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Sabia que nem todas as mensagens são bem intencionadas?

O phishing está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Descubra aqui como identificar este tipo de ataque e como agir perante um.

Começar

O que faz quando recebe uma mensagem de alguém que não conhece?

  • Não importa quem manda a mensagem. Dou-me bem com toda a gente!

  • Confirmo se o email ou o contacto telefónico é de alguém que conheço.

  • Dou apenas uma olhadela no nome e chega.

Muito bem! Estar familiarizado com quem envia a mensagem ajuda a torná-la confiável.

Lamentamos informar que não é assim que deve agir. Há várias pessoas que sabem que não liga a isso e que querem os seus dados ou o seu dinheiro sob qualquer pretexto.

O que faz se receber uma mensagem inesperada, ameaçadora ou com sentido de urgência?

  • Gosto de emoções fortes e não perco uma boa história por causa de ameaças, consequências graves e coisas que me mandam fazer com urgência.

  • Já ganhei o dia se me surpreenderem. Todas as mensagens inesperadas merecem a minha atenção e costumo acreditar nelas.

  • As mensagens inesperadas têm a minha atenção redobrada, pois há pessoas que tentam enganar-me levando-me a agir sem pensar. 

Muito bem! Os cibercriminosos criam mensagens fantasiosas na expetativa de nos levarem a acreditar ser urgente atuar sobre algo com consequências muito boas ou muito más, mas sempre com o objetivo de se apropriarem dos nossos dados ou dinheiro.

Lamentamos informar que não é assim que deve agir. Há várias pessoas que sabem que adora fantasia e que querem os seus dados ou o seu dinheiro sob qualquer pretexto.

O que faz se receber uma mensagem onde lhe pedem para clicar num link, partilhar informação ou descarregar um ficheiro?

  • Sou uma pessoa muito curiosa e não acredito que alguém me queira fazer mal enviando-me para páginas falsas.

  • Vejo os links das mensagens com muita atenção para não ser encaminhado para sites falsos e nunca descarrego ficheiros porque podem instalar-me software malicioso que pode capturar os meus dados e originar burlas.

  • Tenho muita capacidade de armazenamento disponível e descarrego tudo o que me aparece. Se houver problema, aquele antivírus que acho que tenho resolve tudo.

Muito bem! Aceder a links para páginas que não conhecemos bem ou descarregar anexos representa um risco muito elevado de roubarem dados ou dinheiro.

Lamentamos informar que não é assim que deve agir. Os links constantes nas mensagens podem enviá-lo para páginas falsas, os anexos podem conter vírus e os pedidos de partilha de informação podem ter como consequência a utilização dos seus dados para fins maliciosos.

Resultado: Em risco

Ainda não tem o nível ideal de cibersegurança ativado no seu dia a dia. Para o seu bem e das suas contas, deve alterar alguns dos seus comportamentos. Se não sabe o que deve fazer para evitar fraudes, insira o seu email abaixo e veja as nossas dicas.

Resultado: Em segurança

Segurança é o seu nome do meio. Desconfia de contactos inesperados, não clica em links suspeitos e não arrisca na hora descarregar ficheiros ou de partilhar os seus dados pessoais com terceiros. Mas, como aprender nunca é demais, insira abaixo o seu email e veja as nossas dicas de segurança.

Avançar

Informação de tratamento de dados

O Banco Santander Totta, S.A. é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais recolhidos.

O Banco pode ser contactado na Rua da Mesquita, 6, Centro Totta, 1070-238 Lisboa.

O Encarregado de Proteção de Dados do Banco poderá ser contactado na referida morada e através do seguinte endereço de correio eletrónico: privacidade@santander.pt.

Os dados pessoais recolhidos neste fluxo destinam-se a ser tratados para a finalidade envio de comunicações comerciais e/ou informativas pelo Santander.

O fundamento jurídico deste tratamento assenta no consentimento.

Os dados pessoais serão conservados durante 5 anos, ou por prazo mais alargado, se tal for exigido por lei ou regulamento ou se a conservação for necessária para acautelar o exercício de direitos, designadamente em sede de eventuais processos judiciais, sendo posteriormente eliminados.

Assiste, ao titular dos dados pessoais, os direitos previstos no Regulamento Geral de Proteção de Dados, nomeadamente o direito de solicitar ao Banco o acesso aos dados pessoais transmitidos e que lhe digam respeito, à sua retificação e, nos casos em que a lei o permita, o direito de se opor ao tratamento, à limitação do tratamento e ao seu apagamento, direitos estes que podem ser exercidos junto do responsável pelo tratamento para os contactos indicados em cima. O titular dos dados goza ainda do direito de retirar o consentimento prestado, sem que tal comprometa a licitude dos tratamentos efetuados até então.

Ao titular dos dados assiste ainda o direito de apresentar reclamações relacionadas com o incumprimento destas obrigações à Comissão Nacional da Proteção de Dados, por correio postal, para a morada Av. D. Carlos I, 134 - 1.º, 1200-651 Lisboa, ou, por correio eletrónico, para geral@cnpd.pt (mais informações em https://www.cnpd.pt/).

Para mais informação pode consultar a nossa política de privacidade (https://www.santander.pt/politica-privacidade).