimos anos, mais de 5.500 empresas (clientes e não clientes do Santander) participaram em oito concursos internacionais para responder a desafios nas áreas da saúde, educação, experiência do cliente, empregabilidade, digitalização e sustentabilidade.

 

Em 2025, cerca de 1.000 participaram nos desafios globais promovidos pelo Banco, que atribuíram mais de 240.000 euros em prémios, bem como acesso a investimento, conhecimento de grandes empresas e redes internacionais de negócios.

 

Os concursos mais recentes destacaram dois grandes desafios estruturais: o envelhecimento da população e a transição para uma economia circular. A mais recente iniciativa do Santander X é o Santander X Global Challenge - The Quantum AI Leap, que procura projetos capazes de aplicar duas tecnologias que deverão redefinir a próxima década — computação quântica e inteligência artificial — a setores estratégicos como finanças, energia, saúde, logística e cibersegurança.

 

O Santander e o seu apoio à educação, empregabilidade e empreendedorismo

 

O Banco Santander tem sido pioneiro no apoio à educação, empregabilidade e empreendedorismo há 30 anos, destacando-se entre as instituições financeiras a nível mundial. O Santander investiu mais de 2,5 mil milhões de euros e apoiou mais de 8,3 milhões de pessoas e empresas através de acordos com cerca de 1.000 universidades (santander.com/universities).