PSD2 - Diretiva de serviços de pagamento

A PSD2 é uma diretiva europeia que reune novas regras sobre serviços de pagamento. Tem como objetivo a criação de um mercado financeiro mais ágil, acessível e seguro para os clientes.

Os principais objetivos da PSD2 são:

Fomentar inovação

Estimular a adoção de serviços de pagamento inovadores.

Mais segurança

Tornar as operações bancárias mais seguras, através da chamada “autenticação forte”.

Mais transparência

Melhorar e fortalecer os direitos dos consumidores.

O que muda com a PSD2

mobile santander

Associe o seu n.o de telemóvel à sua conta à ordem

Com a entrada em vigor da PSD2, irá precisar de introduzir um código, enviado por SMS, para o seu telemóvel, para aceder e realizar operações na App Santander e no NetBanco. Pode associar o seu n.o de telemóvel à sua conta em qualquer balcão Santander, com a ajuda de um dos nossos gestores, ou, a qualquer hora, numa das máquinas de SelfBanking do Santander.

Já recebo uma SMS quando utilizo a App Santander ou o NetBanco

Se já recebe um código por SMS quando realiza algumas operação através da App Santander ou do NetBanco (um pagamento ou uma transferência, por exemplo), o seu n.o de telemóvel já se encontra associado à sua conta e pode saltar este passo.

Códigos de acesso Santander

Mantenha o seu código de acesso e n.º de telemóvel atualizados

A “autenticação forte”, necessária para realizar a maior parte das operações disponíveis na App Santander e no NetBanco, é feita com base no seu código de acesso e um código único por operação, enviado por SMS, para o seu telemóvel. Por isso, tenha os seus dados atualizados para poder continuar a usar os nossos canais digitais.

Operações que não necessitam de “autenticação forte:

 

Nas operações de pagamento, nomeadamente transferências, efetuadas nos canais digitais, em regra, será sempre necessário
introduzir um código enviado por SMS para o seu telemóvel, podendo não ser exigido nos seguintes casos:

  • Operações de baixo valor
  • Operações para beneficiários frequentes (certificados)
  • Operações entre as suas contas
  • Operações recorrentes (operações realizadas automaticamente de forma periódica e recorrente - neste caso a autenticação é apenas solicitada na criação da primeira operação).