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Perguntas frequentes sobre cartões empresa

  • Que cartões posso ter para empresas?

    Se é cliente empresa, pode contratar 3 tipos de cartões para simplificar a gestão da sua empresa:

     

    Cartões de débito

     

    Cartões de crédito

    • Cartão de Crédito Santander Business: com um limite máximo de crédito contratado, permite-lhe pagar as compras num Terminal de Pagamento Automático (TPA) ou na internet, levantar dinheiro no multibanco (ATM) em Portugal ou no estrangeiro e transferir dinheiro para a conta à ordem. Dá descontos imediatos em combustível e inclui, sem custos adicionais, um pacote de seguros com várias coberturas.

     

    Cartões recarregáveis

    • Cartão Refeição: para pagar o subsídio de refeição aos seus colaboradores, com benefícios fiscais
    • Cartão Pré-Pago Santander Business: para acompanhar os seus colaboradores nas suas deslocações, em pagamentos de compras e de serviços e em levantamentos, em Portugal e no estrangeiro, nas redes Multibanco e Visa.
  • Quando vou receber o cartão de débito ou o cartão de crédito?

    Depois de fazer o pedido, o cartão demora entre 5 e 10 dias úteis a chegar à morada indicada.

     

    Quando o seu novo cartão de débito ou cartão de crédito estiver pronto para ser enviado, vai receber um SMS ou uma notificação da App Santander no seu telemóvel.

     

    O PIN do cartão é enviado em separado, por motivos de segurança.

  • Recebi o código PIN, mas ainda não recebi o cartão. O que devo fazer?

    O PIN e o cartão são enviados separadamente e com alguns dias de diferença.

     

    Se considerar que já passou mais tempo do que o expectável e ainda não tiver recebido o PIN ou o cartão, fale connosco.

     

    Se for necessário, podemos pedir um novo PIN ou cartão.

  • Como posso ativar o meu novo cartão?

    Depois de receber o seu cartão, deve ativá-lo no NetBanco Empresas para começar a usá-lo.

    1. Entre no NetBanco Empresas com os seus códigos de acesso
    2. Escolha a opção “Cartões/POS” e depois “Cartão de Débito” ou “Cartão Crédito”, conforme o cartão que vai ativar.

    O cartão fica ativo de imediato, sem precisar de ir ao multibanco. Já pode fazer a sua primeira compra.

     

  • Como consulto os movimentos do cartão?

    Através do NetBanco Empresas ou da App Santander, pode ver os movimentos de cartões de débito, cartões de crédito e cartões pré-pagos.

     

    No NetBanco Empresas

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. Escolha a opção “Cartões/POS” e “Cartão de Débito”, “Cartão de Crédito” ou “Cartões pré-pagos”, conforme o cartão que vai consultar
    3. Depois de escolher o cartão, aceda a “Movimentos”
    4. Defina o período que quer consultar. Também pode filtrar por tipo de movimentos e por valor.

     

    Na App Santander

    1. Entre na app e autentique-se com os seus dados
    2. No menu, escolha “Consultar” e depois “Cartões”
    3. Escolha "Cartões de Débito”, “Cartões de Crédito” ou “Cartões pré-pagos”
    4. Escolha a empresa e conta a que o cartão está associado
    5. Escolha o cartão que quer consultar. Pode filtrar os movimentos por data.
  • O meu cartão ficou retido na caixa multibanco (ATM). O que devo fazer?

    Se o seu cartão Santander ficou retido numa caixa multibanco, ou ATM, não precisa de fazer nada: vamos enviar um novo cartão para a sua morada, para substituir o anterior, sem qualquer custo.

     

    Os cartões que ficam retidos nas caixas multibanco são sempre cancelados e destruídos para garantir a segurança dos seus dados e do seu dinheiro. Os resíduos são entregues para tratamento e transformação em mobiliário urbano.

     

    O seu cartão pode ficar retido se:

    • se enganar no código PIN mais do que 3 vezes
    • o cartão estiver danificado
    • se esquecer de o recolher no final
    • se a validade do cartão tiver expirado
  • Tentei pagar com contactless e não funcionou, o que posso fazer?

    Se tentou fazer um pagamento com a tecnologia Contactless do seu cartão e não conseguiu, contactacte-nos.

  • O que devo fazer quando termina a validade do cartão?

    Ajude-nos a reciclar o seu cartão de débito ou de crédito, no final da validade.

     

    1. Pode ir a uma caixa de atendimento automático, um multibanco, e colocar o seu cartão

    Se o prazo de validade passou, o cartão vai ficar retido na máquina. Depois, é recolhido e destruído.

     

    2. Pode devolver-nos o cartão expirado

    Quando receber o novo cartão, vai encontrar na carta um envelope vazio e identificado. Deve:

    • raspar o código CVV (3 dígitos) que está no verso do cartão, até ficar ilegível
    • cortar a banda magnética do cartão expirado ao meio
    • inserir o cartão expirado no envelope vazio e identificado
    • entregue o envelope no correio.
  • Perdi ou roubaram-me o cartão da empresa. O que devo fazer?

    Cancele o cartão de imediato, se perdeu ou acredita que o seu cartão foi roubado.

     

    Cancelar o cartão através do NetBanco Empresas

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. No menu lateral, escolha “Cartões/POS” e “Cartões de crédito” ou “Cartões de débito”
    3. Escolha o cartão que quer cancelar
    4. Escolha a opção “Cancelar o cartão” e o motivo do cancelamento
    5. Indique se quer receber um cartão de substituição
    6. Insira o código de confirmação que recebeu por SMS no número de telemóvel que tem registado no banco e conclua o pedido. O código equivale à sua assinatura digital.

     

    Cancelar o cartão através da App Santander Empresas

    • Entre na app com os seus códigos de acesso
    • No menu “Consultar”, aceda a “Cartões” e escolha o cartão que quer cancelar.

     

    Cancelar o cartão através de chamada telefónica

    • Ligue-nos para o número +351 217 807 364, atendimento 24h, todos os dias, de Portugal e do estrangeiro (custo de chamada para a rede fixa nacional).

     

    Se possível, tenha consigo:

    • informação do local onde acredita ter perdido ou lhe tenha sido roubado o cartão
    • número do cartão
    • número da conta à ordem associada ao cartão
    • número de Contribuinte (NIF).

     

    Pode encontrar os dados do cartão no NetBanco Empresas, no menu “Cartões/POS”, ou num dos extratos.

     

    Ao cancelar o cartão através de chamada telefónica, pode pedir de imediato um novo cartão.

  • Como posso cancelar o cartão?

    Cartões de débito

     

    No NetBanco Empresas:

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. No menu, escolha “Cartões/POS” e “Cartões de crédito” ou “Cartões de débito”
    3. Escolha o cartão e “Cancelar cartão”
    4. Indique o motivo do cancelamento e se quer receber um novo cartão
    5. Insira o código de confirmação que recebeu por SMS no número de telemóvel que tem registado no banco e conclua o pedido. O código equivale à sua assinatura digital.

     

    Na App Santander Empresas:

    1. Entre na app com os seus códigos de acesso
    2. No menu, escolha “Consultar”, “Cartões” e “Cartões de débito”
    3. Escolha a empresa e a conta associada ao cartão
    4. Escolha o cartão e “Cancelar cartão”.

     

    Cartão Refeição

     

    No NetBanco Empresas:

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. Aceda a “Cartão refeição” e escolha “Cancelar cartão”
    3. Indique o motivo do cancelamento
    4. Escolha o cartão e “Cancelar cartão”
    5. Insira o código de confirmação que recebeu por SMS no número de telemóvel que tem registado no banco e conclua o pedido. O código equivale à sua assinatura digital.

     

    O Cartão Refeição que cancelar é substituído. O novo cartão é enviado de forma automática para a morada associada.
     

  • Como carrego cartões pré-pagos?

    Pode carregar cartões pré-pagos da sua empresa no valor que quiser, dentro do limite definido.

     

    Através do NetBanco Empresas

    1. Aceda ao NetBanco Empresas com os seus códigos de acesso
    2. No menu, escolha “Cartões/POS” e “Cartões pré-pagos”
    3. Escolha o cartão e “Carregar”
    4. Indique o valor a carregar no cartão. Pode adicionar um descritivo.

     

    Através da App Santander Empresas

    1. Entre na app com os seus códigos de acesso
    2. Escolha “Operações” e “Pagamento de serviços”
    3. Insira os dados pedidos e confirme.

    Aceda a “Operações” e escolha “Pagamento de serviços”. Introduza os dados pedidos e confirme.

     

  • Quais são os benefícios do Cartão Refeição?

    O Cartão Refeição é um cartão pré-pago que permite efetuar o pagamento mensal do subsídio de refeição aos seus colaboradores, isento de comissão de disponibilização.

     

    Estes cartões permitem, tanto às empresas como aos colaboradores, descontar menos em impostos sobre a sua parcela de ordenado, conduzindo a uma poupança fiscal significativa.

     

    O Cartão Refeição apresenta vários meios de pagamento: pagar com o código PIN, com a tecnologia Contactless ou por MB WAY.

  • Como consultar o estado de pedido de cartões refeição?

    Através do NetBanco Empresas:

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. No menu, escolha “Cartões/POS” e “Cartões refeição”
    3. Escolha “Cartão Refeição” e “Relatório de pedidos”.

     

    Pode ver todos os pedidos feitos, por estado, data e número de cartões solicitados.

  • Como posso consultar o saldo do Cartão Refeição?

    Pode consultar o saldo e os movimentos do seu Cartão Refeição através da App Santander e do NetBanco, quer tenha ou não uma conta Santander. Deve ter consigo o número de cartão e o código de verificação que se encontra no verso do seu Cartão Refeição.

     

    No NetBanco:

     

    Se tem conta Santander

    1. No menu lateral, selecione “Cartões” e depois “Cartões recarregáveis”
    2. Clique em “Cartão Refeição”
    3. Selecione “Movimentos e operações”

     

    Também pode ativar as notificações da App Santander para saber quando o saldo do seu Cartão Refeição estiver perto do limite.

     

     

    Se não tem conta Santander

    1. Aceda à área de consulta do Cartão Refeição
    2. Introduza o número do seu Cartão Refeição
    3. Escreva 2 vezes o código CVV2 (últimos 3 dígitos no verso do cartão)
    4. Consulte o saldo e movimentos do seu cartão
    5. Termine a sessão

     

    Na App Santander:

     

    Se tem conta Santander

    1. No menu lateral, selecione “Os meus produtos” e “Cartões”
    2. Escolha o Cartão Refeição
    3. Consulte os movimentos e operações do seu cartão

     

    Também pode ativar as notificações da App Santander para saber quando o saldo do seu Cartão Refeição estiver perto do limite.

     

    Se não tem conta Santander

    1. No ecrã inicial, e antes de fazer login, clique no menu do canto superior direito
    2. Selecione a opção “Login Pré-Pagos”
    3. Introduza o número do seu Cartão Refeição
    4. Escreva 2 vezes o código CVV2 do seu cartão (últimos 3 dígitos no verso do cartão)
    5. Consulte o saldo e movimentos do seu cartão
    6. Termine a sessão no canto direito do ecrã
  • Como posso carregar um Cartão Refeição?

    Através do NetBanco Empresas:

    1. Entre com os seus códigos de acesso
    2. No menu, escolha “Cartões/POS” e “Cartões refeição”
    3. Escolha “Carregar Cartões” e “Por ficheiro”
    4. Preencha o ficheiro de carregamento de cartões com a informação dos cartões a carregar. O ficheiro está disponível no lado direito do ecrã com as instruções de preenchimento. Depois, escolha o ficheiro a partir do seu computador e carregue-o para a plataforma
    5. Escolha “Autorizar por escrito” e remeta o ficheiro.

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