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Perguntas frequentes sobre transferências bancárias

  • Como criar lotes de transferências no NetBanco Empresas?

    1. Entre no NetBanco Empresas com os seus códigos de acesso
    2. Escolha a opção “Pagamentos”, depois “Pagar ou transferir” e “Lotes de transferências”
    3. Escolha o tipo de transferência que vai fazer: “Em EUR para países do espaço SEPA” ou “Para o resto do mundo ou noutras moedas
    4. Escolha e confirme a conta de onde vai fazer a transferência
    5. Insira o descritivo. Pode copiar o mesmo descritivo para todos os destinatários ou personalizá-lo para cada um
    6. Pode adicionar uma referência interna, por exemplo, indicar o código da operação que tem no seu software de gestão
    7. Escolha o motivo da transferência
    8. Indique a data em que pretende fazer o lote de transferências, tenha atenção à data de realização das transferências
    9. Indique o tipo de transferências que pretende realizar: normais, imediatas, urgentes
    10. Adicione os beneficiários através da lista de beneficiários habituais ou inserindo novos beneficiários

     

    Pode enviar o lote de imediato ou guardar toda a informação que preencheu e continuar mais tarde.

  • Como posso anular lotes de transferências criados no NetBanco Empresas?

    1. Entre no NetBanco Empresas com os seus códigos de acesso
    2. Escolha “Pagamentos”, depois “Consulta” e “Lotes de transferências”
    3. No lado direito do ecrã, escolha “Próximos lotes de transferências”
    4. Escolha o lote que quer cancelar e confirme.
  • Como posso obter um comprovativo das transferências feitas?

    Através do NetBanco Empresas:

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. Escolha “Pagamentos”, Consulta” e depois “Transferências”
    3. No lado direito do ecrã, veja “Últimas transferências”
    4. Escolha a transferência para a qual precisa de comprovativo
    5. No detalhe da transferência, pode ver o seu estado e exportar a informação para e-mail ou em PDF.

     

    Através da App Santander Empresas:

    Depois de fazer uma transferência, aceda diretamente ao comprovativo. Pode enviá-lo por e-mail ou partilhar com as opções disponíveis no ecrã.

  • Como posso ver o estado dos lotes de transferência?

    Através do NetBanco Empresas:

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. Escolha “Pagamentos”, “Consulta” e depois “Lotes de transferências”
    3. No lado direito do ecrã, vai encontrar os “Últimos lotes de transferências”
    4. Na lista de últimos lotes, pode ver o estado de cada um: “rejeitado”, “processado”, “pendente” e “inserido”
    5. Pode ver os detalhes de cada lote e informação adicional sobre o seu estado. Por exemplo, se um lote foi devolvido, pode ver o motivo, a data do retorno, o número de transferências não executadas e o valor.
  • O que são transferências imediatas?

    Transferências imediatas são uma solução de pagamento eletrónico que permite fazer o crédito do valor da transferência na conta do destinatário em menos de 10 segundos, seja em Portugal ou no espaço SEPA (Área Única de Pagamentos em Euros).

     

    Está disponível:

    • para transferências pontuais ou em pacote com preço definido
    • até ao limite diário de 15 000€
    • nos canais digitais: NetBanco e App Santander
    • durante 24 horas por dia, todos os dias, de forma rápida e segura
    • para transferências em Euro no espaço SEPA.
  • Qual é a diferença entre transferências a crédito e transferências imediatas?

    A principal diferença entre transferências a crédito e imediatas é o momento em que o dinheiro chega ao destino.

     

    Uma transferência a crédito é uma transferência tradicional. O dinheiro que envia fica disponível:

    • no dia em que faz a ordem de pagamento, ou seja, quando faz a transferência, no caso de transferências entre contas do mesmo banco
    • no dia seguinte, para transferências entre bancos diferentes.

     

    Numa transferência imediata, o dinheiro chega à conta do destinatário, seja um particular ou uma empresa, em menos de 10 segundos, seja a que hora e em que dia for. As transferências imediatas têm um limite de 15 000€ por transferência.

  • É seguro fazer uma transferência imediata?

    Sim, é seguro fazer uma transferência imediata. A principal vantagem é que tanto o destinatário da transferência como quem a faz têm a confirmação imediata de que a operação foi concluída com sucesso.

     

    Tenha sempre em atenção que não deve partilhar os seus códigos de acesso aos canais digitais e qualquer informação confidencial.

  • Fiz um pagamento de serviços com entidade e/ou referência errados. Posso cancelá-lo?

    Não é possível cancelar pagamentos de serviços porque são automáticos.

     

    Por favor, contacte a entidade à qual fez o pagamento.

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