Pesquisar
Tópicos mais procurados
Resultados sugeridos
NetBanco
Área exclusiva para clientesEmpresas
Seleccione uma opçãoContas
Cartões
Pagamentos e cobranças
Depósitos
Ver contas e serviços
Mais sobre contas e serviços
Seleccione uma opçãoVantagens para o seu negócio
Sobre contas e tesouraria
Seguros de saúde
Seguro de acidentes de trabalho
Seguro de responsabilidade civil
Seguro de vida
Seguro automóvel
Ver todos os seguros
Mais sobre seguros
Seleccione uma opçãoVantagens para o seu negócio
Leituras úteis
Para curto prazo
Para médio e longo prazo
Para setores específicos
Linhas de crédito
Fundos europeus
Ver todas as soluções
Mais sobre financiamento
Seleccione uma opçãoVantagens para o seu negócio
Sobre financiamento
Importação e exportação
Financiamento externo
Divisas estrangeiras
Santander Multinationals
Ver todos os serviços
Mais sobre negócio internacional
Seleccione uma opçãoVantagens para o seu negócio
Sobre negócio internacional
Descontos e reembolsos
Santander X
Open Academy
Blog Salto
Boutique
Mais sobre benefícios
Seleccione uma opçãoSobre descontos e reembolsos
Outras vantagens
Sobre o Blog Salto
Sobre o Santander X
Produtos
Descubra as nossas contas e serviços de tesouraria
Vantagens para o seu negócio
Sobre contas e tesouraria
Leituras úteis
Já abriu conta para a sua empresa?
Produtos
Descubra os nossos seguros de proteção
Vantagens para o seu negócio
Proteja os seus colaboradores
Soluções
Descubra as nossas soluções de financiamento
Vantagens para o seu negócio
Sobre financiamento
A sua empresa precisa de financiamento?
Serviços
Descubra as nossas soluções de negócio internacional
Vantagens para o seu negócio
Sobre negócio internacional
Leituras úteis
Transferências internacionais
Benefícios
Descubra o que pode receber por ser cliente Santander
Sobre descontos e reembolsos
Sobre o Blog Salto
Sobre o Santander X
Prémios e distinções
Foi publicado o Acórdão n.º 477/2025, de 24 de junho, que vem declarar a inconstitucionalidade, com força obrigatória geral, da norma contida no artigo 21.º, n.º 1, alínea a), da Lei n.º 27-A/2020, de 24 de julho, no segmento que se refere ao cálculo do imposto relativo ao primeiro semestre de 2020 (adicional de solidariedade sobre o setor bancário).
Foi publicada a Portaria n.º 263/2025/1, de 2 de julho, que vem aprovar o modelo de declaração relativa ao regime especial dos pequenos retalhistas e respetivas instruções de preenchimento.
Foi publicado o Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo n.º 7/2025, de 4 de junho, que vem uniformizar a jurisprudência nos seguintes termos: «A alienação de quinhão hereditário não configura ‘alienação onerosa de direitos reais sobre bens imóveis’, nos termos do artigo 10.º, n.º 1, alínea a), do Código do IRS.».
Foi publicado o Ofício-Circulado n.º 20280/2025, de 16 de maio, que vem esclarecer sobre o enquadramento fiscal dos gastos com benefícios com pensões dadas a grupos restritos de trabalhadores ou de membros de órgãos sociais e gastos/desvios atuariais relativos a benefícios pós-emprego (cfr. n.º 12 do artigo 18.º do Código do IRC).
Foi publicado o Ofício-Circulado n.º 25069/2025, de 19 de maio, que vem clarificar as alterações ao artigo 41.º do Código do IVA introduzidas pelo Decreto-lei n.º 49/2025, de 27 de março, destacando-se que a mudança de periodicidade, para efeitos de IVA, deixa de ser efetuada por iniciativa da Autoridade Tributária e Aduaneira ficando os sujeitos passivos obrigados a entregar uma declaração de alterações de atividade caso deixem de cumprir os requisitos para enquadramento no regime normal de periodicidade trimestral.
Foi publicada a Portaria n.º 242/2025/1, de 29 de maio, que vem estabelecer os sujeitos passivos de IVA que se encontram abrangidos pela declaração periódica de IVA automática, introduzida pelo Decreto-lei n.º 49/2025, de 27 de março.
Foi publicado o Ofício-Circulado n.º 25065, de 8 de abril, que vem clarificar o funcionamento do novo regime especial de isenção aplicável às pequenas empresas, introduzido pelo Decreto-Lei n.º 35/2025, na sua vertente transfronteiriça.
Foram publicados os Ofícios-Circulados n.º 25066 e n.º 25067, de 15 e 24 de abril, que vem dar a conhecer as alterações mais significativas introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 49/2025 que aprovou medidas de simplificação fiscal que alteram o Código do IVA.
Foi publicado o Despacho SEAF n.º 79/2025, de 8 de maio, que vem prorrogar os prazos para o pagamento da primeira prestação do IMI ou, se for o caso, da prestação única deste imposto, até ao dia 30 de junho de 2025 e para a entrega da declaração Modelo 22 de IRC, até ao dia 16 de junho de 2025.
Foi publicado o Ofício-circulado n.º 20277/2025, de 2 de março, que vem esclarecer sobre o regime fiscal das perdas por imparidade das instituições de crédito e outras instituições financeiras, introduzido pela Lei n.º 98/2019, de 4 de setembro.
Foi publicado o Decreto-Lei n.º 13/2025, de 6 de março, que vem alterar Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), eliminando obrigações de reporte na declaração de rendimentos e densificando estas obrigações no que respeita aos ativos detidos em países, territórios ou regiões com um regime fiscal claramente mais favorável.
Foi publicado o Decreto-Lei n.º 34/2025, de 24 de março, que vem alterar o limiar do volume de negócios para efeitos de acesso ao Regime de Contabilidade de Caixa.
Foi publicado o Decreto-Lei n.º 35/2025, de 24 de março, que transpõe parcialmente o artigo 1.º da Diretiva (UE) 2020/285 e o artigo 2.º da Diretiva (UE) 2022/542, no que diz respeito ao regime de isenção do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) aplicável às pequenas empresas.
Foi publicado o Aviso n.º 3055/2025/2, de 3 de fevereiro, que vem homologar a alteração à Norma Contabilística e de Relato Financeiro 25 - impostos sobre o rendimento.
Foi publicado o Ofício-circulado n.º 20274/2025, de 5 de fevereiro, que vem esclarecer sobre o cálculo de retenção na fonte de rendimentos da categoria A relativamente ao regime do IRS Jovem.
Foi publicado o Despacho n.º 2416-A/2025, de 20 de fevereiro, que vem aprovar o modelo de inscrição no regime de incentivo fiscal à investigação científica e inovação e respetivas instruções.
Foi publicado o Ofício-Circulado n.º 25060, de 19 de fevereiro, da Direção de Serviços do IVA que vem esclarecer o âmbito da alteração da redação da alínea 11) do artigo 9.º do Código do IVA, deixando a isenção contida naquela norma de se restringir a lições ministradas a título pessoal.
Foi publicado o Ofício Circulado N.º 20276/2025, de 26 de fevereiro, que vem divulgar um guia sobre o regime do Incentivo Fiscal à Investigação Científica e Inovação (IFICI), previsto no artigo 58.º-A do Estatuto dos Benefícios Fiscais (EBF), e respetivos procedimentos, bem como de um conjunto de perguntas e respostas sobre a mesma matéria.
Foi publicado o Despacho n.º 422/2025, de 9 de janeiro que vem aprovar a declaração periódica de rendimentos modelo 22, respetivos anexos e instruções de preenchimento.
Foi publicada a Portaria n.º 6-B/2025/1, de 6 de janeiro, que vem proceder à atualização anual do valor indexante dos apoios sociais (IAS).
Foi publicada a Circular n.º 2/2025, de 10 de janeiro, que vem divulgar as tabelas de retenção na fonte aplicáveis aos rendimentos de trabalho dependente e de pensões pagos ou colocados à disposição, a partir de 1 de janeiro de 2025, a titulares residentes em Portugal Continental.
Foi publicado o Ofício-circulado n.º 20273/2025, de 22 de janeiro, que vem divulgar as taxas de derrama municipal incidentes sobre o lucro tributável do IRC do período fiscal de 2024.