Associação Sara Carreira | podcast Santander
Mudar o mundo
Episódio 1

Associação Sara Carreira

19 nov 2021 | 11 min Por Margarida da Costa

Ana Isabel Melo, diretora da Associação Sara Carreira, conta-nos como este projeto está a mudar a vida e a levar mais longe os sonhos de uma geração de futuro. A Associação relançou o seu hino, que mais uma vez é um exemplo do que é a solidariedade de todos os participantes que se juntaram para dar voz a esta causa.

Conhecer a parceria entre o Santander e a Associação Sara Carreira

Reproduzir

Disponível em

Ver resumo deste episódio

Fechar

"Se estes jovens concretizarem os seus sonhos eu tenho a certeza absoluta de que a Sara vai estar sempre com eles. Porque já está."

 

Tornar os sonhos possíveis

 

Trabalhar na Associação Sara Carreira é muito enriquecedor porque estamos a querer fazer a diferença no nosso país através de jovens muito talentosos.

 

A associação tem dois focos principais:

 

  • Fazer perdurar a memória da Sara no tempo - este é o primeiro, e que nos vai acompanhar sempre.

 

  • Desenvolver jovens talentosos que têm uma condição socioeconómica baixa e que precisam de ajuda para conseguir levar o seu talento avante.

 


O papel do Santander na Associação Sara Carreira

 

Temos 4 mecenas: Santander, Altice, Missão Continente e SIC. O Santander, como um dos mecenas da associação, um papel fundamental para que os sonhos se tornem realidade.

 

Além disso, também tem acompanhado todas as ações que temos desenvolvido com os jovens - já contribuiu, por exemplo, com cursos de inglês e alguns gadgets importantes para a formação dos jovens e para o desenvolvimento do seu talento. O Santander tem sido impecável e está connosco sempre.

 

Bolsas de estudo Associação Sara Carreira

No final de setembro entregámos 21 bolsas de estudo. O programa “Sementes do Futuro” mostra os jovens que foram eleitos para serem os primeiros 21 bolseiros da Associação Sara Carreira.

 

Depois, é um trabalho diário de acompanhamento, quer pela equipa da associação, quer pelos padrinhos destes jovens. O objetivo é estarmos sempre presentes na vida destes jovens e perceber quais são as necessidades que vão tendo.

 

Esta bolsa é uma bolsa à medida de cada um, não é apenas um valor financeiro. Estamos atentos a todas as necessidades que possam surgir e ajudamos a colmatá-las para que os jovens possam estar focados no seu talento.

 

Um legado de valores

Está presente, desde logo, o valor da família. Os nossos 21 jovens dizem muitas vezes que ganharam uma segunda família - já estamos a concretizar um dos grandes valores da Sara.

 

Depois, o foco e a determinação que estes jovens colocam no seu dia a dia para levar avante o seu talento: estão a ser uns bons representantes da Sara.

 

Quem são os jovens apoiados pela Associação Sara Carreira?

São, maioritariamente, jovens universitários. A maior parte entrou este ano para a faculdade, mas temos uma jovem que já vai no 3.º ano de medicina e outra que está no 3.º ano de desporto. E também temos o Valentim, que tem 12 anos e é o nosso bailarino.

 

Mas a maioria são jovens universitários no 1.º ano, com um talento muito específico e muito focados naquilo que estão a fazer - ter boas notas para eles é uma coisa absolutamente fundamental.

 

E são das mais variadas áreas: medicina, arquitetura, direito, ballet, música... abrangemos um leque bastante interessante.

 

Se a Sara estivesse aqui, o que a deixaria mais feliz seria a satisfação deles poderem dedicar-se ao seu talento sem estarem com preocupação das necessidades que possam vir a ter.

 

Um hino que simboliza união e continuidade

A associação acabou de lançar o seu hino, que conta com a participação de vários artistas portugueses. A ideia surgiu nesta perspetiva de manter a memória da Sara - é uma música original da Sara. E, depois, esta necessidade de passar uma mensagem de união por uma causa, que é manter a memória da Sara e ajudar jovens talentosos a seguirem os seus sonhos.

 

Quando falámos disso a um conjunto de artistas e de pessoas, de figuras públicas que são embaixadores da associação, eles aderiram imediatamente, porque é uma causa que lhes fala particularmente ao coração.

 

Em todo o processo de gravação da música e do videoclip sentimos toda esta união por uma causa. E isto é uma coisa bonita que devia acontecer mais vezes.

 

Este hino simboliza união e continuidade. União por uma causa e continuidade do nome da Sara. E podemos acrescentar alegria também, porque estamos a fazer sonhos acontecer. Há muitas pessoas a ficarem felizes e não são só os 21 bolseiros: temos de incluir também todas as famílias destes 21 bolseiros, que os apoiaram sempre neste talento. Alcançamos muito mais de 21 pessoas com a nossa missão.

 

Como podemos ajudar a Associação Sara Carreira?

As pessoas podem ajudar através de várias formas de donativo, disponíveis no site da Associação Sara Carreira.

 

Por outro lado, também se podem oferecer como voluntárias, enviando e-mail para direcao@saracarreira.com ou associacao@saracarreira.com a explicar qual é a valência em que gostariam de ser voluntárias na associação. Estamos a criar um banco de voluntários para chamar as pessoas conforme forem surgindo as oportunidades.

 

O futuro da Associação Sara Carreira

A atribuição das bolsas é a primeira concretização da associação, mas temos uma série de outros projetos pensados. Esperamos que o futuro seja longo, próspero, e que vá levar à vida das pessoas o amor e carinho que a Sara dispensava, no seu dia a dia, com quem se cruzava.

 

Mas, nesta primeira concretização, o que esperamos é que, pelo menos, um destes jovens consiga alcançar tudo aquilo que almeja e que faça a diferença no nosso país e pelo mundo. Isso seria uma concretização fantástica para a associação.

 

Se daqui a 10 anos olharmos para trás, a a missão cumprida da associação passaria por muitos sonhos concretizados, muitos talentos prósperos e que a Sara esteja sempre presente nesses momentos todos. Se estes jovens concretizarem os seus sonhos eu tenho a certeza absoluta de que a Sara vai estar sempre com eles. Porque já está.

 

A Eva é bolseira da Associação Sara Carreira 2021, estuda Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e o seu sonho é ser cantora. Hoje, convida-nos a todos a ouvir o novo hino da Associação Sara Carreira.

audio player back
audio player pause
audio player foward
0:00 / 0:00
Sobre o podcast
Conteúdo video
Conteúdo áudio
“Mudar o Mundo” é o novo podcast do Santander sobre iniciativas sustentáveis que transformam a nossa sociedade.

Outros episódios

Se preferir, veja em vídeo