Santander: Medidas para apoiar as empresas

O Santander em Portugal está comprometido em vencer o surto COVID-19, sendo o apoio às empresas parte desta missão. O Banco colocou em prática soluções, pré-aprovadas, para regularização e redução dos encargos mensais.

Crédito especializado com o Santander

Como vamos ajudar as pequenas e médias empresas em Portugal?

O Santander adotou medidas para a redução das necessidades de liquidez imediatas da sua empresa, para a satisfação de necessidades adicionais de tesouraria de curto prazo e para facilitar a utilização de meios digitais e reduzir o seu custo de utilização.

1. Para redução das necessidades de liquidez imediatas da sua empresa:

 

No contexto da pandemia COVID-19, em que muitas empresas veem o seu negócio afetado de forma temporária, o Governo criou a Moratória do Estado que permite adiar a amortização de capital dos empréstimos, ou até o pagamento de juros, bem como a prorrogação dos limites de crédito.

 

Esta iniciativa tem como objetivo apoiar as empresas em Portugal a lidarem com este período mais difícil da sua atividade.

 

A Moratória do Estado contempla um conjunto de medidas de proteção e apoio à liquidez e tesouraria, e tem como finalidade o diferimento do cumprimento de obrigações dos beneficiários perante o sistema financeiro.

 

2. Para satisfação de necessidades adicionais de tesouraria de curto prazo:

 

Vamos manter inalterados todos os limites de crédito contratualizados, quer com caráter revogável, quer com caráter irrevogável. Assim, de uma forma simples e imediata, podem aceder a cerca de 4 mil milhões de euros de crédito adicional sem qualquer alteração das condições de spread ou de outras comissões associadas.

 

O Santander encontra-se a dinamizar junto das empresas nacionais os mais de 3 mil milhões de euros de linhas de apoio anunciadas pelo Estado Português, estando pronto a efetuar a sua disponibilização logo que as instituições nacionais o permitam.

 

Caso tal seja também autorizado, o banco está disponível para proceder desde já a adiantamentos de 20% do montante aprovado pelo banco aos seus clientes ao abrigo destas linhas. Desta forma, os nossos clientes poderão receber de imediato injeções de liquidez sem ter que esperar pela aprovação das entidades públicas.

 

3. Para facilitar a utilização de meios digitais e reduzir o seu custo de utilização:

 

Flexibilizámos a operativa de adesão aos canais digitais por parte das empresas para que, sem deslocação a qualquer agência bancária, seja possível essa adesão.

Desktop

Como vamos ajudar as empresas em Portugal no acesso aos serviços bancários?

Reforçámos a capacidade dos nossos meios digitais para que um maior número de clientes possa, em simultâneo, aceder aos serviços do banco. Nesta fase, este deve ser o meio preferencial de interação com os nossos serviços.

Sabemos que, para a economia funcionar, os bancos e serviços financeiros têm que estar disponíveis. Por isso, mantemos aberta a vasta maioria das nossas agências bancárias, mesmo que em horário reduzido e com condicionamento à entrada.

Como posso entrar em contacto com o Santander?